Cenário Fictício de Empreendimento
Por: Pethy • 26/3/2017 • Trabalho acadêmico • 479 Palavras (2 Páginas) • 313 Visualizações
1- Cenário e pontos básicos :
Todos estamos cientes de as novas tecnologias estão em um processo de expansão sem precedentes, tendo em vista o salto orbitante dos últimos anos, partimos dos processadores gigantescos(literalmente) de baixo desempenho para nanoprocessadores que possibilitam até mesmo a comunicação neurossensorial com robôs de última geração, cabe a cada um integralizar-se no meio de tanta inovação e assimilar as informações que mudam constantemente.
Falando em gerações, no que se refere à assimilação de tecnologias, os idosos geralmente têm uma maior aversão e dificuldade. Muitos são os fatores, desde dificuldades de compreensão do sistema operacional até patologias nas quais os sintomas dificultam o uso de determinado aparelho.
Pensando nisso, realizei um breve questionamento com idosos que tenho convívio(meus avós), no qual questionei o motivo da dificuldade no uso de aparelhos mais modernos (Smartphones), recebi as seguintes respostas:
“Muita coisa que eu não vou usar” - (Aplicativos e apps sem “uso” para eles).
“Números pequenos demais” - ( Visão prejudicada: resulta na dificuldade de digitar os números para ligações )
“Difícil pra apertar e atender” - (Coordenação motora lesionada : falta de sensibilidade do toque, receio de quebrar o celular)
2- Criando uma STARTUP
A criação de uma empresa que forneça um produto para solucionar a problemática supracitada é evidente. Estender as novas tecnologias a faixa etária dos idosos é um negócio promissor levando em conta o envelhecimento da população mundial, além de que um produto adaptado às necessidades do grupo de de clientes específicos será melhor aceito pelos mesmos.
Sabendo disso, pode-se agora “iniciar para cima” um novo empreendimento, tendo como modelos negócios que vem crescendo a cada ano( apple, google,facebook) e a alta produtividade é o que se espera desse novo empreendimento que surge.
Incertezas e riscos são evidentes, porém é de competência do empreendedor administrá-los, além de ficar atendo às mudanças do mercado.
3 - Incubar ou acelerar ?
Incubar, considerando o estágio de planejamento em que se encontra, de idealização do negócio, nota-se que há a necessidade de explorar a ideia é encontrar meios de viabilizar o produto. O apoio de instituições públicas e privadas de ensino é bem vindo, já que podemos associar o futuro negócio com aspectos acadêmicos-científicos. Assim ao final da incubação devemos ter um plano de negócio e também um protótipo testado, validado e viável.
Só então poderemos passar para o processo de (aceleração) inclusão da empresa e do produto no mercado.
4- Que financiamento é mais viável ?
As dívidas bancárias seriam o meio mais rápido de investir, porém as taxas de juros são muito altas e o prejuízo é um risco muito grande a se correr. Buscar um “Investidor Anjo” é a opção mais segura no momento, já que esses buscam empresas nascentes e propensas a crescer, para investir além de atuar como
...