Curso de Administração FMF/FGV
Por: kamila.b • 29/4/2019 • Seminário • 648 Palavras (3 Páginas) • 180 Visualizações
[pic 1]
Curso de Administração FMF/FGV
Relatório – Palestra: Ser um empreendedor, um desafio para os fortes.
Aluno(a): Kamila Barbosa da Costa
Disciplina: Gestão Pública
Professor(a): Afonso
Manaus - 2014
1 – Introdução
Em cumprimento as determinações constantes na matriz curricular do curso de Administração, passo a relatar as principais informações veiculadas durante a realização da palestra.
A palestra foi proferida pela Msc. Maria José Alves da Silva, também diretora do SEBRAE-AM, realizada na Faculdade Martha Falcão no primeiro semestre do corrente ano para os alunos do Curso de Administração da referida instituição, que teve como objetivo criar condições para que os participantes desenvolvessem competências para compreender e identificar as características do comportamento empreendedor em si e nas outras pessoas.
Durante a realização da palestra intitulada “Ser empreendedor, um desafio para os fortes” mostrou que o empreendedor impõe a si próprio desafios maiores porque acredita que tem condições de superá-los. Os dias de depender exclusivamente das empresas para o nosso sustento como nossos pais e avós já fez são mais. Os dias de achar o emprego “perfeito” com emprego garantido para os próximos 30 anos é extinta. Lealdade à empresa e empregado parece ser uma coisa do passado. No entanto, se tornar um empreendedor não é uma ocupação elite exigir credenciais para participar. Qualquer um pode se tornar um empreendedor, a única exigência é uma idéia para um negócio.
2 – Desenvolvimento
A palestrante iniciou os trabalhos apresentando as principais características do homem empreendedor, destacando força de vontade, persistência, planejamento e que o empreendedor precisa sonhar (onde estou e onde quero chegar), ser vitorioso, projetar metas e estabelecer prazos. Apresentou também a diferença entre as palavras objetivo e meta.
- Objetivo: se pode definir como meta ou propósito que se deseja alcançar
- Meta: é o objetivo que se deve alcançar, e com um prazo determinado
Conceituou também a palavra EMPREENDEDORES, que significa as pessoas que aprendem com os erros, confiam na intuição e compartilham o desejo de fazer do mundo o lugar melhor, juntando o poder sonhar com o poder de realização (empreendedor é movido à realização).
A palestrante deu seqüência e citou os caminhos para a realização:
- Paixão: amar o que faz.
- Marca Pessoal: têm que ter.
- Fé supera obstáculos: deu como exemplo a irmã Dulce.
- Criatividade: fazer as coisas de maneira diferente.
- Não comodidade: diante de obstáculos e derrotas.
- Inovação: criadores de marcas pessoais e realizadores de sonho.
- Coragem: escolher o seu caminho com ousadia e coragem, não ter medo de correr riscos, jamais aceitam não como resposta, fazer o que antes parecia impossível.
- Compromisso:
- Visão compartilhada:
- Planejamento:
Atualmente, as organizações possuem uma grande necessidade de buscar e desenvolver profissionais com perfil empreendedor, devido ao fato de estes, serem os responsáveis pelas modificações, criações e visões inovadoras para se obter um destaque maior e uma diferenciação positiva frente à concorrência.
A palestrante encerrou a comunicação agradecendo a atenção de todos e o convite da Faculdade Martha Falcão e citou a frase “Quem não sonha não chega a lugar nenhum. Quem não sonha não tem projeto de vida, não consegue ser idealizador”, finalizando a palestra.
...