Resumo Capitulo 21 Administração De Marketing
Trabalho Escolar: Resumo Capitulo 21 Administração De Marketing. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: luizsalu • 15/9/2014 • 399 Palavras (2 Páginas) • 881 Visualizações
Com o avanço da tecnologia nos segmentos de comunicação, transporte que possibilitaram a agilidade na troca de informações entre diversas culturas os países têm se tornado cada vez mais multiculturais. As empresas que possuem o interesse nos mercados externos não tem outra escolha a não ser se tornar internacional. Para evitar a concorrência com empresas multinacionais muitos países adotam uma postura protecionistas. As empresas globais tem vantagens na produção, logística, marketing e finanças sobre as que se limitam a atuar localmente. Os elevadores Otis utilizam um sistema de portas da França, pequenas engrenagens da Espanha, sistema eletrônico da Alemanha e motor especial do Japão e a integração do sistema é feita nos Estados Unidos. Embora alguns países tenham dificultado a entrada de multinacionais, a Organização Mundial do Comércio, composta por 150 países, continua a lutar e pressionar por um comércio mais livre.
São vários os motivos que podem levar uma empresa a se intercionalizar como necessidade de uma base maior de clientes, ser menos dependente de um único mercado, maior oportunidade no mercado externo, contra-atacar concorrentes globais em seus mercados internos ou necessidade de atendimento a clientes que passam a viajar para fora do país.
Existem alguns riscos que devem ser analisados antes de entrar em mercados externos como: A empresa pode não compreender as preferencias do mercado estrangeiro e não oferecer um produto que atraia esse mercado, falta de conhecimento das normas estrangeiras e arcar com custos inesperados, pode não possuir gerentes preparados para o mercado internacional, os países estrangeiros podem mudar suas leis comerciais, desvalorização da moeda local, ou passar por uma revolução política e desapropriar bens estrangeiros. A maioria das empresas que estão começando o processo de internacionalização ingressão em países próximos ou semelhantes aos seus. Nos mercados aonde mais exporta acaba por montar suas próprias filiais, aumentando seus riscos, investimentos e potencial de lucro.
Algumas empresas, principalmente as com foco em tecnologia já nascem globais e comercializam com o mundo inteiro desde o início. É necessário analisar o ambiente macro econômico do pais que deseja entrar. Existem dois tipos de estratégias que são mais comuns como a sequencial, aonde se ingressa de maneira gradativa e a pulverizada que se ingressa em vários países ao mesmo tempo. Uma das mais nítidas diferenças no mercado global são os países desenvolvidos e os países emergentes. As necessidades ainda não satisfeitas dos países em desenvolvimento representam um grande potencial de mercado.
...