Comunicação empresarial
Por: Michelly Andrade • 20/5/2015 • Projeto de pesquisa • 1.112 Palavras (5 Páginas) • 232 Visualizações
UNIC – UNIVERSIDADE DE CUIABA |
COMUNICAÇÃO SOCIAL |
O ATO COMUNICATIVO |
ALUNOS : |
Alice Kauffmann da Silva Ana Paula Parise Carla Cristina da Silva Gustavo Berlanda de Carvalho Jorge Luiz de Oliveira Andrade Michelly Amaral Coelho Andrade |
Trabalho de produção textual apresentado á Universidade de Cuiabá _ UNIC do 1º semestre do curso de Administração. Orientadora: Prof. Elyria Bianchi |
COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
O Ato comunicativo
HISTÓRIA
A cerca de 3.000 a.C surgiu o primeiro sistema de escrita do homem, chamado de hieróglifo, usado pelas antigas civilizações, como os egípcios, os hititas e os maias. Ou seja os pensamentos eram representados na forma de imagens, por exemplo a letra M era semelhante o ondulado da água.
Passando então o tempo, em meados de 2.000 a.Csurgiu a escrita semítica, uma escrita sem representação de vogais.O semítico é um dos ramos do afro-asiático que é também a origem de línguas como árabe e hebraico.
O alfabeto grego tem origem na escrita fenícia, que é uma escrita semítica ocidental. Os gregos efetuaram alterações na escrita que foi a direção da escrita, que para os semíticos era feita da direita pra esquerda e por ser mais natural para os destros passou a ser da esquerda para a direita.
O alfabeto latino tem origem eu um alfabeto grego, o calcídio de Cumasutilizado na Itália,também conhecido como alfabeto romano, é o sistema de escrita alfabética mais utilizado no mundo, e é o alfabeto utilizado para escrever a língua portuguesa e a maioria das línguas da Europa ocidental e central e das áreas colonizadas por europeus.
Passando da antiguidade pra cá as coisas mudaram, porém as características fundamentais da linguagem e do processo comunicativo prevalece as mesmas.
O processo comunicativo é regido por uma série de regras, assim como um jogo de xadrez. É necessário ter atenção, observação, habilidade e disposição de entender o que é comunicado, pois só assim conseguimos atingir a eficácia desejada. A eficácia é alcançada quando o comunicante consegue se expressar corretamente e faz com que o interlocutor ou receptor consiga compreender a informação que está recebendo. É preciso organizar as ideias, ter habilidade para utilizar a língua, ter espontaneidade ao falar ou escrever. Dessa forma somos capazes de transformar a comunicação em um legítimo processo de troca de conhecimento e interação.
CONTRATO SOCIAL E ESCOLHA INDIVIDUAL
A troca de conhecimento é caracterizada por códigos, esses códigos são classificados em lingas, cores, formas ou movimento. Esses códigos é como um contrato usado por um grupo, é como regras estabelecidas pelo grupo de falantes.
A língua é um contrato social, sendo possível ser alterado de acordo com a utilização de cada um de nós falantes da língua. É também determinada por um espaço geográfico, apresentando variedades linguísticas de acordo com cada país, cada região, cada grupo social. Cada um de nós registra marca própria na língua.
...