Caso hidrolisada
Por: 29051971 • 30/10/2015 • Projeto de pesquisa • 453 Palavras (2 Páginas) • 134 Visualizações
Cana Hidrolisada
A Hidrólise em Cana de açúcar tem sido amplamente utilizada na alimentação de bovinos por dois motivos: A alta produção por área, o que propicia um baixo custo por tonelada produzida e por ser considerada “um silo em pé’’, está pronto para o consumo dos animais justamente na época da seca do ano quando há falta de forragens. A cana tem um ponto desfavorável ( desvantagens desse processo ):Baixa digestibilidade e ingestão. Isto ocorre porque em sua composição, alto teor de lignina, elemento entrelaçado nas células que compõem as fibras dos vegetais e que impede a ação de bactérias do rumem.
A lignina funciona como uma espécie de “impermeabilizante’’ que resulta em baixo aproveitamento alimentar, uma digestão lenta do volumoso e baixa ingestões da cana. São vários os processos que tem como objetivo quebrar ou afrouxar a cadeia de lignina e ter um melhor aproveitamento alimentar.
Além de alguns estudos que foram desenvolvidos com a cana de açúcar “in natura’’ na década de 70 que comprovaram que o sistema de hidrólise alcalina tem boa eficiência técnica. Outra maneira prática e economicamente viável de hidrolise a cana “in natura’’ é na propriedade, com o uso de soda cáustica, ou Cal Virgem na forma de Hidróxido de Cálcio/Cal Hidratada. O Hidróxido de Cálcio ( Cal Virgem ou Hidratada ) tem sua menor eficiência nos benefícios, em relação ao Hidróxido de Sódio, porém tem as suas vantagens, como: Um tratamento com “9%’’ mais econômico do que a soda, e isso representa menor perigo dos funcionários; sendo fornecido com menor espera da reação química, e corrige o teor de cálcio da cana. Por ser ecologicamente mais correta sua utilização, o Hidróxido de Cálcio que é obtido a partir da rocha calcária, sofre fina moagem e em seguida sua hidratação, um produto que pode ser inclusive utilizado na produção de gêneros orgânicos assim como o leite e a carne.
A cana de açúcar está na propriedade com um bom valor nutritivo,contando com altos índices de produtividade, (1 hectare de cana,alimentando aproximadamente 50 a 60 cabeças por 100 dias ). Porém, a cana precisa ser hidrolisada, além de ter rápida fermentação alcoólica o que é indesejado,podendo provocar problemas de acidose. Este processo permite além de melhorar a ingestão da cana em ate 25%,controlar a acidose potencial dos ruminantes permitindo ótimos resultados zootécnicos.
Então foi encarando a empreitada de se utilizar a cana hidrolisada com soda caustica ( com equipamentos apropriados da fazenda ) foi nesse momento então,que gerou o interesse de vários pecuaristas em utilizar este sistema pois era um processo que permitia grande economia na parte volumosa da alimentação dos bovinos. Tendo as funções de dulcificar proporcionalmente o produto a ser inoculado na forragem, o Kit Hidrocana
...