Contabilidade
Por: blaaaaaaaa • 23/3/2016 • Trabalho acadêmico • 341 Palavras (2 Páginas) • 101 Visualizações
Contabilidade
Analise contábil
A analise contábil tem por objetivo atender um publico previamente definido (especifico), buscando resolver problemas demandados por qualquer um dos usuários das informações contábeis.
Didaticamente classificamos a analise contábil em dois grandes objetivos:
1) Analise por objetivo técnico: tem a finalidade de atender as demandas gerais dos vários usuários da informação. Geralmente visa avaliar e orientar o comprimento dos objetivos organizacionais e a performance dos gestores (administradores), através do comportamento da mobilidade dos recursos.
2) Analise por objetivos organizacionais: objetiva tomar medidas para;
Recuperar o poder de compra;
Remunerar os capitais investidos;
Gerar resultados suficientes para manter as atividades e fazer os negócios crescerem.
São inúmeros os usuários da contabilidade, tanto dentro da empresa como fora dela. Os gestores da empresa se baseiam nela (na contabilidade) para avaliar e controlar o resultado econômico e ou financeiro de suas atividades empresariais e externamente existem organizações e indivíduos que procuram ter uma avaliação acerca da empresa, pois necessitam dela e não tem acesso direto a rotina da empresa.
Vejamos alguns usuários e suas relações com a contabilidade:
Usuários internos; são 4 os principais usuários internos da contabilidade;
1) Gestores financeiros; usam a contabilidade para analisar o fluxo financeiro do dinheiro em caixa e dos direitos a receber, bem como esses recursos.
2) Gestores de produção; analisam a relação entre as dispensas e as receitas bem como o nível de estoque.
3) Administradores; são aqueles que ao administrar uma empresa precisam de um “mapa” para orientar-se e decidir-se por um caminho a tomar.
4) Os sócios; eles querem saber dos seus haveres (dinheiro investido), dos lucros a que fazem jus, e do real desempenho da empresa. Utilizam a contabilidade para cobrar resultado dos administradores.
Usuários externos; dentre estes usuários destacamos:
1) Fornecedores; para avaliar se o cliente tem capacidade de pagar pelos produtos comprados a prazo.
2) Banqueiros comerciais; analisam a capacidade de devolução dos recursos emprestados (desconto de títulos e outras operações de empréstimo).
3) Banqueiros de investimentos; para avaliar as perspectivas de crescimento da empresa e o futuro retorno sobre o investimento concedido (em longo prazo).
4) Auditores externos; analisam as demonstrações contábeis de maneira a atestar sua correção.
5) Autoridade tributaria; para avaliar o correto recolhimento dos tributos pela entidade.
...