CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
Por: alexferoni • 4/6/2019 • Trabalho acadêmico • 4.043 Palavras (17 Páginas) • 133 Visualizações
[pic 1]
UNIABEU – CENTRO UNIVERSITÁRIO
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
ALESSANDRO ARAÚJO
ALEX FERONI PAVÃO
AYRES OLIVEIRA RODRIGUES JÚNIOR
JOÃO ROBERTO SILVA DE BRITO
LUCIANA DE OLIVEIRA SILVA
NATHALIE DO NASCIMENTO MOURA
RODRIGO MARTINS DE OLIVEIRA
SIMONE MATIAS DA SILVA
DEFINIÇÕES E DIFERENÇAS ENTRE PLANEJAMENTO, ESTRATÉGIA E TÁTICA, CAPITAL INTELECTUAL E CAPITAL HUMANO
BELFORD ROXO
2019
ALESSANDRO ARAÚJO
ALEX FERONI PAVÃO
AYRES OLIVEIRA RODRIGUES JÚNIOR
JOÃO ROBERTO SILVA DE BRITO
LUCIANA DE OLIVEIRA SILVA
NATHALIE DO NASCIMENTO MOURA
RODRIGO MARTINS DE OLIVEIRA
SIMONE MATIAS DA SILVA
DEFINIÇÕES E DIFERENÇAS ENTRE PLANEJAMENTO, ESTRATÉGIA E TÁTICA, CAPITAL INTELECTUAL E CAPITAL HUMANO
Trabalho Acadêmico de graduação, apresentado à disciplina de Sistemas de Informações Gerenciais, do Curso Superior de Administração da Uniabeu – Centro Universitário, como requisito obtenção de pontuação referente ao 6º período.
Orientador: Prof. Emir
BELFORD ROXO
2019
1 INTRODUÇÃO
Com o surgimento de novos recursos tecnológicos e as rápidas mudanças que ocorrem no mercado, as empresas necessitam adequar-se a uma nova realidade. As organizações estão se vendo perdendo poder de mercado frente a concorrência e entendendo a importância de fatores como o planejamento e o investimento em capital humano, por exemplo. O objetivo de grande parte das empresas atuais é obter um resultado mais rápido e eficaz, onde o conhecimento torna-se um recurso econômico muito mais importante do que a matéria-prima, e muitas vezes mais do que o capital econômico. Mas para o atingimento de metas a curto prazo é elaborado um planejamento que comporta diversos aspectos a longo prazo.
Percebe-se ainda a importância das pessoas dentro das instituições, sendo elas, as principais responsáveis pelo desempenho das atividades das empresas, constituindo vantagens competitivas num mundo cada vez mais exigente. Os colaboradores passaram a ser tratados como ativos da empresa e não como despesas, onde o conhecimento produzido e adquirido, as habilidades e a motivação dos mesmos, substituem os investimentos em equipamentos utilizados na produção. O ser humano passou a ser um bem valioso dentro da uma organização, tornando-se um diferencial para as empresas.
2 PLANEJAMENTO
Planejar é um princípio fundamental para toda organização, pois definirá o futuro da mesma estabelecendo objetivos, meios e direções que irá seguir. Planejamento pode ser definido, de maneira simples, como decidir antecipadamente aquilo que deve ser feito, como fazer, quando fazer e quem deve fazer. Por meio desse processo é possível determinar objetivos e metas, além disso, considera-se o fator previsão, é necessário que se pense lá na frente de uma forma preventiva a fim de evitar possíveis problemas ou situações tanto em longo prazo quanto em curto prazo.
"O planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente quais são os objetivos a serem atingidos e como se deve fazer para alcançá-los. Trata-se, pois, de um modelo teórico para a ação futura. Começa com a determinação dos objetivos e detalha os planos necessários para atingi-los da melhor maneira possível." (Chiavenato pág.167)
Por que planejar? A improvisação existe nas organizações e pode fazer a diferença em certas situações, porém é primordial planejar sempre, dessa forma a organização consegue sobreviver ao dinamismo do mercado. Ou seja, planejar é uma estratégia básica de sobrevivência.
3 ESTRATÉGIA
- Para todo objetivo existe uma estratégia relacionada. Da mesma forma que os objetivos, a estratégia precisa ser clara, curta e bem definida. De modo geral, estratégia é o caminho que será percorrido ou o que deverá ser feito, não significa o “como fazer”, mas sim “o que fazer”.
Na estratégia são tomadas as decisões sobre um desafio e objetivos. É feito um detalhamento a longo prazo. Consiste em colocar a empresa “em condições de”.
Segundo Pasquale (2012, p.107), para alcançar os objetivos é necessário determinar qual a estratégia a ser adotada. Ainda, as estratégias consistem nas ações que a organização deve realizar para atingir seus objetivos. São estabelecidas com base nos objetivos a alcançar e influenciadas pela missão, visão, crenças e valores, microambiente e situação da organização.
3.1 IMPLEMENTAÇÃO DA ESTRATÉGIA
Toda mudança é difícil, porém quando os objetivos são bem determinados, o processo mesmo sendo simples ainda necessita de grande empenho da equipe envolvida. O processo de implementação dos planos estratégicos prevê as etapas a seguir:
- Estabelecer senso de urgência;
- Formar uma forte coalizão;
- Criar uma clara visão;
- Comunicar a visão compartilhada;
- Dar poder;
- Obter vitórias de curto prazo;
- Consolidar as vitórias iniciais e aprofundar o processo; e
- Institucionalizar a nova abordagem e cultura.
Em seguida, algumas diferenças entre estratégia x tática:
- Estratégia visa gerar oportunidades e táticas visam aproveitar oportunidades;
- Estratégias contem táticas, mas táticas não contem estratégias;
- Estratégia é uma ferramenta de planejamento e tática é uma ferramenta de execução;
- Estratégia é proativa, tática é reativa; e
- A estratégia é associada ao que fazer, tática é associada a como fazer.
4 PLANEJAMENTO TÁTICO
O planejamento tático integra a estrutura de uma organização para auxiliar nos desafios estratégicos, entender os objetivos institucionais e departamentais. Os responsáveis por colocar em prática essa estratégia é transforma-las em ações concretas nas suas áreas e processos. Esses responsáveis normalmente em colocar o tático em prática são do nível Gerencial ou intermediário. O plano tático tem por finalidade ajudar o setor dentro da organização, projetos ou processos a alcançar os objetivos gerais traçados de uma organização.
...