Competencias profissionais
Por: apezequiel • 19/5/2015 • Trabalho acadêmico • 5.478 Palavras (22 Páginas) • 277 Visualizações
[pic 1]
Universidade Anhanguera – UNIDERP
Centro de Educação a Distância
Curso Superior de Administração
ATPS - Atividades Práticas Supervisionadas
COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS
Prof.º EAD: LUIZ GUSTAVO FERNANDES
Prof.º Tutor a Distância: VERONICA P. DE NOVAES
Prof.º Tutor Presencial: MARCOS RUEDA GUZMAN
ALESSANDRA FONSECA – R.A.: 6316196854
ALEX PAULO EZEQUIEL – R.A.: 3814654353
JENNEFER CRISTINI SILVA - R.A.: 4300066515
KARINA APARECIDA ROCHA – R.A.: 6318202947
RAFAEL FONSECA – R.A.: 6318204343
Sorocaba / SP
ABRIL / 2015
ATPS - ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
Prof.º EAD: LUIZ GUSTAVO FERNANDES
Prof.º Tutor a Distância: VERONICA P. DE NOVAES
Prof.º Tutor Presencial: MARCOS RUEDA GUZMAN
Atividade Avaliativa: ATPS apresentado ao Curso Superior de Administração da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisitos para a avaliação da Disciplina Competências Profissionais para a obtenção e atribuição de nota da Atividade Avaliativa.
Sorocaba / SP
ABRIL / 2015
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO | 04 |
2. DESENVOLVIMENTO | 05 |
2.1 – ETAPA 01 | 05 a 08 |
2.2 – ETAPA 02 | 08 a 18 |
2.3 – ETAPA 03 | 18 e 19 |
2.4 – ETAPA 04 | 20 a 23 |
3. RELATÓRIO FINAL - CONCLUSÃO | 24 |
4. REFERÊNCIAS | 25 |
- INTRODUÇÃO
Nesta ATPS colocamos em prática o desafio proposto.
A profissão de Administrador vem evoluindo e é influenciada pelas inúmeras mudanças econômicas e sociais da nossa era. Atualmente, quem atua na área de administração deve ter conhecimentos adequados às novas necessidades da sociedade e de um mercado de trabalho cada vez mais dinâmico e competitivo.
O administrador deve realizar os objetivos propostos pela organização e transformá-los em ação organizacional através do planejamento, organização, direção.
Administrar é também levar em consideração as pessoas, o indivíduo. Ele é o centro da organização.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 – ETAPA 01
A palavra administração vem do latim e significa tomar decisões sobre um objetivo, e a utilização de seus recursos. É o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar os recursos da organização para alcançar os objetivos relatados com êxito.
A administração surgiu como solução e resolução dos problemas do homem, na forma de administrar os recursos ou pessoas e se efetivou com a Revolução Industrial que foi provocada para o crescimento com resultados dos estabelecimentos, assim surgiu uma nova visão de administrar e evitar a improvisação.
A tarefa principal da administração é interpretar quais são os determinados objetivos estabelecidos em uma empresa e sobre esses objetivos colocar em ação.
Fayol foi quem explicou o papel dos gerentes no processo de administrar.
Taylor foi o líder do movimento da administração científica que teve ênfase no combate ao desperdício.
Weber foi o criador das bases para o estudo das organizações e da teoria da burocracia.
O que vimos hoje na Administração é o resultado das teorias aplicadas de todos esses grandes empreendedores.
Vídeo “A lição dos 5%” de Max Gehringer.
Max Gehringer dentro de sua organização, diz para não sermos mais um no mundo, e sermos um dos 5% que fazem a diferença, que são produtivos, que fazem com sejam capazes de fazer com que sua equipe dê o melhor de si que seja motivada e que tenham um excelente desempenho profissional focando sempre a missão das estratégias e metas da organização.
De acordo com o vídeo apresentado, para conseguir atingir os o com os objetivos e recursos disponíveis, o administrador precisa reunir e desenvolver algumas competências e habilidades, como:
Conhecimento: O administrador deve ter conhecimento adquirido através de estudos, e ser capaz de aprender cada vez mais e o mais ágil possível e transformar suas experiências em conhecimentos e aplicar aos seus subordinados.
Julgamento: Para analisar cada situação deve ser analisado e criticado o suficiente para ponderar com equilíbrio, definir as prioridades e tomar as devidas decisões. Com o julgamento o administrador define exatamente o que, como, quando e por que tomar alguma decisão.
Atitude: O administrador precisa ter atitude para sair da zona de conforto, correr riscos e lutar para atingir os objetivos. O administrador tem que defender seu ponto de vista, argumentar, e tornar um formador de opinião e um agente de mudança na organização.
Habilidades técnicas: Consiste em saber utilizar conhecimentos, técnicas, método e o que é necessário para a realização das tarefas propostas.
Habilidades humanas: O administrador precisa ser capaz para trabalhar com pessoas, ter comunicação, compreender suas atitudes e motivações para ter uma liderança eficaz.
Habilidades conceituais: São necessárias por proporcionar ideias globais e conceitos, valores e princípios que permitem saber aonde chegar, definindo o comportamento e as ações futuras necessárias, além da capacidade de diagnóstico para a resolução de problemas e de visão futura para a geração de novas ideias e inovação.
Além das competências e habilidades descritas acima, podemos ainda citar outras que também são essências ao administrador moderno, como: criatividade, compromisso, curiosidade intelectual, flexibilidade, empreendedorismo e pro atividade.
...