Caso Marines
Por: 74108 • 4/10/2015 • Artigo • 3.123 Palavras (13 Páginas) • 773 Visualizações
- INTRODUÇÃO
Os Marines se consideram uma organização militar singular. Eles delegam autoridade de decisão aos níveis inferiores, e, ao mesmo tempo, preservam uma estrutura organizacional simples, para que todos consigam administrar suas tarefas.
Para os Marines, adotar um forma de liderança onde todos do grupo participem das decisões, é um modo de ensinar equipes a liderar e saber detectar problemas de forma eficiente e eficaz, dessa forma é fácil perceber que para os Marines é de grande importância uma boa organização, pensamento estratégico, liderança e persuasão, em lugar de chefia autocrática. Com isso, nota-se o valor que deve ser atribuído aos resultados positivos que os Marines proporcionam para uma organização.
O caso Marines descreve a técnica de comando que se baseia na discussão das formas de realizar uma missão.
O problema abordado é:
Como à função de liderança e persuasão pode contribuir e ser aplicada na competitividade de uma organização militar, em lugar do comando autocrático?
A hipótese a partir do problema exposto é a seguinte:
A liderança e persuasão podem contribuir para que a organização tenha criatividade, inovação e flexibilidade e para isto ela deve ser aplicada equilibrando um sistema participativo de gestão com a disciplina militar.
Abstract
The fact that the Marines have overview of the organization, focus on goals and the skills to make decisions demonstrates quality extremely important for an organization to compete in an increasingly dynamic market.
- DESENVOLVIMENTO
2.1. Em que as qualidades e habilidades dos Marines podem contribuir para o sucesso nos negócios em empresas?
Os Marines estão preparados para os momentos de risco, pois eles possuem raciocínio lógico para a tomada de decisões e iniciativa de ação. Eles precisam se mostrar preparados a situações extremas, utilizando de pouquíssimos recursos, assim destacando quem é mais apto a tomada de decisões, onde possuem controle e planejamento, sob quem necessita das orientações, para a execução técnica, coordenadas e direcionadas especificamente a eles. Eis que é o sentido da Administração, pois suas metas são obter o resultado esperado, independente da forma de atuação. Usando o novo gerente empresarial, como exemplo, onde deve se mostrar presente neste meio, pois as situações exigem controle, coordenação, planejamento, direção, e organização.
O primeiro e grande passo realizado nos Marines que também deve ser feito nas empresas é o recrutamento e seleção de pessoas, para que possa ser visto suas qualidades e habilidades pessoais, mostrando que são capazes de ocuparem determinado cargo. Com isso podemos montar a Hierarquia de uma empresa que é a ordenação de elementos em ordem de importância.
Os Marines estimulam o espírito crítico de seus aspirantes, não somente a capacidade de solucionar o problema, também questionar decisões, “perfil de um líder”. Os resultados deste tipo de liderança são excelentes.
As qualidades e habilidades dos Marines podem contribuir para que empresas tenham flexibilidade, o que se tornou uma característica fundamental para toda empresa moderna.
As características dos Marines nas empresas podem contribuir para torná-las mais criativas, inovadoras e flexíveis no campo de batalha dos negócios, levando-as ao sucesso na busca por seus objetivos, pois suas habilidades são essenciais na guerra que se trava, entre as empresas, por um espaço no mundo dos negócios.
2.2. Que similaridade e diferenças existem entre a corporação descrita neste estudo de caso e uma organização de negócios?
Primeiramente em qualquer organização devemos cumprir normas e ordens vigentes. Ambas precisam de estratégias (Estratégicas, Táticas e Operacionais) e diretrizes (Planejamento, Organização, Direção e Controle) para alcançarem seus objetivos, com o envolvimento das pessoas pela causa.
Os recursos humanos é o bem mais precioso das organizações pelo fato da mesma depender da contribuição das pessoas que a compõem, da forma como estão organizadas e do investimento que é realizado ao nível do desenvolvimento. Elas atuam em campos em que as situações mudam rapidamente e enfrentam situações diversas (na luta armada ou nos negócios), mesmo sendo uma organização militar, os Marines apresentam uma organização administrativa similar (na sua filosofia) a de uma empresa moderna. A estrutura organizacional de ambas necessita de mão de obra qualificada para que funcionem com sucesso.
Além do fato de alguns aspectos da administração dos Marines se assemelharem à administração das empresas, como:
- A ênfase nos objetivos;
- Buscam componentes com perfil de líder;
- Possui hierarquia definida;
- Convive com a competitividade (em contrapartida, os oficiais podem tomar decisões sem consultar a cadeia de comando, ou seja, possui autonomia total, fato que ocorre nas empresas).
Por mais que os Marines tenham uma filosofia de estrutura organizacional de uma empresa moderna, trata-se de uma organização militar, existe certa rigidez e por este motivo não se tem escolha, ou seja, deve-se obedecer às ordens que nos é dada sem muito questionamento e nem discórdias, ao contrário em uma organização de negócios, onde podemos questionar, argumentar, dar ideias, pois a maioria das empresas buscam pessoas com estas qualificações, pessoas com iniciativas.
Outra questão é a adaptação da realidade no campo prático entre guerra militar com a guerra dos negócios, composta por treinamentos táticos, físicos e operacionais. Os recursos humanos de uma organização militar irão passar por treinamentos necessários para uma luta armada que podem envolver questões físicas e psicológicas ao extremo, enquanto os recursos humanos de uma organização de negócios, em grande parte, não precisarão de treinamentos que envolvam questões físicas e, por mais que haja pressão psicológica no mundo dos negócios, já no treinamento e seleção dos Marines o foco está na questão de ser mais intenso e rigoroso.
...