Conceitos importantes na vida de um administrador
Por: josiane_furtado • 20/1/2016 • Trabalho acadêmico • 5.216 Palavras (21 Páginas) • 569 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
Sumário
1 INTRODUÇÃO
2 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO
2.1 ASPECTOS FUNDAMENTAIS
2.2 FASES DE DECISÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS
2.3 VISÃO DO PROCESSO DE UMA CADEIA DE SUPRIMENTOS
2.4 CARACTERÍSTICAS DA CADEIA DE SUPRIMENTOS/ FATORES CHAVES
2.5 FORÇAS EXTREMAS QUE AFETAM A CADEIA DE SUPRIMENTOS
2.6 ELEMENTOS DA CADEIA DE SUPRIMENTOS INTEGRADA
2.7 SISTEMAS DE GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS
- WMS WareHouse Managemente System
2. RFID- Radio Frequency Identification
3. Computação Móvel
4. TMS- Transportation Management System
5. ERP- Enterprise Resource Planning
3 LOGÍSTICA
3.1 MARY KAY
3.2 PHILIPS
3.3 MAGAZINE LUIZA
3.4 PÃO DE AÇÚCAR
3.5 RIACHUELO
4 SIMULAÇÃO EMPRESARIAL
4.1 TIPOS BÁSICOS DE JOGOS
4.2 OBJETIVO DOS JOGOS
4.3 JOGOS DE PROCESSOS
5 CONCLUSÃO
- INTRODUÇÃO
Nos últimos anos, com o acirramento da concorrência em âmbito mundial, as empresas têm se deparado com dificuldades cada vez mais frequentes e desafiadoras no atendimento dos mercados consumidores.
Na logística global, a rapidez com que surgem novas tecnologias, os avanços nas telecomunicações, entre outros, contribuem para intensificar a velocidade das mudanças. Esse cenário de extrema competição tem levado as organizações em geral a buscarem mais eficiência na avaliação do desempenho empresarial, utilizando-se para isto mecanismos que permitam um diagnóstico claro, suficientemente abrangente do ambiente interno da organização e que possibilitem transformar a estratégia em ações concretas que maximizem os resultados da empresa. Neste contexto, foi elaborada uma pesquisa sobre Administração de Produção, Logística e Simulação Empresarial.
- ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO
O objetivo é definir, conceituar e compreender o que é a gestão da cadeia de suprimentos, como ela tem impacto e desempenha um papel na fabricação de um produto de acordo com as exigências do cliente. Para o Council of Supply Chain Management Professional (CSCMP, 2008), o gerenciamento da cadeia de suprimento, em inglês Supply Chain Management (SCM), engloba o planejamento e o gerenciamento de todas as atividades envolvidas com aquisição e suprimento, transformação e atividades de empresas.
Do ponto de vista dos limites e relacionamentos, o CSCMP (2008), afirma que a gestão de cadeia de suprimento é uma função de integração, que tem como objetivo básico ligar as principais funções e os processos de negócio inter e intra-empresa, dentro de um modelo coeso e de alta performance. Isso inclui todas as atividades de gerenciamento logístico, assim como as operações de manufatura, e impulsiona a coordenação de processos e atividades inter e intra-marketing, vendas, projeto de produtos, finanças e tecnologia da informação.
O gerenciamento da Cadeia de suprimentos para o GSCF (Global Supply Chain Forum) significa “a integração dos processo-chaves de negócio desde o usuário final até o fornecedor original que você provê produtos, serviços e informações que agregam valor para os clientes e outras partes interessadas”. Essa definição é adotada por vários autores na literatura, como: Lambert et al. 1988, Lambert & Cooper (2000), Croxton et al., Lambert (2004a; 2004b), Novaes (2204), Aragão et al. (2004).
Kiefer & Novak (1999), definem SCM como um conjunto integrado de organizações que gerenciam o fluxo de informações, dinheiro e produto do ponto de origem até o ponto de consumo, com o objetivo de maximizar a satisfação do cliente e minimizar o custo total das organizações envolvidas.
- ASPECTOS FUNDAMENTAIS
Segundo SIMCHI-LEVI, (2003, p.34) os aspectos da gestão da cadeia de suprimentos a nível estratégico:
- Nível estratégico: lida com decisões que apresentam efeitos longos e duradouros sobre a empresa. Incluem decisões quanto ao número, a localização, a capacidade dos depósitos e das plantas de produção e o fluxo de materiais através da rede logística;
- Nível tácito: inclui decisões que são normalmente atualizadas em algum período, entre uma vez a cada trimestre ou uma vez a cada ano. Esta inclui decisões de produção e de compras, políticas de estoque e estratégias de transportes, incluindo a frequência com que os clientes são visitados;
- Nível operacional: refere-se as decisões do dia-dia, como sequencialmente, lead-time, roteamento e carregamento do caminhão.
SIMCHI-LEVI, (2003, p.35) apresenta fatores fundamentais associados as diferentes decisões apresentadas:
...