TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caso Globo

Por:   •  21/1/2016  •  Trabalho acadêmico  •  382 Palavras (2 Páginas)  •  433 Visualizações

Página 1 de 2

Estudo de Caso – Globo

  1. Se trata de um modelo de integração de diversas empresas atuantes em vários setores no ramo de mídia e comunicação. Para melhor departamentalização e coordenação, as Organizações Globo adotaram a estrutura pela divisão e subdivisão de departamentos, para melhorar o desenvolvimento das atividades, reduzindo a burocracia na tomada de decisões de um ou poucos administradores.

  1. Possui divisões independentes, cada uma composta por várias empresas.

As principais divisões do grupo são: MIRA: Mídia Impressa e Rádio; Globopar: Globo Participações e Comunicações S.A. e Fundação Roberto Marinho.

Mira: O Globo, Extra, Diário de São Paulo, Expresso, Valor econômico, portais de notícias na internet e o Sistema Globo de rádio;

Globopar: TV Globo e Rede Globo de Televisão, Globosat, Distei S.A, Editora Globo, Som Livre e Globo Filmes;

e Fundação Roberto Marinho.

Além das empresas de mídia, as Organizações Globo possuem ainda outras empresas como: Indústria Brasileira de Alimentos (Inbasa) e o Banco, a Imobiliária e a Seguradora RoMa.

  1. Destaca-se o tamanho da organização, dificuldades no controle por conta da sua dimensão, burocracia por conta da hierarquização, “inchaço” do corpo administrativo e os erros cometidos por eles, as mudanças ocorridas no setor de mídia e comunicação (a difusão da internet por exemplo).

  1. Na gestão de Henri Philippe Reichstul, houve uma descentralização do poder. Os gestores de cada empresa do grupo poderiam tomar decisões necessárias para a melhoria dos serviços prestados.
  1. O endividamento para investimento maciço em modernas tecnologias de produção e veiculação. Contribuindo ainda mais para o endividamento, o número excessivo de funcionários, mordomias do alto escalão, salários altíssimos e departamentos desnecessários
  1. Os objetivos principais foram a reformulação do modelo organizacional e a renegociação de dívidas. Reichsul foi contratado para resolver problemas administrativos e financeiros, além de visar a rentabilidade e melhoria dos processos produtivos.
  1. Em relação a Globo Cabo, Net Virtua e Sky, Reichstul reuniu com os credores e renegociou dívidas e ofereceu participação no capital da empresa. Na Editora Globo ocorreram demissões com o objetivo de reduzir as despesas para que a editora buscasse seu primeiro lucro.
  1. Foi necessário que Reichstul apresentasse dados para informar da urgência da reestruturação visando a redução dos custos, diminuindo despesas com novelas. Reichstul foi afastado da presidência, pois os altos administradores enxergavam a Rede Globo como a principal do conglomerado e discordaram do novo modelo apresentado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (57.7 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com