CURSO DE ADMINISTRAÇÃO (BACHARELADO)
Por: Rafaela.timoteo • 18/5/2021 • Trabalho acadêmico • 1.942 Palavras (8 Páginas) • 98 Visualizações
UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO (BACHARELADO)
Projeto Multidisciplinar: Ambiente Empresarial / Versão II
DANIELA P. SILVA
Eliane de Lima Gomes
José Roberto Gomes Filho
Rafaela Timóteo da Silva
SÃO PAULO 04/ 2021
Resumo
O Projeto de Pesquisa tem como objetivo relatar como a felicidade no trabalho, pode proporcionar a uma organização, impactando positivamente seus colaboradores, com melhores resultados alcançando metas, com um bom gerenciamento, obtendo um ambiente de trabalho saudável.
PALAVRAS CHAVE: PESQUISA, PROJETO, TRABALHO, FELICIDADE.
Introdução
Para a introdução tente nortear o leitor... Do que se trata o seu trabalho¿ Como será feito o estudo¿ De maneira geral, quais são as teorias utilizadas para auxiá-lo no desenvolvimento da pesquisa¿ A partir de quais técnicas a sua pesquisa foi estruturada¿
Você já observou que a busca pela felicidade é algo existente praticamente desde o início da humanidade, e que por tratar-se de algo individual e intransferível, ao se deparar com a simples pergunta do que faz você feliz? Certamente cada pessoa tem uma resposta, muitas vezes distintas, mas, praticamente as respostas mais citadas são : saude, paz e dinheiro suficiente.
“O trabalho espanta três males: o vício, a pobreza e o tédio” Voltaire. Estudos revelam que o conceito de felicidade está muito relacionado as relações interpessoais, como o amor, a família.
Podemos dizer que após o surgimento do Covid 19 essas relações estão cada vez mais em evidência, com os trabalhos em home-office, desempregos, decretos, foi preciso um novo olhar para sí. Um novo cenário diante do novo normal, onde pessoas tiveram que mudar a rotina, isolar-se, ter mais atenção com a higiene em geral, dias incertos com noticiários realmente pertubadores e suas notificações diárias de óbitos, nunca um tema teve tanto a ver com a nossa realidade.
Não é diferente nas empresas, é de medular importância o conceito de felicidade para com os Administradores de plantão. Diante do exposto, surgiu o seguinte questionamento que norteou o estudo: Qual o conceito de felicidade para cada um dos componentes do grupo? Uma vez que devido as restrições por contaminação, estamos numa realidade que não nos favorece aplicar questionários de nível de satisfação pessoal nas empresas que poderíamos ter visitado em situação normal de convivência e trabalho.
Sabemos que uma vida plena de sentido favorece a produção, o desempenho, a auto estima, o pode de liderança, assim sendo, é preciso conhecer o ser humano para formação das lideranças, cabe ao Administrador estar atento, motivando e fazer uso de suas atribuições afim de obter melhores resultados nas organizações, vivemos um cenário competitivo e de crise mundial, agir é preciso.
Portanto, objetivou-se identificar os aspectos do conceito de felicidade sobre a possibilidade de melhorar as relações, o desempenho, com o objetivo de extrair o máximo dos funcionários. Proporcionando com a elaboração do Projeto Multidisciplicar : Ambiente Empresarial Versão II através do FIB, questionário proposto a cada um dos menbros do grupo afim de elaboração de estratérgias para o alcance de diminuição de custos, melhorar a capacitação , produção, competição, inovação, empreendedorismo , controle e gestão, atuando no pilar motivacional para aquisição de resultados satisfatórios.
A Definição de Felicidade
Felicidade: é quando se sente bem, ao fazer algo de bom por você ou por alguém, podemos definir felicidade como estado de plena satisfação, como de uma vida plena de sentido. Cada ser humano tem sua própria opinião à cerca do tema proposto, felicidade para uma avó por exemplo posso dizer que é o momento em que está com o netinho no colo. Para o amante são os contatos com o alvo de sua paixão, é um fim de tarde na crista da onda para o surfista e por ai vai. Definimos enquanto Administradores a felicidade ser a obtenção do lucro da empresa, baixa rotatividade entre os funcionários, é a motivação diária em todos os setores, é o sucesso, a premiação, o reconhecimento da marca pela massa consumidora.
Os impactos da ausência desta é justamente sinalizada numa doença, numa falta, num desperdício de material e força humana, um funcionário infeliz certamente irá ficar mais disperso, menos participativo, e consequentemente acarretará prejuízos para a Empresa.
É preciso despertar que a felicidade antes de chegar ao laser no final de semana, precisou produzir efetivamente de segunda a muitas das vezes aos sábados, mas na certeza de que só a categoria trabalho numa sociedade capitalista a qual pertencemos é capaz de proporcionar-nos.
Pois é através do trabalho que podemos garantir nossa subsistência, ter nossas necessidades básicas supridas como moradia, transporte, alimentação, saúde. Felicidade é basicamente isso!
Felicidade no Mercado de Trabalho
Felicidade no trabalho: é um estado de realização e emoções positivas associadas à atividade profissional, é claro que o conceito de felicidade é muito subjetivo, e varia conforme a experiência e as motivações de cada indivíduo.
A felicidade no ambiente de trabalho pode ser descrita em três sentimentos:
- Entusiasmo: é um estado de energia elevada que incentiva as pessoas a criar e buscar a inovação, mobilizando esforços em equipe.
- Interesse: é o que define o foco no trabalho, ajudando a manter o comprometimento com as tarefas e a responsabilidade com os objetivos do negócio.
- Contentamento: é uma emoção subjetiva, que se traduz na satisfação em fazer um bom trabalho e orgulho da profissão como um todo.
Ou seja: é o conjunto de emoções, sentimentos e percepções que define se nos sentimos bem com o que fazemos todos os dias durante o expediente.
Felicidade no trabalho só é possível com o reconhecimento pleno das emoções positivas, virtudes e forças pessoais. Mais do que alguns momentos de alegria, esse sentimento diz respeito a um estado abrangente e complexo, que não se altera com os obstáculos e frustrações do dia a dia. Além disso, está diretamente ligado à autorrealização e sensação de trabalhar com um propósito, aproveitando ao máximo o próprio potencial e enxergando o impacto positivo nos resultados da empresa.
...