Carrinho a Propulsão Elástica
Por: Raphael Nico • 16/3/2019 • Monografia • 439 Palavras (2 Páginas) • 132 Visualizações
Caos além do caos
Há tempos atrás os cientistas e estudiosos da época eram tão crentes de suas convicções que não as registravam, pois, a maioria dos cientistas compartilhavam uma série de convicções sobre a complexidade, tais como:
Sistemas simples comportam se de maneira simples: leis perfeitamente compreendidas e determinadas resultariam comportamentos estáveis e previsíveis.
Sistemas complexos subentendem causas complexas: sistemas instáveis, imprevisíveis ou fora de controle deveriam ser governados por muitos componentes independentes ou estar sujeito a influencia exteriores aleatórias.
Sistemas diferentes comportam-se de maneiras diferentes: os componentes das diferentes ciências diferenciavam- se entre si por possuírem componentes que também deveriam ser diferentes.
Aconteceram mudanças drásticas ao longo de vinte anos, graças a idéias alternativas: sistemas simples originam complexos e vice e versa; com leis de complexibilidade, com validade universal, sem levar em conta as especificidade anatômicas do complexo.
Essas modificações não teve impacto imediato no trabalho cientifico, pois cada qual continuou o seu à luz de sua disciplina.
“Tinham informação de algo chamado caos”, onde alguns fenômenos tinham de ser reexplicados.
Caos: sistemas complexos e dinâmicos - rigorosamente deterministas - mas que apresentam um fenômeno de instabilidade ( sensibilidade às condições iniciais ) que, modulando a propriedade de recorrência, torna-os não previsíveis a longo prazo.
Em sistemas dinâmicos complexos, determinados resultados podem ser “instáveis” no que diz respeito à evolução temporal como função de seus parâmetros variáveis.
Mesmo que o número de fatores influenciando determinado resultado seja pequeno, ainda assim a ocorrência do resultado esperado pode ser instável, desde que o sistema seja não-linear.
Sistema dinâmico não-linear: é um sistema não determinista, onde as implicações dos seus integrantes individualmente são aleatórios e não previsíveis, evoluem no domínio do tempo com um comportamento desequilibrado e aperiódico, onde seu estado futuro depende do seu estado atual e pode ser mudado radicalmente a partir de pequenas mudanças no presente.
Dentro dessa nova concepção de ideias, não havia espaço para variações ou oscilações inesperadas. Para não gerar problemas, optou- se por ignora-las.
Recursos financeiros incidiram sobre as novas ideias. Concluiu-se que a fragmentação da ciência gerava obstáculo ao trabalho, que era inútil estudar partes isoladas do todo, ocasionando o fim do programa reducionista da ciência.
Explicações de fenômenos aparentemente simples, de maneira multidisciplinar, as ideias do caos só puderam predominar quando o método se tornou necessidade.
Modelos tradicionais, tendências lineares em todas as áreas científicas, da física à biologia, passando pela religião, foram influenciados pela ideia do caos, que avançou de modos e por motivos diferentes.
Este livro baseia-se nas palavras de cerca de 200 cientistas ( alguns especialistas em caos, outros não ), em trabalhos técnicos e, principalmente em entrevistas realizadas entre abril de 1984 e dezembro de 1986.
...