BALANCED SCORE CARD
Por: jakyaraujo • 1/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.020 Palavras (5 Páginas) • 521 Visualizações
SUMÁRIO
Introdução ......................................................................................................................... 01
Ferramentas de Gestão Seis Sigma, Balanced Scorecard....................................................02
Característica das ferramentas BSC e Seis Sigmas na gestão estratégica e qualidade........03
Empresas que obtiveram sucesso.........................................................................................03
Empresa que obteve implicações..........................................................................................04
Conclusão.............................................................................................................................05
Referencias bibliográficas....................................................................................................06
Introdução
Para atrair a atenção dos consumidores, num mercado cada dia mais competitivo, as organizações precisam estar preparadas para situações diversas, é preciso se preocupar desde a origem da matéria prima de seu produto até o seu descarte quanto este não mais servir.
O presente trabalho trás duas ferramentas de gestão que auxiliam as empresas a exceder as expectativas de seus clientes: O Balanced Scorecard – BSC e os Seis Sigma.
Pretende-se aqui demonstrar a eficiência e eficácia que essas ferramentas podem atingir, agregando valor aos produtos e serviços de uma organização, desde que bem aplicados.
No processo de BSC, por exemplo, para atingir sucesso é necessário planejar e definir metas a fim de envolver os colaboradores, esclarecendo e traduzindo a missão da empresa bem como aprendendo através dos ensinamentos proporcionados pelo feedback entre a equipe.
E os Seis Sigma, é uma ferramenta que permite medir o desempenho da organização quanto a qualidade percebida pelo cliente, auxiliando no processo de tomada de decisões para uma melhoria continua.
A metodologia utilizada para este trabalho foi a pesquisa bibliográfica, em sites e artigos, está divido em duas partes, a primeira trás uma pesquisa teórica sobre os assuntos acima mencionados e a segunda a demonstração de duas empresas que utilizaram essas ferramentas, uma com êxito e a outra com implicações.
Ferramentas da gestão
Seis Sigma
A metodologia Seis Sigma, foi desenvolvida pela Motorola na década de 80. Essa pratica tem como finalidade reduzir custos, aumentar a participação no mercado e obter os melhores resultados na área financeira e na qualidade, é muito usado como estratégia gerencial para promover mudanças nas organizações.
Para a aplicação dos seis sigmas é necessário uma transformação na empresa, se baseia na busca constante de pequenos erros e falhas no processo, e resolução dos mesmos, para isso é necessário uma análise, uma coleta de dados, e um desenvolvimento dos meios necessários para essa tarefa. Toda a organização deve estar comprometida, não se deve deixar de lado a satisfação do cliente, pois esta na verdade é a direção.
Balanced scorecard-BSC
O BSC (Balanced Scorecard) é uma metodologia de medição de desempenho, utilizadas na definição da estratégia empresarial; gerência do negócio e serviços; e na gestão de qualidade. Seu principal objetivo é fazer com que as ações operacionais sejam realizadas de acordo com o planejamento estratégico, através do esclarecimento da visão e da estratégia da empresa; da comunicação sobre os objetivos; do planejamento de metas; iniciativas estratégicas e do melhoramento de feedback.
Essa pratica não é somente um instrumento de medição, é uma ferramenta da gestão, usada para estabelecer metas, alocação de recursos, planejamentos; remuneração; orçamentos e etc.
Característica das ferramentas BSC e Seis Sigmas na gestão estratégica e na qualidade
Percebemos que ambas as ferramentas (BSC e SEIS SIGMA), contribuem para formação de estratégias, na verdade elas direcionam e ajudam o gestor a conduzir um grupo, um setor ou toda o empresa. E proporcionam maior possibilidade de sucesso, prevenindo e eliminando falhas ou processos considerados desnecessários.
Ao adotar essas ferramentas a qualidade e a obtenção de bons resultados se tornam consequências, pois a empresa atenderá as necessidades e a satisfação tanto dos clientes, quanto da própria organização em si, aumentando e melhorando os seus resultados cada vez mais.
Empresas que obtiveram sucesso
A Motorola como foi a empresa que desenvolveu essa metodologia, se tornou referência por diversas organizações com os anos.
Em 1987 a Motorola identificou um aumento continuo no índice de reclamações referente a falhas de produtos manufaturados, ainda em prazo de garantia. Isso levou a empresa a aplicar uma nova metodologia que eliminasse o máximo de falhas e alcançasse a total confiabilidade dos clientes.
...