Conhecimento empírico
Por: heleenass • 19/9/2016 • Trabalho acadêmico • 1.793 Palavras (8 Páginas) • 418 Visualizações
Faculdade Impacta Tecnologia
Monique Sousa de Oliveira
1520197
Teoria da Administração II
Teorias administrativas
São Paulo
2016
Sumário
Organograma e estrutura organizacional da empresa
Aspectos da Organização relacionados às escolas da Administração
Conceitos da Administração Científica Presentes na Organização estudada
Henry Fayol (Adm. Clássica)
Conceitos da Administração Clássica Presentes na Organização estudada
Max Weber (Administração Burocrática)
Conceitos da Administração Burocrática Presentes na Organização estudada:
Elton Mayo (Administração Humanista)
Conceitos da Administração Humanista Presentes na Organização estudada
Teoria estruturalista
Referencias bibliográficas
Organograma e estrutura organizacional da empresa
Sobre a empresa:
O estudo foi feito sobre a empresa Nube – Núcleo Brasileiro de estágios e aprendizes. A empresa atua como agente integrador de estágios e aprendizagem há 18 anos, prestando serviço a nível nacional. Empresa de médio porte com aproximadamente 300 funcionários. A empresa tem como principais clientes, as empresas potenciais em contratação de jovens, estudantes que estejam em periodo de aprendizagem, ou estágio e instituições de ensino que firmem parceria, para divulgação de oportunidades de vagas entre os estudante.
Atualmente desenvolvo atividades administrativas na área comercial da empresa, como executiva de contas, com foco em oferecer convenio de parceria para empresas potenciais em todo Brasil.
A empresa é dividida em diretoria, administrativo, operacional.
Organograma e estrutura organizacional da empresa
Diretoria
Administração
Gerencia
Desenvolvimento
Coordenação
- Recrutamento
E seleção
- Financeiro
- Departamento
Pessoal
Suporte e
Implementação
de Sistemas
Supervisão
- Comercial
Executivo
de Contas
- Documentos
Analistas de
Contratos
- Relacionamento
Consultoria
Organograma e estrutura organizacional da empresa
A empresa é segmentada por departamentos hierarquicamente bem definidos.
- Diretoria: Compõem a diretoria, diretores, e secretárias de diretoria.
- Coordenação: É constituída por coordenadores de área, responsável pela análise de processos, delegação de trabalhos.
- Supervisão: É constituída por supervisores das áreas, comercial, relacionamento, e documentos.
- Área comercial: cada supervisor é responsável por uma equipe de executivos de contas, que é responsável pelas vendas de convênios de parceria de estágios e aprendizagem com empresas potenciais, após a captação de vendas o executivo também é responsável pelo acompanhamento do estágio e administração dos mesmos.
- Área de relacionamento: o supervisor comanda uma equipe de consultores responsáveis por contatar e oferecer oportunidades de estágio aos estudantes.
- Área de documentos: É responsável pela confecção de contratos, aditivos, termos de compromisso, toda a documentação ligada as empresas parceiras e a contratação dos estudantes.
Aspectos da Organização relacionados às escolas da Administração
Frederick Taylor (Administração Científica):
A administração científica é um modelo de administração criado pelo americano Frederick Winslow Taylor no fim do século XIX e início do século XX e que se baseia na aplicação do método científico na administração com o intuito de garantir o melhor custo/benefício aos sistemas produtivos.
[pic 1]
Frederick Taylor (1900)
Taylor procurava uma forma de elevar o nível de produtividade conseguindo que o trabalhador produzisse mais em menos tempo sem elevar os custos de produção. Assim, ele observou que os sistemas administrativos da época eram falhos. A falta de padronização dos métodos de trabalho, o desconhecimento por parte dos administradores do trabalho dos operários e a forma de remuneração utilizada foram as principais falhas estudadas por Taylor.
Assim, em 1903, ele publica o livro “Administração de Oficinas” onde expõe pela primeira vez suas teorias. Taylor propõe a racionalização do trabalho por meio do estudo dos tempos e movimentos. O trabalho deveria ser decomposto, analisado e testado cientificamente e deveria ser definida uma metodologia a ser seguida por todos os operários com a padronização do método e das ferramentas.
Os operários deveriam ser escolhidos com base em suas aptidões para a realização de determinadas tarefas (divisão do trabalho) e então treinados para que executem da melhor forma possível em menos tempo. Taylor, também, defende que a remuneração do trabalhador deveria ser feita com base na produção alcançada, pois desta forma, ele teria um incentivo para produzir mais.
Conceitos da Administração Científica Presentes na Organização estudada:
Uma das linhas de pensamento da teoria de Taylor indicava que o tempo de produção diminuiria proporcionalmente à redução dos movimentos físicos do funcionário (estudo dos tempos e movimentos). Na empresa todos os arquivos e documentos que passam por diferentes áreas são enviados via sistema, em um software integrado, não sendo necessário que haja o deslocamento físico de um setor para o outro, o que vai ao encontro da teoria que visa otimizar o tempo no trabalho.
...