Curso de Administração Estágio Supervisionado de Observação
Por: Wesley Pires • 8/4/2017 • Trabalho acadêmico • 4.103 Palavras (17 Páginas) • 830 Visualizações
[pic 1]
Centro Universitário de Brasília
Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas - FATECS
Curso de Administração
Estágio Supervisionado de Observação
Profª Paula Renata Pantoja de Oliveira
WESLEY TADEU SOUSA PIRES
ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE OBSERVAÇÃO:
Escola Classe 26
Brasília
2015
Sumário
1- Introdução: 3
2 - Caracterização da Empresa e do Estágio 5
2.1 – Caracterização da Empresa 5
2.2- Caracterização do Estágio 6
3 – Desenvolvimento do Estágio 7
4 – Observações Finais 12
Referências Bibliográficas 13
Apêndices 14
Apêndice A - Organograma 14
Apêndice B - Roteiro de Observação 15
Apêndice C - Roteiro de Entrevista 17
1- Introdução:
O estágio supervisionado obrigatório contribui de forma bastante positiva na agregação de valores e conhecimento ao formando, uma vez que coloca todo o conhecimento teórico obtido durante o curso em prática. É a partir desse momento que o estagiário pode unir seus conhecimentos, junto com os adquiridos na organização, podendo-o analisar o que se pode melhorar e se baseando em seu conhecimento teórico propor assim, melhorias para a empresa, sob supervisão do professor orientador.
O objetivo do estágio é o de unir a teoria e a prática dos conhecimentos adquiridos no curso de administração do Centro Universitário de Brasília, a fim de poder executar melhor as atividades aqui propostas, além de adquirir experiência no meio em que irá atuar, enfrentando assim, os problemas reais de uma organização.
O estágio é regido pela lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, onde se dispõe como obrigatório pelo Ministério da Educação – MEC a matéria de Estágio Supervisionado de Observação, requisitos necessários para conclusão do curso de administração. Foram realizados todos os trâmites legais pertinentes ao termo de contrato entre o estagiário, assim como, para a concedente e também a instituição de ensino.
A forma utilizada para estagiar na organização foi por indicação de professor, funcionário de escola pública, que propôs um estágio voluntário junto à direção da escola em questão, onde julgou-se de grande valia os conhecimentos e experiências adquiridas durante o processo, as atividades ocorreram na área administrativa da diretoria.
O presente estágio foi realizado na Escola Classe 26 de Ceilândia Norte, que tem como principal atividade o ensino público, modalidade: Ensino Fundamental (até 09 anos) Educação Infantil e séries iniciais. A escolha do local de estágio foi principalmente pela complexidade do assunto que é: o ensino público brasileiro, bastante deficitário no Brasil. Poder acompanhar de perto uma das escolas públicas brasileiras é bastante promissor e agregador de conhecimento já que seria de grande valia fazer uma comparação do ensino oferecido tomando por base a gestão administrativa da escola, área em que ocorreu o estágio.
Está composto no trabalho o histórico da organização, onde se incluem os dados jurídicos, as atividades realizadas na organização em que o estágio ocorreu, foram utilizados formas e métodos específicos para a coleta de dados e posteriormente apresentados os fatores observados, comparando-se as teorias estudadas com a prática vivenciada na organização, calcando-as com referência a grandes autores de Administração. Como considerações finais: após a análise de dados foram apresentadas sugestões/recomendações embasadas em conhecimentos teóricos e descritos a importância do Estágio Supervisionado, mencionando os interesses pessoais em aprofundamento como futuro Administrador.
2 - Caracterização da Empresa e do Estágio
2.1 – Caracterização da Empresa
A Escola Classe 26 de Ceilândia está localizada em EQNN 3/5 – Área Especial, tem como entidade mantenedora a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal – SEEDF, sob a razão social: Caixa Escolar da Escola Classe 26, inscrita no CNPJ: 02.468.621/0001-20 de natureza jurídica: 399-9 - Associação Privada.
A escola foi inaugurada no mês de agosto de 1978, e regulamentado seu funcionamento por meio da Portaria n° 64 de 25 de junho de 1979, com o intuito de atender à comunidade circunvizinha oriunda da Vila do IAPI, porém atualmente, atende alunos de várias cidades satélites. Desde então tem ofertado as modalidades de Educação Infantil e Ensino Fundamental. No ano de 2003 foi reinaugurada a biblioteca da escola com projetos que visam o incentivo à leitura.
A partir do ano de 2008 a escola teve à disposição o atendimento aos estudantes com necessidades especiais com vistas à Lei de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Sua última grande reforma foi no ano de 2012 onde mudou consideravelmente sua estrutura, o projeto estrutural da escola e todas as salas são dispostas em formato de “U” onde se é possível visualizar todas as salas ao mesmo tempo, com um único corredor de acesso as salas. O projeto da escola se denomina de “Escola Colorida”: cores e desenhos são encontrados por todas as salas e paredes.
A estrutura organizacional (Apêndice A) abordada é através do Organograma Tradicional Formal, de estrutura funcional, a hierarquia compõe-se da seguinte maneira: Diretor (Coordenação Pedagógica e Administrativa), Vice-Diretor (Coordenação Pedagógica e Administrativa) e Chefe de Secretaria (responsável por desenvolver o andamento e os relatórios do setor) todos atuando como áreas gestoras; Supervisor Pedagógico e Orientador Educacional, todos atuando na coordenação das atividades pedagógicas; Professores Regentes (Ensino pedagógico) e na área da Administração Escolar, coordenada também pela Direção ficam os setores de: Copa e Cozia, Portaria, Segurança, Mecanografia e Merendeiros.
...