Comunicação Empresarial
Por: VICTORSALES91 • 10/5/2015 • Trabalho acadêmico • 799 Palavras (4 Páginas) • 189 Visualizações
COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
Caracteriza-se como um conjunto de atividades e estratégias de comunicação de uma empresa, que em um mundo cada vez mais exigente é necessário que ela ocorra de forma alinhada e eficaz, gerando uma revolução nas organizações em todo o mundo.
A comunicação envolve o entendimento do que foi transmitido por todos os envolvidos e pode se processar de diversos modos, mas, basicamente, se apresenta de duas formas:
- Comunicação verbal;
- Comunicação não-verbal.
A comunicação verbal se subdivide em:
- Comunicação oral - é a que ocorre através da interação face a face, ou por telefone, rádio ou televisão, através da palavra. A comunicação oral normalmente não deixa registros, a menos que a conversa tenha sido gravada.
- Comunicação escrita - é a forma de comunicação impressa, por qualquer meio, ou enviada por qualquer meio eletrônico, tal como uma rede de computadores.
As categorias de comunicação não-verbal se subdividem em:
Refere- se ao comportamento, mas não usa palavras escritas ou faladas.
- Comportamento cinésico: inclui os movimentos do corpo, tais como gestos, expressões faciais, movimentos de olhos e postura.
- Proxemia: é o estudo da influência do espaço que as pessoas estabelecem espontaneamente entre si durante o processo de comunicação.
- Paralinguagem: consiste nos aspectos vocais da comunicação, como o tom da voz, a sonolência e a rispidez estão nesta categoria.
- Linguagem do objeto: é o uso comunicativo de coisas materiais, tais como: a vestimenta, maquiagem, mobília e aspectos de arquitetura.
A comunicação organizacional pode ser:
Comunicação vertical: é o fluxo de informação tanto de cima para baixo como de baixo para cima na cadeia de comando organizacional. É oficialmente estabelecida pela diretoria e transmite informações de políticas, procedimentos e documentos.
O processo da delegação é uma comunicação de cima para baixo.
Comunicação horizontal: é necessária para coordenar os diferentes departamentos. Para a comunicação mais eficaz, muitas organizações têm sistemas de computadores que tornam as informações disponíveis a todas as áreas.
Comunicação informal: não é oficial ou sancionada pela administração. Inclui boatos, rumores, fofocas que podem começar por qualquer pessoa.
PROCESSO DE COMUNICAÇÃO
- Codificação: é a tradução da informação a ser transmitida (emissor), na forma de palavras e/ou gestos;
- Mensagem: é o resultado do processo de codificação, consistindo em símbolos verbais e/ou não-verbais que tenham significado para o receptor;
- Canal: é o meio pelo qual a comunicação se realiza e deve ser apropriado à mensagem;
- Receptor: é a pessoa a quem a mensagem é dirigida;
- Decodificação: é o processo através do qual o receptor interpreta a mensagem e a traduz em informações que tenham sentido pra ele;
- Ruído: é qualquer fator que perturbe, confunda ou interfira a comunicação. Pode ser interno (receptor não prestando atenção à comunicação) ou externo (mensagem distorcida por outros sons no ambiente).
- “Feedback”: é o meio de fazer com que o receptor entenda exatamente o que o transmissor quer que ele (receptor) entenda.
BARREIRAS À COMUNICAÇÃO EFICAZ
Para a melhora do processo de comunicação nas organizações, é importante, compreender e lidar com fontes de ruído potencial ou interferência:
- Distrações físicas: em grandes números podem afetar o processo e os resultados de uma tentativa de comunicação.
- Problemas de semântica: as barreiras de semântica à comunicação basicamente envolvem uma má escolha e/ou a maneira como as palavras são empregadas.
- Diferenças culturais: uma forma comum de desrespeitar as diferenças culturais é o etnocentrismo (tendência em considerar sua própria cultura e valores superiores a dos outros).
- Ausência de “feedback”: a comunicação em um sentido vai do emissor para o receptor e depois para. A comunicação nos dois sentidos, por outro lado, vai do transmissor ao receptor e volta ao transmissor.
- Efeitos do “status”: as diferenças de “status” dentre as posições de autoridade podem criar uma barreira de comunicação, ou seja, um fluxo restrito de comunicação entre os níveis mais baixos e os mais altos.
COMO MINIMIZAR AS BARREIRAS?
- Usar linguagem apropriada e direta;
- Fornecer informações claras e completas;
- Usar canais múltiplos para estimular os vários sentidos do receptor;
- Comunicação frente a frente;
- Escuta ativa (participação ativa na comunicação);
- Empatia (colocar-se na situação da outra pessoa, num esforço de entendê-la).
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Uma situação de risco para as empresas é quando ocorrem as falhas de comunicação do seu pessoal. Muitos dos problemas existentes numa organização podem ser pela falta de comunicação ou das distorções nelas contida.
...