BASQUETEBOL EM CADEIRA DE RODAS
Por: nessahmoraes • 7/5/2017 • Tese • 455 Palavras (2 Páginas) • 528 Visualizações
BASQUETEBOL EM CADEIRA DE RODAS
BULCÃO, deivison barbosa[1]
LEITE, kleyton pedrosa[2]
MARTINS, miriam[3]
RESUMO
BASQUETEBOL EM CADEIRA DE RODAS
O esporte foi praticado inicialmente por ex-soldados norte-americanos sobreviventes da 2ª guerra mundial, o basquetebol em cadeira de rodas foi umas das modalidades disputadas em todas as edições das paraolimpíadas. As mulheres só vieram disputar a primeira partida oficial no ano de 1968 nos jogos de Tel Aviv em Israel. O Brasil teve como sua primeira modalidade paraolímpica o basquetebol em cadeira de rodas, que teve como seus principais responsáveis Sérgio Del Grande e Robson Sampaio, que trouxeram dos Estados Unidos para São Paulo e Rio de Janeiro, um programa de reabilitação que fez um grande sucesso, fundando então o Clube do Otimismo por Robson no Rio de Janeiro e o Clube dos Paraplégicos por Sérgio em São Paulo no dia 25 de julho de 1958.
O basquetebol em cadeira de rodas nem sempre pode ser praticado por todas as pessoas, pois a cadeira utilizada na modalidade é especificamente cheia de critérios pelo regulamento oficial, e nem sempre o cadeirante tem condições financeiras para comprar se quer uma cadeira simples para os treinos, mas esse não é o único fato que impedi muitos cadeirantes da prática desportiva.
O transporte coletivo é um dos problemas encontrados pelos cadeirantes, o desrespeito, a falta de consciência e o preconceito ainda é grande, e também nem todos tem um veículo próprio adequado para sua locomoção. Outra situação que deveria ser vista com mais atenção é a infraestrutura, locais não apropriados e sem adaptação, ruas esburacadas, calcadas e escadas sem rampas, banheiros inadequados, enfim, um completo desrespeito com o cidadão cadeirante.
O Basquetebol em cadeira de rodas pode ser um estilo de vida, a possibilidades de encontrar novos objetivos, lembrar que a vida não acabou só porque não se pode andar com pernas. É recomendado para interação social, indicado por médicos e fisioterapeutas em tratamentos e reabilitações. Para uma pessoa que tem deficiência ou paralisia dos membros inferiores, a cadeira de rodas é a possibilidade de retomar a vida só que de vista de um ângulo diferente.
Através de uma cadeira e rodas, criou-se um esporte de rendimento onde incentiva a busca pela profissionalização. Percebemos a influência da modalidade como uma aliada importante trazendo inúmeros benefícios. Lembrando que ha certos critérios para jogar profissionalmente, além das habilidades e o esforço individual de cada atleta para alcançar níveis mais elevados, as categorias existem para que o atleta se adequem quanto ao grau de deficiência sendo assim, realizada uma partida igualada entre eles.
...