CURSO DE ADMINISTRAÇÃO – AGRONEGÓCIO: Remuneração
Por: Márcia L. Abreu • 31/10/2016 • Trabalho acadêmico • 5.940 Palavras (24 Páginas) • 327 Visualizações
ESTADO DE MATO GROSSO[pic 1]
SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE TANGARÁ DA SERRA
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO – AGRONEGÓCIO
ADRIANE TALITA DE SOUSA FRITZEN
JOÃO VICTOR LOBO
JULIANE DE SOUSA PEREIRA
MÁRCIA ALVES ROCHA
MARCIA VIVIANE LIMA ABREU
RAFAELA CASAROTTO DE CONTO
REMUNERAÇÃO
TANGARÁ DA SERRA – MT
ABRIL – 2016
ADRIANE TALITA DE SOUSA FRITZEN[pic 2]
JOÃO VICTOR LOBO
JULIANE DE SOUSA PEREIRA
MÁRCIA ALVES ROCHA
MARCIA VIVIANE LIMA ABREU
RAFAELA CASAROTTO DE CONTO
REMUNERAÇÃO
Trabalho acadêmico apresentado à disciplina Gestão de Pessoas, ministrado pela professora Cristiane Paulino Gomes.
TANGARÁ DA SERRA – MT
MARÇO – 2016
RESUMO
A remuneração é baseada em todos os ganhos recebidos pelo trabalhador, onde a uma troca de prestação de serviços seja ela intelectual ou manual, esta é a base dessa relação. São muitas as mudanças que vem ocorrendo com a evolução das empresas, com forte impacto no plano de remuneração e benefícios, com isso há uma grande dificuldade em manter a motivação dos funcionários e diminuir a rotatividade e o absenteísmo. Algumas das várias maneiras de compensar os colaboradores é a compensação financeira direta e indireta, podendo vir também em tipos diferentes de incentivos. Remuneração vai além de simplesmente dinheiro, ela envolve também com a autoestima do funcionário, o orgulho, o reconhecimento, a segurança no emprego, com algumas medidas a satisfação dos colaboradores elevará, onde o resultado é o aumento de produtividade e qualidade. Cabe as organizações definirem a real importância de cada empregado e seu diferencial no trabalho, assim ambos buscam o mesmo objetivo, um melhor retorno lucrativo.
Palavras-chave: Salários. Remuneração. Benefícios. Funcionários. Empregador.
INTRODUÇÃO
O significado de remuneração consiste em premiar, recompensar, pagar salários e etc. Baseia-se em uma troca, em que o empregado trabalha para adquirir sua recompensa e o empregador lucra com a mão de obra de seu funcionário.
Atualmente o maior problema das empresas é a falta de estrutura de salários. Diante disso, existe a preocupação em motivar os seus empregados e investir neles, através de salários compensadores, férias, dentre outros, também no retorno que o funcionário dará ou não para a organização e os custos gerados com o pessoal.
As organizações esperam o retorno dos seus funcionários da mesma maneira que estes esperam das organizações, o crescimento profissional e financeiro, de acordo com seus esforços e os resultados que proporcionarão com o decorrer do tempo (Rigaud, 2009). Além da empresa garantir bons planos de remuneração, é preciso que os seus colaboradores retribuem continuando sua capacitação e buscando sempre bons resultados em sua formação.
É por esse motivo, que necessitasse entender basicamente como a remuneração funciona e seus critérios para que o empregado e o empregador saiam ganhando igualmente com o plano. Por fim, (Rigaud, 2009) afirma que pagar salários para os funcionários é dever de cada empresário, porém, a remuneração se dá pelo reconhecimento dos talentos individuais.
OBETIVO GERAL
Este trabalho tem por objetivo proporcionar um aprofundamento na pesquisa bibliográfica a respeito do plano de Remuneração tendo por base seus fundamentos teóricos e conceituais. Desse modo, é fundamental que se considere os vários pontos e conceituações definidas, as características que a abrange, seus modos organizacionais e consequentemente sua metodologia empregada ao mercado de trabalho.
METODOLOGIA
Com o objetivo de classificar esta pesquisa, serão utilizadas as tipologias de Gil (1996) e Vergara (2000). Baseado em Vergara, podemos considerar o tipo de pesquisa empregada, no que tange seu objetivo como exploratório. Exploratório, no sentido lato do termo, dado que serão apresentados também aspectos descritivos e explicativos, visando localizar e fundamentar a exploração do caso.
O estudo pode ser classificado como exploratório, também, dado que busca “proporcionar maior familiaridade com o problema, com vistas a torná-lo mais explícito” (Gil, 1991).
Nesta revisão bibliográfica e documental foram levantados dados relativos ao plano de remuneração, realizou-se ainda uma pesquisa para avaliar a percepção com relação a ligação da cultura organizacional e seu convívio com as bases da fundamentação teórica da remuneração e suas características particulares.
Para Gil (1999, p.42), a pesquisa tem um caráter pragmático, é um “processo formal e sistemático de desenvolvimento do método científico. O objetivo fundamental da pesquisa é descobrir respostas para problemas mediante o emprego de procedimentos científicos”.
História da Remuneração
A história da remuneração foi inspirada nos modelos americanos, utilizando as primeiras técnicas no Brasil nos anos 40 nas empresas do governo. Nos anos 60 e 70 a administração salarial passou a ser mais conhecida e adotada em empresas multinacionais. Nos anos 80 houve uma ligação entre os instrumentos de remuneração e os sistemas de desempenho, consolidando nos anos 90 o surgimento da remuneração variável e a participação nos lucros e resultados através dessas técnicas.
Foi com o avanço da tecnologia e da globalização que houve a necessidade de adaptar constantemente os métodos de remuneração. Hoje, de fato o plano de remuneração nas organizações visa estabelecer a satisfação e a retenção de bons funcionários com uma avaliação por competências e habilidades.
...