Cenário Economico
Por: ThiagoMota • 27/5/2015 • Relatório de pesquisa • 284 Palavras (2 Páginas) • 137 Visualizações
Cenário Econômico
De acordo com o IBGE1, o PIB2, soma dos bens e serviços produzidos no país, em 2013 teve crescimento de 2,7%, já em 2014 o crescimento do PIB foi de 0,1%, praticamente nulo. Ainda segundo o IBGE a inflação em 2014 ficou em 6,41%, superior à 2013 que fechou o ano em 5,91%. Segundo economistas, a previsão da inflação para 2015 será superior a 8%, a crise da indústria tem se ampliado devido estoques altos, crédito mais seletivo e juros altos, a desvalorização da moeda nacional, aliados à crise hídrica e aos escândalos da Petrobras. Os fatores geram uma previsão de estagnação para o ano corrente uma vez que o setor privado não tem confiança na política econômica haverá redução no nível dos investimentos no país.
No ambiente político brasileiro, a situação não é tão favorável a novos empreendedores. Segundo matéria do site Brasil Econômico, lançada no dia 19 de agosto de 2014, os maiores empecilhos encontrados para a abertura de uma empresa no Brasil são os impostos e a burocracia. Ela afirma que o valor pago em imposto pode chegar em 40%, variando de acordo com o segmento do negócio e, além dessa alta carga tributária, são encontrados entraves com a burocracia presente para colocar uma empresa para funcionar.
Porém, no dia 26 de fevereiro de 2015 foi lançado o Programa Bem Mais Simples Brasil que possui medidas para desburocratizar a abertura de pequenas e médias empresas. Entre elas há a redução da papelada necessária, unificação de cadastros e agrupamento de serviços públicos em um só lugar. Com tais mudanças, a expectativa é que o tempo médio de abertura diminua de 83 para até 5 dias, segundo a Secretaria da Micro e Pequena Empresa.
...