Contabiliddade Financeira
Por: andersonantonio • 20/9/2015 • Trabalho acadêmico • 605 Palavras (3 Páginas) • 197 Visualizações
ANHANGUERA EDUCACIONAL
Joinville (SC) - Unidade 1
Ciências Contábeis - 4º Fase
Professor: Alberto Mota Barbosa Junior
Desenvolvimento Econômico
Aula-tema 3
Desenvolvimento econômico da China
Aluno: Anderson Antonio Penso – RA 5660121589
Joinville SC
30/03/2014
INTRODUÇÃO
Neste trabalho comentaremos sobre o desenvolvimento econômico da china, suas características, a importação e exportação de produtos, condições de trabalho, concentração de renda, PIB per capita, IDH (Índice de desenvolvimento humano), e demais fatores que influenciam na vida da sua população, bem como sua economia.
DESENVOLVIMENTO
A china hoje é a segunda maior economia do mundo, seu crescimento rápido e abundante pode transformar este pais futuramente na maior potencia econômica do mundo. E mesmo com esse grande crescimento econômico, a china tem enfrentado certas dificuldades, uma delas é a situação de pobreza que grande parte de sua população enfrenta, e um dos motivos disso, é que a china tem uma das menores remuneração do mundo aplicados aos operários chineses.
Em relação a IDH (índice de desenvolvimento humano), a china obteve o melhor crescimento desde 1980, este se deu pelo excelente crescimento econômico do pais, que teve efeito positivo ate mesmo na sua renda per capita. A china possui uma excelente taxa de crescimento ao ano cerca de 10% é seu PIB, deixando em segundo lugar os estados unidos. Outro ponto positivo a se destacar é a agricultura onde em conjunto a industria é a maior produtora de arroz, e com destaques também para a produção de milho, algodão, soja e demais recursos, e ate minerais.
Na china as empresas tem um custo baixo devido a mão de obra barata, onde o governo controla salários e leis trabalhistas, e ainda tem o juros baixo que fazem dos produtos fabricados os mais baratos do mundo. Alias todos estes produtos fabricados na china hoje é na grande maioria os mesmos que temos e compramos, desde uma escova dental ate veículos, utensílios domésticos, eletrônicos, uma infinidades de coisas do dia-a-dia. Devido a isto nenhum pais consegue se equiparar a sua grandiosa mão de obra disponível e seu ritmo de produção elevado. A china investe muito na industria da inovação ponto positivo para o consumidor final e para alcançar novos mercados.
Existe uma grande taxa de rotatividade de funcionários, devido a doenças causadas pelo excesso repetitivo de movimento e pelo excesso de trabalho, muito stress e depressão assolam a vida desses funcionários que por muitas vezes se suicidam na própria empresa, alias a empresa Foxconn chinesa passou a chamar e muito a atenção das pessoas quando muitos suicídios começaram a ocorrer no interior da empresa.
As importações e exportações do Brasil com a China foram bem elevadas, sendo que a elevação maior ficou por conta da exportação a partir do ano de 2000. Desde então a china vem oferecendo produtos simples até bens de altíssimo valor, ganhando muito o mercado, não so do Brasil como Americanos, e europeus.
...