CRISE EUROPEIA E MEDIDAS ADOTADAS PELA ADMINISTRAÇÃO EMPRESARIAL
Por: Gestao Comercial Grupo Blessed • 21/10/2015 • Projeto de pesquisa • 3.281 Palavras (14 Páginas) • 412 Visualizações
INSTITUTO SUMARÉ DE EDUCAÇÃO SUPERIOR – ISES
FACULDADE SUMARÉ
CRISE EUROPEIA E MEDIDAS ADOTADAS PELA ADMINISTRAÇÃO EMPRESARIAL
CRISTIANE DE CARVALHO BARBOSA |
KARLA ANDRADE SILVA |
SIMONE CARDOSO DA SILVA |
São Paulo
2012
INSTITUTO SUMARÉ DE EDUCAÇÃO SUPERIOR – ISES
FACULDADE SUMARÉ
CRISE EUROPEIA E MEDIDAS ADOTADAS PELA ADMINISTRAÇÃO EMPRESARIAL
São Paulo
2012
Cristiane de Carvalho Barbosa |
Karla Andrade Silva |
Simone Cardoso da Silva |
CRISE EUROPEIA E MEDIDAS ADOTADAS PELA ADMINISTRAÇÃO EMPRESARIAL
Trabalho apresentado para finalização da matéria de PPI III, do curso de Administração de Empresas.
APROVADA em _________________ de _______
Profª Fátima Leone
Faculdade Sumaré
Unidade Sumaré
RESUMO
O presente trabalho menciona as causas que levam um país a entrar em crise econômica, quais as consequências causadas em sua estrutura financeira e também como isso pode influencia outros países. Aponta como lidam empresas de exportação brasileiras frente à crise econômica, e quais estratégias são adotadas por elas. Como exemplo é utilizada a exportação de alimentos, que são os produtos mais exportados pelo Brasil, para ilustrar melhor as consequências da crise e medidas adotadas.
Palavras-chaves: Economia, Crise Econômica, Exportação.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
2. PROBLEMA DE PESQUISA
2.1 Objetivo Geral e Específico
3. JUSTIFICATIVA
4. REFERENCIAL TEÓRICO
4.1 Economia
4.2 Crise
4.2.1 Causas e efeitos da crise econômica
4.3 Exportação
4.3.1 Consequências da crise europeia no mercado de exportação brasileiro
4.3.2 Influencias na exportação de alimentos
4.4 Alternativas para fugir da crise
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS
6. REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO
- INTRODUÇÃO
Ao longo dos séculos, intelectuais têm se preocupado com questões econômicas, devido a problemas relativos à riqueza, propriedades e comércio. Com o passar dos anos, países vêm encontrando dificuldades econômicas, e muitas vezes entram em crise, vindo até mesmo a atingir outros países. Recentemente, vimos que a crise europeia atingiu também o mercado de exportação, e causou desconforto na economia mundial.
Porém, o Brasil conseguiu, em pouco tempo, se desviar dessa crise, pois sendo um dos principais países produtores de alimentos do mundo, garante o abastecimento interno e o aumento na participação do comércio internacional de diversos países o que faz com que o mercado brasileiro se sinta mais confortável diante de um abalo na economia de alguns países importadores de alimentos brasileiros.
Medidas adotadas pelo Governo como abaixar a taxa de juros também contribuíram para que exportadores não tivessem prejuízos, uma vez que essas medidas fizeram com que as famílias de baixa renda tivessem acesso ao credito, fazendo com que nossa economia ficasse estável enquanto os países europeus estavam enfrentando dificuldades.
Outro fator importante para fugir da crise é buscar cada vez mais expandir o produto para outros países. Se medidas como essas não forem adotadas produtores brasileiros podem entrar em processo de falência. As intervenções do Governo nesses casos são de extrema importância para que esses produtores não sejam tão prejudicados.
- PROBLEMA DE PESQUISA
Até que ponto a crise econômica influencia no mercado econômico brasileiro?
- Objetivo Geral e Específico
O objetivo principal deste trabalho está centrado na investigação de até que ponto a crise influencia o mercado econômico brasileiro. Explicar e identificar as consequências causadas pela crise europeia e, mostrar como isso influenciou a exportação de alimentos do Brasil para a Espanha, e como o Brasil está procurando alternativas para não se deixar atingir.
De modo geral, o presente trabalho procurará mostrar as saídas encontradas pelas empresas exportadoras brasileiras.
- JUSTIFICATIVA
A maior relevância deste estudo está na amplitude da crise mundial e em como ela se desenvolveu de maneira estrondosa ao longo dos anos, iniciando-se em países ricos, como os EUA, e se estendendo pelos países europeus, trazendo também influências para países em desenvolvimento como o Brasil. A intenção é mostrar como o mercado brasileiro está se portando diante dessa instabilidade financeira, causada pela crise, e quais medidas estão sendo adotadas.
...