Investimento Inicial
Trabalho acadêmico: Investimento Inicial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: roseneideboldori • 27/5/2013 • Trabalho acadêmico • 3.900 Palavras (16 Páginas) • 693 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIOANHANGUERA DE CAMPO GRANDE
Unidade I – Av. Fernando Correa da Costa 1.800 – Bairro Dr. João Rosa Pires - 3316-6000 – 79.004-311
Unidade II – Br 163 – Av. Guri Marques 323 – Chácara das Mansões – 3345-6100 - 79.079-005 Campo Grande – MS
www.unianhanguera.edu.br – 0800 15 2136
Análise de Investimento
Sumário
Introdução 3
Investimento 4
Plano de Negócios 6
Investimento Inicial 8
Quadro de Colaboradores 8
Despesa Operacional 9
Folha de Pagamento 10
Encargos 11
Relação de Despesas 12
Variações 14
Estimativa de Despesas e Custo 16
Investimento no Mercado Financeiro 17
Fundo de Investimento 18
Fluxo de Caixa 21
Demonstração do Resultado do Exercício para compor o Fluxo de Caixa 22
Programa de Prestação de Serviços 23
Demonstração Gráfica Fluxo de Caixa 23
Conclusão 24
Bibliografia 25
Introdução
Atualmente, em um mundo globalizado, a necessidade de se investir se torna cada vez mais necessária, pois se trata de um ciclo que vem alimentando a economia financeira do país e do mundo, onde, por exemplo, alguém que esta no Brasil pode fazer um investimento nos Estados Unidos e isso gira a economia mundial. Para tanto será feita uma breve explanação quanto ao assunto investimento, ou seja, pegar as disponibilidades e investir para que se tenham recursos futuros e é justamente o investimento que será tratado este trabalho.
Num primeiro instante será apresentado um plano de negócio no ramo de prestação de serviços, mais exatamente uma franquia no ramo de conservação e limpeza além de oferecer serviço de portaria, como investimento não se trata apenas de abrir um novo negócio, será apresentado alguns outros exemplos de aplicações, que, neste caso será o fundo de investimento além de algumas conceituações a respeito do assunto, assim como algumas simulações do rendimento destas aplicações.
Ainda será tratado do fluxo de caixa e suas particularidades quanto ao conceito de competência e o conceito de caixa com suas particularidades, para que o conceito de caixa seja exemplificado será utilizando do plano de negócio já tratado uma apresentação mais clara do que é o fluxo de caixa.
Investimento
Na atualidade o termo investimento faz parte do cotidiano da sociedade, sendo fácil ouvir o termo em varias das mídias existentes para tanto veja:
Segundo site Educação, Os investimentos financeiros são alternativas para aqueles que desejam guardar algum dinheiro e realizar poupança para a aposentadoria, uso futuro em caso de necessidades, entre outros.
Já no site Administradores diz que na verdade, esse termo “investimento” está empregado de maneira errada. Na teoria econômica há uma pequena diferença entre investimento e poupança, por exemplo, quando acessamos o Home Broker ou ligamos para um corretor e damos uma ordem de compra de 1k de ações da Petrobrás, estamos apenas poupando. No entanto, quando adquirimos um novo bem de capital, isto é, bens que geram novos bens (riquezas), de fato investimos.
Para Olivo, PLT – Análise de Investimento, (2013, p.16), o investimento, em seu sentido econômico, significa utilizar recursos disponíveis, no tempo presente, para criar recursos no futuro.
Todos concordam que investimento é pegar as disponibilidades existentes no presente e com este criar mais recursos no futuro, sendo que a economia é movida pelo constante ciclo de investimento, sendo sua lógica a seguinte; é necessário aumentar a produção pelo que se mede mais tradicionalmente que o PIB (Produto Interno Bruto), pois uma fabrica, por exemplo, ela só ira produzir mais se houver investimento seja nas máquinas e equipamentos ou ainda no pessoal de forma que aumente as capacidades já existentes e o lucro seja elevado.
Investimento não se traduz apenas em investir na própria empresa, o investimento pode ser também de outras maneiras tais como, a aplicação no mercado, compra de um bem com o intuito de gerar mais recursos, ou ainda adotar o papel de investidor angels (pessoa física com capital disposta em investir em outras empresas ou mesmo em um plano de negócios).
O foco do investidor é o retorno que aquele investimento lhe proporcionara, veja
alguns dos investimentos mais comuns:
- CDB
- Caderneta de poupança
- Debêntures
- Ações de empresas
- Fundos de investimento
- Títulos Públicos
Mas, quando se fala em investimento não se pode falar apenas em rentabilidade, mas também de risco, uma vez que o investidor antes de realizar qualquer investimento deverá fazer uma pesquisa a respeito do tipo de investimento que se deseja a fim de saber qual o grau de risco (perda) este ou aquele investimento possui, como exemplo, se pode citar o mercado de ações, onde um dia o as ações de uma determinada empresa esta em alta e no outro pode estar em baixa acarretando perda.
Portanto, o investidor ira analisar, planejar seu investimento ou mesmo retardar o resgate deste investimento, de forma que este obtenha lucro.
Os tipos de investimento podem ser diversos, mas se pode dividi-los
...