QUESTÕES LIVRO “GESTÃO DE PESSOAS” – IDALBERTO CHIAVENATO
Por: wag4p • 4/10/2016 • Relatório de pesquisa • 2.933 Palavras (12 Páginas) • 2.362 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
GESTÃO DE PESSOAS
QUESTÕES LIVRO “GESTÃO DE PESSOAS” – IDALBERTO CHIAVENATO
Michele dos Santos Gimenez
C62789-5
ADP406
SANTANA DE PARNAÍBA
2016
REMUNERAÇÃO
Exercícios Páginas 262 e 263
Recompensa organizacional é quando há uma combinação de entradas (esforço humana, competências, tecnologias, matérias-primas e capital em um conjunto de trabalho integrado) para produzir um resultado desejado pela empresa, no caso, o lucro (recompensa).
- Remuneração – recompensa oferecida ao funcionário, para que o mesmo contribua alcançando os objetivos da empresa.
Remuneração Total – A remuneração total é o conjunto de 4 componentes: remuneração básica (pagamento fixo); incentivos salariais (prêmios, bônus, entre outros…); incentivos financeiros (prêmios em bens, em viagens, etc...); e por fim, benefícios (Seguro de Vida, Convênio Médico, Vale Transporte, etc...)
- Recompensas financeiras: As recompensas financeiras podem ser diretas ou indiretas, mas o principal objetivo é recompensar o funcionário com objetos tangíveis, na maioria dos casos, dinheiro.
Recompensas não financeiras: As recompensas não financeiras são intangíveis, por ex: satisfação do funcionário, oportunidade de desenvolvimento, segurança no trabalho, promoções, entre outras.
- As recompensas financeiras diretas consistem no pagamento em forma de salários, bônus, prêmios e comissões.
As recompensas indiretas não estão no plano da organização, mas o funcionário as recebem mesmo assim, como por exemplo: gratificações, gorjetas, adicional noturno, adicional de insalubridade e periculosidade, entre outras...
- Salário Nominal é aquele especificado no contrato, o quanto de “dinheiro” que o funcionário recebe.
Salário Real é aquele que representa o poder aquisitivo da pessoa, o quanto ela pode comprar com aquele valor recebido.
Salário Mínimo é o menor pagamento monetário (definido por lei) que um funcionário deve receber.
- TIPOS DE SALÁRIOS:
Salários por unidade de tempo é o valor pago pelo tempo que o funcionário trabalha, seja por hora, semana, quinzena e mês. Por hora e por mês, são os mais comuns.
Salários por resultado é o valor pago com base no que o funcionário produziu para aquela empresa (comissões ou porcentagens).
Salário por tarefa é a junção do salário por unidade de tempo com o salário por resultado. O funcionário é recompensado de acordo com a sua jornada de trabalho e de acordo com a quantidade de produtos e/ou serviços produzidos.
- SIGNIFICADOS DE SALÁRIO:
Para a organização: o salário significa custo (reflete no preço do produto final) e investimento (aplicação do dinheiro em um fator de produção, o trabalho).
Para o indivíduo: o salário é o mais importante elemento para o seu poder de compra (satisfação de suas necessidades e desejos).
- Os nove critérios são: 1. Equilíbrio interno vs Equilíbrio externo; 2. Remuneração fixa ou remuneração variável; 3. Desempenho ou tempo de casa; 4. Remuneração do cargo ou remuneração das competências; 5. Igualitarismo ou elitismo; 6. Remuneração abaixo ou acima do mercado; 7. Prêmios monetários ou não monetários; 8. Remuneração aberta ou remuneração confidencial; 9. Centralização ou descentralização das decisões salariais.
- Igualitarismo é quando a empresa inclui o maior número de colaboradores com o mesmo nível de remuneração.
Elitismo é um sistema antigo que reforça a ideia de hierarquia nas organizações, ou seja, a remuneração é diferente entre os colaborados.
- Remuneração aberta traz a ideia de que os funcionários podem saber qual o valor da remuneração dos colegas; e como as decisões sobre remuneração são tomadas.
Remuneração confidencial não permite o acesso dos funcionários às informações de remuneração dos demais colegas.
11. Conceituar administração de salários e suas formas de equilíbrio.
São normas e procedimentos utilizados que mantém e/ou estabelece a estrutura salarial de forma justa e distributiva na organização. A estrutura salarial, por sua vez, é composta por diversas faixas salariais em diferentes cargos, que são equilibrados de duas formas:
1. Equilíbrio interno: cargos e salários consistentes dentro da empresa;
2. Equilíbrio externo: salários equivalentes para o mesmo cargo em outras organizações, e em comparação com o mercado de trabalho.
12. Conceituar avaliação e classificação de cargos.
Avaliação de cargos: Internamente, aplicam-se critérios de comparação dos cargos para valorização de saláriso de diversos cargos.
Classificação de cargos: Comparação do valor relativo dos cargos, colocando-os em uma hierarquia de classes para utilizar na base de estrutura de salários.
...