Caso globo
Por: Eliabe Félix • 1/5/2015 • Trabalho acadêmico • 622 Palavras (3 Páginas) • 474 Visualizações
[pic 1]
Respostas - O Ambiente Organizacional da Petrobras
(TGA – Teoria Geral da Administração)
Aline Gabriele dos Santos Pereira
Bismark Victor Diniz
Eliabe Medeiros Félix
Gabriel da Silva
Sheydson Carlos Santos Cortez
Professora: Ms. Adrianne Paula Vieira de Andrade
Respostas do texto proposto “O Ambiente organizacional da Petrobras” apresentada à professora Adrianne Paula como parte dos requisitos para a obtenção da nota da disciplina.
Caicó/RN, Março de 2015
1. Os stakeholders externos são: O governo, Consumidores (As indústrias, propriedade de veículos, Distribuidoras, Refinarias, Sindepetro... etc.), O BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico -, Presidente da República e Mídia (Campanha publicitária).
Os stakeholders internos são: O ministro das Minas e Energia, Acionistas e funcionários.
Sim, pois até 1995 a Petrobrás detinha um monopólio onde era a mesma que ditava as regras
e o consumidor final tinha de acatar .
Não, pois é citado na conclusão do texto que apesar de algumas pedras na trajetória da empresa, ela sempre conseguiu um aumento da produção interna do petróleo, receita com exportações, a venda de combustíveis no Brasil e o ganho com atividades de exploração e refino em outros países tem sustentados os lucros da empresa. Com a empresa com custos de produções estáveis e mesmo assim eu contínuo crescimento.
2. Qual o papel do Governo Federal na empresa? Como a influencia governamental afeta a politica de preços da empresa? Na sua opinião, a indicação de Foster sinaliza a intenção do governo de se afastar de estratégia da companhia?
O Governo Federal, controla os preços do petróleo comercializado por ela e faz isso através de uma politica governamental de controle de preços. Na minha opinião, a indicação de Foster para a presidência da empresa, mostra a intenção do governo de se afastar da estratégia da companhia, mas, temos que lembrar que a Petrobras é uma empresa majoritária estatal, e que essa situação pode se modificar caso possa ocorrer uma troca de governo no país.
3. A estabilidade é relevante para que os planos a longo prazo sejam traçados. Além disso, ela é imprescindível para a redução dos riscos dos investidores. As questões econômicas afetam as decisões sobre contratações, aumento da produção e investimentos, tornando a economia local outra variável a que a empresas como a Petrobras precisa estar atenta.
Em 2005 com a vitória nas eleições na Bolívia, Evo Morales aumentou os impostos sobre as multinacionais. A conjuntura política no país tornou-se instável.
Com a crise estabelecida, iniciaram-se negociações entre as duas partes para tentar solucionar o problema. O governo brasileiro participou das negociações, mas a situação era muito delicada. Com os problemas gerados pela crise, entretanto, fizeram-na cancelar os investimentos e acelerar o incremento da produção de gás natural no Brasil. A instabilidade politica, portanto, afetou diretamente as atividades organizacionais na Bolívia
4. Como o acidente na Baia de Guanabara afetou a Petrobras e o que ela vem fazendo para evitar casos como esse? Qual o papel socioambiental da organização? Qual é a sua importância?
...