Como gerenciar três diferentes gerações em uma empresa?
Por: RROOSSII • 10/12/2015 • Trabalho acadêmico • 741 Palavras (3 Páginas) • 325 Visualizações
Disciplina: Comportamento Organizacional
Professor: Marcelino Federal
Aluna: Rosimeire Rodrigues de Magalhães Matricula: 0718301-5
RESENHA 02
Como gerenciar três diferentes gerações em uma empresa?
Atualmente, as organizações estão enfrentando situações cada vez mais desafiadoras para conseguirem manter-se no mercado de forma sustentável. E o que mais ganha importância nesse combate é sua equipe, seu capital intelectual, seu Sistema de Recursos Humanos precisa estar conectado nos resultados planejados e obtidos pela organização.
De forma relevante, há uma grande necessidade de conhecer os perfis dos colaboradores atuais. Haja vista o grande avanço da tecnologia de informação promover acontecimentos globalizados, determinando de forma clara quatro tipos de geração dentro da atual organização: os veteranos, os baby-boomers, a geração X e a geração Y.
Os veteranos (nascidos em1920 e 1943), são uniformes ao gerir seus negócios, possuem facilidade em lidar com os produtos e vislumbrar ganhos em grande escala, pautam pelo sentido de dever e obediência as regras, não acreditam em sorte e sim nas possibilidades lógicas, possui disciplina, lealdade e respeito às hierarquias.
Já os Baby-boomers (geração pós-guerra, 1945/1965), seus ideais são reconstruir o mundo, onde o trabalho é a principal razão do mundo, portanto são tidos pelas outras gerações como ditadores, e por fim não possuem facilidades alguma em adaptar-se ás inovações tecnológicas.
Vale reforçar que esta geração acima citada é mais saudável vive com mais tranqüilidade, aposentam-se mais tarde pela vitalidade esbanjada, além de serem valiosas pela experiência e competência no mundo coorporativo.
Enquanto a geração X (1965/1977- Movimento Hippie e Revolução Sexual), seus principais ideais são lutar pela paz, liberdade e anarquismo, o trabalho é tido como o que paga as contas, são dedicados, respeitam autoridade e são muito fiéis à empresa.
Importante enfatizar como essa geração teve sua educação influenciada pelos programas de televisão, quebra de padrões sociais como a popularização do divórcio, características variadas como: movimentos estudantis (buscando direitos iguais), os musicais (exposição de valores e posições políticas através das músicas), os familiares (filhos de pais que conseguiram impor a disciplina a que estavam acostumados), e por fim Workaholic (pessoas que colocaram o trabalho na frente de tudo começaram cedo na busca do sucesso profissional, valores pessoais em jogo).
Enquanto que a geração Y (nascidos a partir de 1978) é marcada pela revolução tecnológica, pela globalização, multicultura e diversidade, e são marcados pela busca incansável de consumir e satisfazer seus próprios desejos é vistos pelas demais gerações como dinâmicos, inovadores, porém muito inconstantes. Têm dificuldades em lidar com autoridade.
Outros fatores relevantes para essa geração que é jovem, ou seja, encontra-se em transição e conseqüentemente agem muitas vezes de maneira contraditória em suas atitudes e escolhas.
Além disso, uma característica comum nesses profissionais é o interesse pessoal e de crescimento
...