Ciência Política Democracia
Por: Daiane Medeiros • 1/3/2020 • Trabalho acadêmico • 524 Palavras (3 Páginas) • 139 Visualizações
Atividade Avaliativa 4
Ciência Política
Nome do aluno: Daiane Medeiros dos Santos
Pólo: BRO - Belford Roxo
Matrícula: 18113110028
De acordo com a autora, “democracia” é visto como algo complexo à medida que busca
identificar de forma analítica e empírica um método específico de organização baseado em regras e procedimentos com o objetivo de garantir a livre escolha de líderes por meio da votação popular. Como apropriadamente observou Dahl, a presença de desigualdades prejudica as possibilidades de contestação pública não apenas em função do acentuado desequilíbrio na distribuição de conhecimento e recursos políticos, como também do eventual surgimento de ressentimentos e frustrações que acabam corroendo a lealdade da população para com a democracia (Dahl, 1971).
Os partidos políticos são agentes fundamentais no processo democrático, com base no voto popular eles ligam a sociedade e o governo. E através das eleições buscam além de representatividade, posições de poder. E é no âmbito desse significado de democracia que eleições e partidos políticos são considerados elementos fundamentais em uma política democrática. Como critério eleitoral, seu papel é o de competir pelo apoio dos eleitores, com o objetivo de conquistar posições de poder. Dessa forma ligando os cidadãos às áreas públicas de tomada de decisão, definindo e diferenciando as opções oferecidas ao eleitor, possibilitando a construção de identidades políticas, facilitando o ato de votar e mobilizando o eleitorado a ir às urnas. Na área decisória, sua atividade está relacionada à formulação, planejamento e implementação de políticas públicas, participando como fator legítimo no poder e no processo de negociação política, aprovados no voto popular.
Uma das evidências da consolidação democrática foi o surgimento de movimentos sociais e a formação de partidos de massa, além do movimento pela reforma agrária liderado pelo
movimento dos sem terra, a redução da idade mínima para votar para dezesseis anos, do eleitorado predominantemente urbano e das transformações econômicas e sociais.
Entre os papéis desempenhados pelos partidos estão: buscar apoio nas urnas, o que levou a uma grande mobilização dos eleitores a votar. A autora aponta os principais aspectos que conduziram a democracia. As funções assim como a importância dos partidos políticos se deve pelas atribuições modernas que essas instituições assumiram, dentre as quais cumpre-nos destacar: a responsabilidade estruturar a disputa eleitoral e de incentivar o eleitorado a ir às urnas manifestar .
A autora apresenta algumas informações que são compartilhadas por Ricardo Corrêa Coelho em relação aos avanços democráticos do Brasil, mas tem uma interpretação diferenciada em relação às estratégias eleitorais que são construídas para a obter o melhor resultado no contexto institucional em que os políticos operam. Para a autora, esse quadro político-partidário permite o questionamento da relevância do sistema partidário como
um fator fundamental para a democracia brasileira. Para Ricardo C. Coelho, democracia
...