Ciencias
Por: veiga2015 • 28/10/2015 • Trabalho acadêmico • 2.921 Palavras (12 Páginas) • 129 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 TEORIAs DA ADMINISTRAÇÃO
2.1 ABORDAGEM CLÁSSICA
2.2 ABORDAGEM HUMANISTA
2.3 ABORDAGEM COMPORTAMENTAL
3 COMUNICAÇÃO
4 OS CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA
4.1 ÉMILE DURKHEIM E O FATO SOCIAL (1858 – 1917)
4.2 KARL MARX E O MATERIALISMO HISTÓRICO (1818 – 1883)
4.3 MAX WEBER E O ESPÍRITO DO CAPITALISMO (1864-1920)
5 FILOSOFIA: CONSUMO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
6 CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
- INTRODUÇÃO
Saber gerenciar pessoas, recursos e atividades dentro da organização é algo de extrema importância. Novos desafios se apresentam em frequência e intensidade Crescentes, onde pode-se afirmar que as organizações de hoje que estão no mercado apenas para buscar o crescimento econômico tornou-se um pensamento ultrapassado, pois a sociedade quer uma empresa com novas expectativas, que assuma novas posturas e que contemple o compromisso de promover o desenvolvimento local sustentável.
Sabe-se que a Administração obteve diversos enfoques e visões através do tempo, contudo ela permanece como forma de aprimorar os meios para atingir os melhores fins.
O presente relatório visa apresentar de maneira sucinta cada uma das escolas existentes na teoria da administração, bem como a importância da comunicação eficaz na busca continua pelo alcance dos objetivos, trazendo um enfoque nas dimensões sociológicas do desenvolvimento do homem e das relações sociais, finalizando com alguns aspectos relevantes sobre os limites da utilização de estratégias na conquista do publico mantendo uma gestão ética.
Este trabalho é muito importante não só para o entendimento da participação da administração, como também para conhecer a historia que trouxe tantas influencias para nossa sociedade.
- TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO
A teoria Administrativa surgiu quando o capitalismo ingressou na fase monopolista. O berço de suas praticas foi o aparecimento de grandes indústrias. A administração faz parte da vida, pois convivemos com ela em qualquer lugar que frequentamos. A escola da Administração Cientifica provocou uma grande mudança na forma de administrar do mundo industrial daquela época.
- ABORDAGEM CLÁSSICA
A Com a indústria monopolista, surgiu a necessidade de se criar uma maneira de administrar com eficiência e eficácia essa nova forma de trabalho. Foi então que surgiu bem no inicio do sec. XIX o primeiro sistema de práticas formais de gestão de trabalho, que ficou conhecida como escola clássica de administração.
A teoria clássica da administração foi idealizada por Henri Fayol e caracteriza-se pela ênfase na estrutura organizacional, pela visão do homem econômico e pela busca da máxima eficiência. Naquela época as condições socioeconômicas eram: concentração de mercado, crescimento econômico acelerado, força de trabalho desqualificado, desperdício e falta de eficiência.
A teoria clássica recebeu várias críticas principalmente das escolas que surgiram posteriormente. Eles a julgaram como rígida, racionalista e incompleta, pois abordava somente os aspectos racionais da empresa, deixando de lado os aspectos humanos, psicológicos e sociais. Apesar de tudo isso, esta teoria ainda é a mais utilizada pelos iniciantes, pois é de fácil assimilação quanto ao processo administrativo e também para compreensão da gestão empresarial.
- ABORDAGEM HUMANISTA
Esta Abordagem surgiu nos Estados Unidos, como um movimento de reação e oposição a teoria Clássica da Administração. Sua essência esta na crença que a chave para o aumento da produtividade nas empresas esta na satisfação de seus empregados.
Esta abordagem que teve como fundador Elton Mayo, foi gerada com base em uma pesquisa realizada na fabrica da Western Electric em Hawthorne. A partir desta abordagem, passou-se a pensar na importância dos grupos informais no ambiente de trabalho.
Mayo observou que os administradores agiam de forma errada ao pensar que os problemas industriais seriam resolvidos apenas com eficiência técnica. Para ele, os problemas eram de ordem humana e social.
Até então os empregados tinham de compreender as necessidades e as solicitações da administração da empresa. Nesse modelo os administradores é quem tem de perceber ad limitações de suas exigências e ser capazes de entender os trabalhadores. Alguns aspectos como liderança, motivação, comunicação, passaram a partir de então a fazer parte do vocabulário do administrador.
Uma das principais críticas sofridas pela escola humanista, é que eles consideravam que trabalhador feliz era o trabalhador produtivo, mas isso nem sempre se observa na pratica, pois depende do tipo de trabalho e das condições nas quais o sujeito o desenvolve. Além disso, eram criticados por ignorar o lado racional dos trabalhadores e a própria organização formal.
- ABORDAGEM COMPORTAMENTAL
Esta teoria surgiu em 1947, nos Estados Unidos e continua dando ênfase as pessoas, mas passa a se basear em métodos científicos e objetivos para estudar o comportamento organizacional. Ela surgiu de um desdobramento da teoria das relações humanas e fundamentava-se no comportamento individual das pessoas, o qual, por sua vez remete ao estudo da motivação humana. Para eles o individuo esta em contínua busca de autonomia, realização e autodesenvolvimento.
...