Aula colaborativa ava 3
Por: fabi2802 • 7/5/2015 • Trabalho acadêmico • 791 Palavras (4 Páginas) • 1.818 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA DE RIBEIRÃO PRETO
Trabalho – Atividade de Autodesenvolvimento
Aula-tema 03: Pensando sobre o individuo
Curso:
TGRH – 4° ano
Disciplina:
Ética e Relações Humanas no Trabalho
Aluno:
Fabiana Cristina Maziero
RA:
7082558785
Tutora:
Helen Cristina Araújo Cardoso
Ribeirão Preto, 07 Maio de 2015
Introdução
Essa atividade iremos aprender sobre crenças e valores, sua fundamental importância no momento da escolha certa de um novo colaborador para a empresa, e como impacta o desempenho de serviço, na sua auto realização e sua própria motivação.
Valores de um Profissional
Iremos utilizar um personagem fictício para demonstrar como Crenças e valores divergentes entre empresa e empregado causa impacto na empresa. Adriana seria uma mulher com uma boa experiência profissional, trabalhando a maior parte de sua vida em uma empresa antiga e de grande porte no exterior em uma sala fechada e sozinha, por motivos pessoais sua família, esposo e filhos estão de mudança para o Brasil, assim sentindo-se obrigado a deixar sua empresa e procurar um novo emprego, agora no Brasil, trabalhando na empresa Petrobras, assim na mesma função que sempre trabalhou anteriormente, sempre com pequenas diferenças, crenças e valores da empresa. Portanto sendo encarado com um problema para a nossa personagem, em que essas diferenças atrapalha e incomoda a sua produção assim havendo insatisfação do empregado, empregador e colegas.
Essa tabela vamos demonstrar as principais diferenças entre as crenças e valores da Petrobras e da Adriana
.
Crenças e valores da empresa Petrobras | Crenças e valores da profissional |
A Petrobras tem orgulho de ser uma das maiores empresas brasileiras. Incentiva o trabalho em equipes. | Não gosta de empresas Brasileiras. Acham elas mal organizadas desestruturadas e com grande grau de corrupção Prefere trabalhar sozinho Diz que outras pessoas atrapalham o desenvolvimento do seu serviço. |
Cria desafios e Cultiva a superação deles | Não se sente bem em desafios, ou trabalhar sobre pressão. Prefere trabalhar em suas áreas de costume e em sua zona de conforto. |
Tem princípios do respeito às diferenças, abrangido muitos empregados de diferentes culturas, crenças, etnia, e religião | Tem crenças fortes e conservadoras. Sempre muito sincero e franco deixa vezes transparecer sua forte rejeição e negação a outros costumes e crenças. |
Empresa sempre Pronta para mudanças e inovações. | Resistente a mudanças. |
Prefere e exige total conhecimento sobre todas as áreas da empresa, para onde vai e vem cada produto, funcionários, investidores, verba e afins. | Não proporciona e impossibilita total conhecimento sobre alguns dados da empresa. |
*Dados da Petrobras retirados do site http://www.petrobras.com.br/pt/quem-somos/perfil/valores/
*Dados de Adriana foi devido as sua criação e vivencia no exterior em uma cultura muito rígida.
Contabilidade
Adriana trabalha na Petrobras no setor de contabilidade em meio a problemas e divergências, para sua infelicidade metas não esta sendo alcançadas sentindo-se desmotivada, frustrada e irritada com atos de colegas e da empresa.
Em seu trabalho ela é incentivada e até mesmo forçada atrapalhar em equipe onde á uma grande divergência de ideias, diferenças de dados, e ate na montagem de seu trabalho, se depara com dados que não batem, e erros por parte dos colegas reclamam dá não transparência e dos erros dos dados que lhe é entregue, estando em grande pressão e às vezes ate batendo firme até mesmo procurando e perguntando em as áreas diferentes da empresa para alcançar cada um dos dados que precisa para desenvolver seu trabalho.
Sente o desinteresse de colegas profissionais que estão desmotivados e não se empenham no serviço, muitas das vezes o questionam e até o atrapalham, assim não entregam suas partes ou entrega por vezes erradas, ocasionando atrasos na entrega e montagem de trabalhos desfalcados de Adriana.
Assim por depender deles, mas não poder contar com eles, ás vezes demostra rejeição aos colegas e aos seus esforços, ate causando um clima bem estranho na sala onde trabalha, havendo as vezes desentendimento com seus superiores que exigem trabalhos rápidos e bem feitos, mas não proporcionam ambientes nem os dados necessários para a finalização do mesmo.
Em resultado podemos observar que a empresa balançou e quase caiu, mas Adriana contando sempre com apoio de familiares e de muitas outras pessoas, batalha constantemente para consertar esses balanços que a empresa veio a ter, esperando o resultado de breve a empresa seja limpa de dividas e corrupções. Transformando a empresa para que seja mais clara e formosa, como deve ser a maior empresa do Brasil.
...