Considerando um investimento inicial de $ 2.000.000,00, uma taxa de juros de desconto de 14% a.a. e os seguintes fluxos futuros de benefícios: Ano 1 - $ 640.000,00. Ano 2 - $ 700.000,00. Ano 3 - $ 640.000,00. Ano 4 - $ 920.000,00. A partir da aná
Por: SASSA17 • 4/5/2015 • Trabalho acadêmico • 820 Palavras (4 Páginas) • 2.820 Visualizações
IMPORTANTE: Esta atividade vale 6,0 pontos e será avaliada pelo seu tutor para compor a nota do 1º bimestre. Você deverá realizá-la individualmente e postá-la no campo indicado ao final da página.
Atente-se ao prazo de entrega!
Dúvidas? Entre em contato com seu tutor ou acesse o ícone Por onde começar.
Para realizar o download do conteúdo a seguir, clique em "Download PDF".
Bom trabalho!
Tema 3: Critérios de Avaliação de Investimento
A decisão de investimento é a decisão mais importante em finanças, porque é dela que nasce um projeto, empreendimento, negócio ou empresa. Toda decisão de investimento implica necessariamente que haverá a aplicação de um montante de dinheiro inicial, montante este que deverá ser recuperado em períodos futuros, para justificar esse investimento. A recuperação do investimento é caracterizada como o conjunto dos fluxos futuros de benefício, expressos em lucros, caixa ou dividendos. O conceito básico para validar ou não o investimento, confrontando com os fluxos futuros, é o conceito de valor do dinheiro no tempo. O valor do dinheiro no tempo é medido por uma taxa de juros, também denominada de custo de oportunidade ou custo de capital. Os critérios de avaliação de investimentos que consideram claramente este conceito são o VPL – Valor Presente Líquido e a TIR – Taxa Interna de Retorno e são os recomendados para este processo decisório.
[pic 1]
Para tanto, você deverá desenvolver dois exemplos numéricos de critérios de avaliação, em uma planilha em Excel, segundo a seguinte ordem:
I.Exemplo 01, para rever o conceito de juro composto, conforme proposto no Passo 1, e
II.Exemplo 02, para o Passo 2, que contemple todos os elementos necessários para desenvolver os cálculos e validar o investimento, que tenha um VPL positivo (maior que zero).
III. Em seguida, no Passo 3, para finalizar a atividade, você deverá identificar a TIR do projeto de investimento e aplicar novamente no modelo do VPL, para constatar sua exatidão.
[pic 2]Passo 1:
Siga as orientações listadas a seguir:
1. Leia o item 2.1 do Caderno de Atividades da Aula-tema 2 (O valor do dinheiro no tempo), assim como o tema Juro Composto dentro do item 2.2.
2. Faça um exemplo de capitalização de juro composto em dois períodos considerando um valor inicial aplicado de $ 5.000,00 e uma taxa de juros de 5% ao período, obtendo o montante final após dois períodos.
[pic 3]Passo 2:
Siga as orientações listadas a seguir:
1. Leia os itens 3.1 e 3.2 do Caderno de Atividades da Aula-tema 3, para entender os conceitos.
2. Para complementar, estude no livro-texto os conceitos de Valor Presente Líquido (VPL) e de Taxa Interna de Retorno (TIR).
3. Assuma um único valor de $ 2.000.000,00, para caracterizar o investimento inicial, bem como assuma uma taxa de juros anual de 13%, para calcular o VPL.
Livro-texto: GROPPELLI, A.A.; NIKBAKHT, Ehsan. Administração Financeira. 3ª ed. São Paulo: Saraiva, 2010.
- Cap. 07: Introdução à política de investimento: orçamento de capital.
- Itens a consultar no capítulo: Valor presente líquido (VPL); Taxa Interna de Retorno (TIR).
Em seguida, considerando o estudo realizado nos textos indicados, você deverá:
1. Assumir cinco valores iguais, de $ 600.000,00, para caracterizar os fluxos futuros de cinco períodos anuais.
2. Calcular o Valor Presente Líquido (VPL) do investimento.
Dica: a soma desses valores, depois de descontados pela taxa de juros utilizada, deve ser superior ao valor do investimento inicial considerado no Passo 2.
[pic 4]Passo 3:
Com os dados obtidos na resolução do Passo 2 e do VPL, no Passo 2, você deverá:
1. Calcular a Taxa Interna de Retorno (TIR);
2. Para complementar e testar a TIR obtida, aplicar a TIR obtida no modelo do VPL.
Dica 1: como há um investimento inicial apenas e os cinco fluxos futuros são iguais, é fácil calcular a TIR pela máquina financeira (cujas versões online estão disponíveis em: ), considerando os seguintes passos:
...