Resumo Do Capitulo 4 E 5 Sobre Recrutamento E Seleção - PLT 160 - Idalberto Chiavenato-Gestão De Pessoas
Trabalho Escolar: Resumo Do Capitulo 4 E 5 Sobre Recrutamento E Seleção - PLT 160 - Idalberto Chiavenato-Gestão De Pessoas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Waldimary10 • 7/10/2014 • 2.552 Palavras (11 Páginas) • 5.679 Visualizações
Faculdades Anhanguera de Dourados
Curso: 6°semestre de Administração
Recrutamento e Seleção
Dourados-MS
2014
Faculdades Anhanguera de Dourados
Curso: 6°semestre de Administração
ACADÊMICO
WALDIMARY TAVARES DE OLIVEIRA
RA 2504011656
Trabalho apresentado como requisito de compensação de ausência, do curso de Administração de Empresas oferecido pelas Faculdades Anhanguera de Dourados, sob a orientação do Professor Marcos Roberto
Descrição das atividades de compensação de ausência:
O que será realizado?
Resumo do capitulo 4 e 5 sobre Recrutamento e Seleção – PLT 160 – Idalberto Chiavenato-Gestão de Pessoas
Dourados-MS
2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
1. RECRUTAMENTO DE PESSOAS
1.1. Mercado de Trabalho
1.2. Fatores de condicionamento do MT
1.3. O novo perfil do emprego
1.4. Mercado de RH
1.5. Conceito de Recrutamento
1.6. Recrutamento Interno e Externo
1.7. Técnicas de Recrutamento Externo
1.8. Avaliação dos resultados do Recrutamento
2. SELEÇÃO DE PESSOAS
2.1. Seleção de pessoas
2.2. Conceito de Seleção de Pessoas
2.3. Seleção como Processo de comparação
2.4. Seleção como um processo de decisão e escolha
2.5. Modelo de colocação, seleção e classificação de candidatos
2.6. Identificação das características pessoais do candidato
2.7. As bases para seleção de pessoas
2.8. Colheita de informações sobre o cargo
2.9. Técnicas de Seleção
2.10 Entrevista de Seleção
2.11 Provas de conhecimento ou de capacidade
2.12 Teste psicológicos
2.13 Teste de personalidade
2.14 Técnicas de simulação
2.15 O Processo de seleção de pessoas
2.16 Avaliação dos resultados da seleção de pessoas
INTRODUÇÃO
O resumo tem como propriedade compreender o que o autor relata em seu livro sobre “Recrutamento e Seleção”.
Realizando a leitura dos capítulos 4 e 5 do PLT 160 de Idalberto Chiavenato, permiti que aprofundemos assim o conhecimento na área.
Ver a necessidade de cada ação tanto no recrutamento quanto depois na seleção de funcionários, daí vem à necessidade de se estudar as causas e consequências de um bom ou mau recrutamento e seleção.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
RECRUTAMENTO DE PESSOAS
As pessoas e organizações não nasceram juntas. As organizações escolhem as pessoas que desejam como funcionários e as pessoas escolhem as organizações ondem pretendem trabalhar e aplicar seus esforços. Trata-se de uma escolha recíproca que depende de inúmeros fatores e circunstancias.
Pelo recrutamento, a organização – que faz parte do mercado de trabalho -sinaliza para determinados candidatos – que fazem parte do mercado de RH – a oferta de oportunida-de de emprego. O recrutamento funciona como uma ponte entre o mercado de trabalho e o mercado de RH.
Mercado de trabalho
Mercado significa o espaço de transações, o contexto de trocas e intercâmbios entre aqueles que oferecem um produto ou serviço e aqueles que procuram um produto o serviço. O meca-nismo de oferta e procura é a característica principal de todo mercado.O MT é dinâmico e sofre contínuas mudanças, As características estruturais e conjunturais do MT influenciam as práticas de RH das empresas. Quando MT está em situação de oferta – quando as oportunida-des de trabalho são maiores do que a procura delas – as organizações se vêem diante de recur-sos escasso e difícil.
Fatores condicionantes do MT
O MT é condicionado por inúmeros fatores como: o crescimento econômico, a natureza e qualidade dos pontos de trabalho, a produtividade, a inserção no mercado internacional.
O primeiro tem a ver com a escala do emprego (crescimento do emprego), enquanto os demais fatores, com a intensidade do emprego (qualidade e produtividade do emprego). Em paralelo, cresceu a exigência de qualificação dos trabalhadores em todos os setores.
Além da escala do emprego, também a natureza do trabalho está mudando, exigindo maior velocidade nos processos de transição dos trabalhadores para a nova situação. Por isso, os esforços de formação e requalificação profissional tronando-se fundamentais.
O novo perfil do emprego
Ao longo da Revolução Industrial, MT substituiu as fazendas pelas fabricas. Agora com a revolução da informação o MT está se deslocando rapidamente do setor industrial para a economia de serviços.
A modernização das fabricas vai na direção de produtos melhores e mais baratos, am-pliando o mercado interno de consumo e ocupando uma
...