TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Curriculo

Por:   •  21/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  536 Palavras (3 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 3

AUTOATIVIDADE DO CAPITULO 2

Respostas.

1. O termo paradigma pode ser traduzido como modelo ou padrão, sendo que o mesmo pode se chamar de constelação de crenças, significando que a comunidade defende e partilha a mesma ideia, possuindo fundamentos teórico-metodológicos convincentes. Paradigmas orientam o pensamento e a vida do homem.

2. A ciência moderna ou cartesiana nasce no século XVII. Foi estruturado exaltando a razão objetiva e a fragmentação como fundamentos para compreender o homem e a natureza. Teve como principais mentores René Descartes considerado pai do racionalismo da filosofia moderna e Francis Bacon, conhecido como do Método Cientifico.

7. Na escola cartesiana, junto com o livro didático passaram a reinar a cópia, a repetição e a memorização. A escola foi organizada em series, os cursos em disciplina e as disciplinas em conteúdos, os estudantes começaram a ter liberdade de expressão, podendo esclarecer suas duvidas.

8. Por que houve um descuido do desenvolvimento da razão essencial, que se voltou para as finalidades maiores da existência.

 

AUTOATIVIDADE DO CAPÍTULO 3

Respostas.

1. Pensamento Cartesiano ou moderno: No século XIX o pensamento cartesiano começa a perder credibilidade, por sua maneira de compreender o conhecimento, sendo algo pronto e imutável.

Pensamento sistêmico ou pós-moderno: é o pensamento guiado para a compreensão globalizadora dos fenômenos, a qual a mesma estuda a totalidade, como forma de chegar ao conhecimento.

2. Após as influencias, os cidadãos deverão comprometer-se com o alcance das metas voltadas para o bem comum sem temer a perca da individualidade e da autonomia. O crescimento pessoal será conjugado com o crescimento do coletivo.

5. Os benefícios com o enfoque pluridisciplinar trará a possibilidade da inovação e a da criatividade, do dialogo e da cooperação, a exigência da pesquisa e a percepção de associações e complementaridades.

7. Sim, sim, pois atualmente o ensino é divido em series, os cursos em disciplinas e disciplinas em conteúdos, os alunos hoje tem total liberdade em opinar e questionar os seus professores a qualquer momento na aula, algo que antigamente não acontecia.

AUTOATIVIDADE CAPÍTULO 4

Respostas.

1. Didática é a arte e a ciência do ensino, tem como finalidade a analise e a reflexão do ensino, entendido como fenômeno complexo, que não pode ocorrer de forma improvisada ou carente de referencial teórico.

2. Século XVII: João Amós Comênio, com a obra didática Magna (1657) é considerado como o maior educador e pedagogo, sendo o pai da didática moderna.

Século XVIII: Rousseau projetou-se como o autor da segunda reforma didática, criando a concepção de ensino baseado nas necessidades e interesses próprios na infância.

Século XIX: Herbet, arquiteto da pedagogia tradicional, desenvolvida da sob a influência cartesiana.

Século XX: John Dewey (1859 – 1952) foi considerado o maior pedagogo do século XX. A didática incorpora as suas influencias: valoriza os aspectos psicológicos, no desenvolvimento das aprendizagens e também os métodos, que atendiam a característica individual do aluno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (80.2 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com