Cartas a um Jovem Administrador-Idalberto Chiavenato
Por: brubsillva • 31/5/2016 • Trabalho acadêmico • 2.030 Palavras (9 Páginas) • 3.103 Visualizações
Capítulo 1- Administrar é antes de tudo uma arte
Administrar não tem uma lista ou receita para aprendê-la, pois varia de cada empresa ou empreendimento organizacional. No entanto, o administrador deve ser o primeiro a captar a mensagem antecipadamente sobre tal situação, analisar os problemas existentes, buscar soluções, ouvir o lado positivo e negativo de cada caso, etc.
Um bom administrador deve saber ver e ouvir com imparcialidade e objetividade, para ter uma apreciação correta, embora a nossa percepção for altamente seletiva. A solução para tal problema está em buscar guardar em mente fatos que outros possam esquecer rapidamente.
Outro fator de suma importância na vida de um administrador é saber se comunicar. Quando se existem opiniões antagônicas em uma organização, é difícil convencer as pessoas que o melhor a se fazer é o que você acredita ser o certo. Então, aí entra a comunicação, a forma de se expressar, sejam através de redes sociais, reuniões, vídeos, etc.
Devemos ser bons líderes, dos que saibam ouvir e interpretar cada pensamento. Ser líder não é aquele que “manda”, e sim aquele que trabalha junto com sua equipe e busca suprir e compreender as necessidades de sua organização. É o que sabe motivar, através de reconhecimentos, saber elogiar e empoderar as pessoas e equipe (empowerment).
Capítulo 2 – Faça da administração uma arte que produz resultados
Neste capítulo, o autor ensina que administrar é a arte do resultado, onde uma equipe de uma organização trabalham juntos para poder conseguir alcançar as metas e objetivos.
Para alcançar o resultado, é necessário ter pessoas competentes para ter a capacidade de planejar. Ou seja, o administrador precisa confiar e acreditar que sua equipe é a melhor de todas. Assim, a sequência será resultados excelentes.
O papel do administrador em uma organização é de interpretar os objetivos de sua empresa e passar para a equipe da melhor maneira possível, para que eles possam entender e pôr em prática o trabalho.
Os recursos essenciais que uma equipe precisa é liderança, motivação, comunicação, capacitação e treinamento, aprendizado constante e ininterrupto, cujo administrador precisa fornecer tudo isso citado.
Capítulo 3 – Por que escolher a administração?
A administração é uma vasta área, onde poderá ser atuada em qualquer outra profissão, e isso a torna de suma importância para a sociedade em geral. Isso ocorre porque administrar está no nosso cotidiano.
Por ter toda essa amplitude no mercado de trabalho e ter uma enorme variedade de especializações, a administração poderá levar um administrador a ter um bom reconhecimento profissional, ou não. O salário varia, dependendo do nível de atuação.
O importante a se fazer é investir em si próprio, adquirindo competências profissionais. Assim, o administrador sequencialmente conseguirá obter a capacitação profissional. Afinal, o mercado irá julgá-lo e posicioná-lo no nível equivalente de suas competências.
CAPÍTULO 4 - QUEM SERÁ O SEU CLIENTE?
O capítulo inicia comentando sobre os grupos de interesses envolvidos no sucesso do administrador, nos quais estão no aguardo de algo em retorno vindo da empresa, assim mostrando o quão importante é o processo de fidelização de cada setor deste grupo de interesses. O principal grupo a ser fidelizado é o grupo de clientes, pois este grupo que marca presença como consumidores dos produtos / serviços da empresa em questão.
O cliente espera que sua compra seja bem sucedida e que lhe traga fatores positivos tais como: qualidade, imagem, status, preço adequado, assistência, satisfação como um todo. Assim quando um sucesso é garantido, o cliente será compromissado com a organização.
O capítulo também cita que um líder administrativo não trabalha sozinho, e por isso, além de contar com a ajuda de todos os setores de uma empresa, também deve ser avaliado por todos estes. O autor defende que os clientes não são só aqueles que escolhem obter um determinado serviço ou produto, mas também aqueles que aceitam trabalhar com você, ou seja, seus funcionários, pois também é preciso dedicar-se a eles, fidelizá-los, promover seu bem-estar e acima de tudo, deve atender às suas expectativas.
Mostrando a importância dos membros da organização, o autor sugere que para uma organização funcionar da forma correta, é necessário pensar nela como um grupo e não como uma unidade de ser para que assim a tomada de decisões seja envolvendo todos os membros deste grupo permitindo através do espírito de equipe que as pessoas façam as coisas acontecer com suas próprias mãos.
CAPÍTULO 5 - OS GRANDES PULOS DA VIDA
O capítulo inicia de forma encorajadora, o autor comenta brevemente que qualquer um pode ser um administrador, não importando sua raça, credo, cultura ou procedência e logo em seguida se utiliza de exemplo. A partir deste ponto, começa uma narrativa sobre a sua infância morando no interior de São Paulo em uma cidade chamada Viradouro. Ele relata ser o caçula de seis irmão e que quando estava no ginásio ajudava o pai em uma loja de materiais elétricos. Ele comenda sua vitória em um concurso da Secretaria de Agricultura do Estado sobre erosão do solo mesmo tendo incursões limitadas com campo agrícola.
Com o prêmio em dinheiro, ele começara a explorar o campo musical através de um piano, obtendo sucesso na carreira musical, quando o autor terminou o ginásio, ele decidira mudar-se sozinho para São Paulo para estudar regência orquestral, onde assim que chegou conseguiu seguir diversas carreiras como se subisse uma escada. Mesmo passando em todos os vestibulares, ele desistiu de seu objetivo inicial e decidiu prestar o vestibular novamente, porém no meio da caminhada ele se tornou professor de estatística, passou a trabalhar em um banco, e assim foi trilhando seu caminho pouco a pouco pelos ramos da administração. Acabou fundando um Instituto de aprendizagem na área administrativa com o objetivo de melhorar a administração de empresas no país e assim conclui dizendo que todas as experiências de vida o ajudaram a ser um melhor profissional.
CAPÍTULO 6- A CAIXA DE FERRAMENTA DO ADMINISTRADOR
Neste capítulo
...