COMO ABRIR UMA EMPRESA NO BRASIL
Por: Rafael Brito • 30/11/2020 • Trabalho acadêmico • 3.788 Palavras (16 Páginas) • 145 Visualizações
COMO ABRIR UMA EMPRESA NO BRASIL
HOW TO OPEN A ENTERPRISE IN BRAZIL
Resumo
Nos últimos anos, com o aumento das taxas de desemprego e a incerteza do mercado de trabalho, grande parte da população tornou-se empreendedora.
O artigo que segue mostrará como abrir uma micro empresa (EPP) com segurança e planejamento, além das suas vantagens e desvantagens no mercado atual brasileiro e como sobreviver nele com uma empresa bem estruturada, que resista a imprevistos financeiros que grande parte dos negócios passam e muitas vezes fecham por não imaginar a dificuldade que é permanecer com uma empresa aberta e legalizada no Brasil, entretanto isso não será algo tão assustador por causa do passo a passo apresentado nesse artigo.
Palavras-chave: Empreendedorismo, planejamento, dinheiro, trabalho.
Abstract
In recent years, with rising unemployment and uncertainty in the labor market, a large part of the population has become entrepreneurial and in this article we will teach how to start a micro enterprise (ME) with security and planning, and show its advantages. and disadvantages in the current Brazilian market and how to survive in it with a well-structured company that resists unpleasant surprises, for example financial unforeseen that most businesses go through and often close by not imagining the difficulty of staying with an open and legalized company in Brazil. however this will not be so scary because of the walkthrough presented in this article
Keywords: Entrepreneurship, planning, money, work.
Introdução
O empreendedorismo no Brasil está em crescimento e é de grande importância para o desenvolvimento econômico nacional, uma vez que, o surgimento de novas empresas gera novos empregos.
No entanto, muitas empresas são abertas sem a estrutura adequada devido à falta de conhecimento de seus donos.
O trabalho que segue discorrerá sobre: O que é necessário para abrir uma empresa? Por que abrir uma empresa? Os tipos de empresas que existem. Qual a importância de legalizar uma empresa. Quais as dificuldades em legalizar uma empresa? O que é uma empresa de pequeno porte (EPP)? Entre outras coisas.
Realizar-se-á pesquisa com especialistas do ramo empreendedor com o objetivo de apresentar experiências concretas que sirvam de espelho para quem deseja empreender, principalmente aos jovens, pois são esses que vão movimentar a economia do país futuramente.
Fundamentação teórica
Com a crise econômica vivida pelo Brasil nos últimos anos, o aumento da taxa de desemprego e a busca por uma colocação no mercado de trabalho, os brasileiros estão aprendendo, mesmo que de forma “obrigatória” e “involuntária”, a economizar, a poupar seus recursos financeiros e abrir seu próprio “negócio”, mesmo que informal e sem conhecimento necessário sobre empreendedorismo.
Outro fator que tem motivado uma mudança de comportamento econômico na sociedade é o fato dos jovens buscarem sua independência profissional, ou seja, não querem cumprir horário de trabalho, não querem ficar presos dentro de um escritório, querem ser seus próprios chefes, estipular seu próprio horário de trabalho, determinar suas metas e cumpri-las como preferirem, entre outras coisas.
Contudo, muitos desses novos profissionais não sabem lidar com os recursos financeiros que possuem e, muitas vezes se veem com dificuldades para prosseguir com seus sonhos e projetos.
Um estudo importante que comprova essa mudança de comportamento é o de empreendedorismo no país. Segundo pesquisa realizada em 2018 pela Global Entrepreneurship Monitor(GEM), com o apoio do Sebrae, 52 milhões de brasileiros se tornaram empreendedores.
Entretanto, uma pesquisa realizada pelo IBGE em 2016 divulgou que, 38% das empresas abertas em 2011 não sobreviveram aos 5 primeiros anos. Esses estudos não explicam os motivos que levam as empresas a fecharem suas portas.
O que é empresa?
Para o doutrinador André Luiz Santa Cruz Ramos
“[...] empresa é uma atividade econômica organizada com a finalidade de fazer circular ou produzir bens ou serviços. Empresa é, portanto, atividade, algo abstrato. Empresário, por sua vez, é quem exerce empresa. Assim, a empresa não é sujeito de direito. Quem é sujeito de direito é o titular da empresa. Melhor dizendo, sujeito de direito é quem exerce empresa, ou seja, o empresário, que pode ser pessoa física (empresário individual) ou pessoa jurídica (sociedade empresarial)."
Apesar de o conceito de Empresa não está positivado no ordenamento jurídico brasileiro, então pode-se conceituar este termo como uma unidade económico-social, integrada por elementos humanos, materiais e técnicos, que tem o objetivo de obter utilidades através da sua participação no mercado de bens e serviços.
Assim sendo, pode-se dizer que uma das características principais da empresa é o seu fim econômico, visando à obtenção de lucros em sua atividade exercida, pois é uma atividade.
Por que abrir uma empresa?
Existem diversos motivos para abrir uma empresa, entre eles estão prosperidade, por necessidade, mas o principal deles é por liberdade econômica, pois todo o seu tempo e dinheiro é investido no seu negócio.
Na hora de começar um negócio vale a pena pegar um empréstimo?
É muito comum que no momento de abrir uma empresa o empreendedor pensar se vale a pena pegar um empréstimo.
Pegar um empréstimo aumenta o risco de o negócio não dar certo, pois já começa com uma despesa a mais: a parcela. Então só dá para encarar o risco de pegar crédito se você estiver ciente que vai vender e faturar mais, e para isso precisa de estrutura e planejamento.
Quais os tipos de empresa existentes?
- Sociedade Empresária Limitada (Ltda.)
Esse tipo de empresa é aquele no qual o negócio tem dois ou mais sócios.
Quanto ao termo Limitada, refere-se ao fato de que os sócios são responsáveis financeira e administrativamente pela empresa conforme o capital social que aplicaram e a cláusula de exercício de administração do contrato social.[a][b][c]
- Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (Eireli)
A lei exige, no mínimo, um capital de 100 (cem) salários mínimos, 100% integralizado na abertura. A diferença entre elas é que a Eireli sempre é formada por apenas um sócio.
- Empresa individual.
Na empresa individual o empresário é o proprietário dela e não o sócio, por isso o nome empresarial tem de ser o mesmo do empresário, mas com a possibilidade de escolher o nome fantasia.[d]
- Microempreendedor Individual (MEI)
O proprietário também dá seu nome é totalmente responsável, inclusive com seus bens de pessoa física.
- Sociedade Simples (SS)
Para abertura, contrato social e formalização nos órgãos públicos, a SS tem algumas semelhanças com a sociedade limitada.
...