Capitulo Administração de Marketing
Por: DavidSQ • 23/11/2019 • Trabalho acadêmico • 597 Palavras (3 Páginas) • 199 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS[pic 1]
UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE SANTA HELENA DE GOIÁS
CURSO: ADMINISTRAÇÃO
GESTÃO DE MARKETING
SANTA HELENA DE GOIÁS
2019
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS[pic 2]
UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE SANTA HELENA DE GOIÁS
CURSO: ADMINISTRAÇÃO
RESENHA- CAPITULO 09
CRIAÇÃO DE BRAND EQUITY
DISCENTE
DAVID SOUZA QUEIROZ
DOCENTE
ALDECI RUFINO DE QUEIROZ
SANTA HELENA DE GOIÁS
2019[pic 3][pic 4]
Resenha: Criação de brand equity
A marca é considerada um ativo intangível de uma empresa, podendo ser um nome, termo, sinal, símbolo ou uma combinação de todo, seu intuito é diferenciar produtos ou serviços de outros concorrentes, está ligada diretamente com a qualidade, a segurança e satisfação que trará ao consumidor.
Com a marca o empreendedor terá a proteção contra qualquer tipo de cópia que possa surgir e comprometer seus negócios e lhe dando total confiança de investir e buscar melhorias a seus produtos. Essa proteção pode ser realizada pelo registro da marca, patentes, direitos autorais. O consumidor busca entre os produtos disponíveis no mercado aquele que mais se encaixa com a sua necessidade, assim estudando cada um e verificando seus pontos fortes e fracos, após escolher por um, ele se guiará em futuras compras através da marca pois saberá que aquele produto estará atendendo as suas expectativas.
Na elaboração de uma marca o profissional de marketing tem a missão de trazer a diferença da concorrência, a marca deve apresentar o produto, serviço, mostrar o seu intuito, o por que do consumidor escolher aquele material e não outro e claro se fixar na mente do consumidor. O brand equity é o valor agregado atribuído a bens e serviços, esse valor pode se referir aos sentimentos do consumidor pela marca assim como no lucro gerado pela mesma. Marcas podem ter um brand equity positivo ou negativo dependendo de como os consumidores reagem sobre um produto ou serviço.
Existem seis critérios no momento da escolha para o elemento da marca sendo eles a fácil memorização onde se busca algo que o consumidor veja e já reconheça a marca; significativo que traga relevância a marca, cativante uma ideia que possa ser simples mas que ganhe a admiração e confiança do consumidor; transferível onde possa ser utilizado para apresentar novos produtos na mesma ou categorias diferentes; adaptável ao mercado e ao mesmo tempo ser atualizável; protegido onde elementos possam ser protegidos judicialmente e não sejam genéricos.
O branding interno consiste em atividades que inspiram funcionários em relação as marcas, profissionais de marketing treinam e incentivam distribuidores e revendedores no atendimento ao cliente pois qualquer ruído presente pode arruinar a imagem positiva estabelecida sobre a marca.
Como a marca é considerada um ativo de uma organização ela precisa ser gerenciada para que seu valor não sofra depreciação. Para isso o brand equity pode ser reforçado por ações de marketing que identifique os produtos que ela representa, as vantagens que ela traz, o que tem de superior aos produtos da concorrência. A marca deve estar sempre avançando expandindo o seu mercado e tendo a liderança pela escolha do público. A marca também pode se estender a outras linhas novos produtos aumentando a chance de acertos e trazendo assim uma maior lucratividade.
...