Autodesenvolvimento aula 3 ava direito e legislação
Por: Marianne Gorzoni • 4/5/2015 • Trabalho acadêmico • 402 Palavras (2 Páginas) • 2.171 Visualizações
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 2]
Disciplina: Direito e Legislação
Nome | MARIANNE DE LIMA FELISBINO GORZONI |
RA | 9093474200 |
Atividade de Autodesenvolvimento
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 3]
Disciplina: Direito e Legislação
Atividade de Autodesenvolvimento
Trabalho desenvolvido para a disciplina Direito e Legislação, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.
O Principio da capacidade contributiva existe apartir da Lei §1º do art. 145 da Constituição Federal, que constitui que os impostos serão pessoais e o valor aumenta ou diminui de acordo com o salário do contribuinte, ou seja, quanto maior a renda, maior os impostos, o objetivos dessa contribuição é para que o indivíduo sinta-se “dono” , tendo direitos e obrigações de tudo que é público, ou seja, o contribuinte fica apto para opinar em situações públicas.
Cada Indivíduo possui uma porcentagem dessas obrigações á pagar, definido pelo estado, e esses impostos é denominado Impostos, ou neste caso, Imposto de renda.
A capacidade contribuitiva trata-se da capacidade economica do contribuinte, ou seja, a existência de uma riqueza apta a ser tributada.
A Capacidade constributiva foi elaborada a fim de auxiliar na busca de uma sociedade mais justa e igualitária, de responsabilidade da Justiça Fiscal, repartindo os encargos do Estado dentro da possibilidade de cada contribuinte.
Quanto ao conceito do princípio da capacidade contributiva, vou citar o conceito registrado pela Regina Helena Costa 50 ,em uma de suas obras.
O conceito de capacidade contributiva, ainda que o termo que o expressa padeça da ambigüidade e da imprecisão características da linguagem do direito positivo, pode ser singelamente definido como a aptidão da pessoa colocada na posição de destinatário legal tributário para suportar a carga tributária, numa obrigação cujo objeto é o pagamento de imposto, sem o perecimento da riqueza lastreadora da tributação.
O IR, é um Imposto Federal Brasileiro de renda Pessoa Física, Imposto a todo o Indivíduo que recebe acima do determinado valor mínimo. Anualmente este contribuinte é obrigado a prestar Informações pela Declaração de Ajuste Anual, para apurar possíveis débitos ou créditos, que seria a restituição do Imposto.
O calculo do Imposto de renda é feito através de uma tabela padronizada pela Receita Federal disponível no site da Receita Federal, ela serve para calcular o valor da contribuição do Indivíduo, a partir da Tabela Progressiva de Cálculo mensal do Imposto.
Referências bibliográficas
http://www.webartigos.com/artigos/o-principio-da-capacidade-contributiva-como-instumento-da-justica-tributaria/74866/
http://www.anfip.org.br/
http://www.ambito-juridico.com.br
http://www.receita.fazenda.gov.br/Aliquotas/ContribFont2012a2015.htm
.
...