Curso de Administração Pública
Por: RaphaelliPac • 7/4/2019 • Trabalho acadêmico • 405 Palavras (2 Páginas) • 184 Visualizações
Universidade Federal Fluminense
Curso de Administração Pública
Disciplina: Psicologia Organizacional
Aluna: Raphaelli de Castro Pacheco
Matrícula: 19113110099
Polo: Nova Iguaçu
Teoria da Motivação na organização
A definição de motivação pra qualquer pessoa que pegue o dicionário é: impulso que faz com que as pessoas ajam para atingir seus objetivos. No entanto, essa motivação aplicada no dia-a-dia de uma organização rendeu uma série de teorias. Teorias estas que contribuíram e contribuem até hoje na gestão de uma empresa/organização.
Algumas destas teorias são: A teoria de Hierarquia das Necessidades proposta por Maslow; a teoria X e a teoria Y de McGregor; teoria dos Dois Fatores apresentada por Herzberg; a teoria das Necessidades exibida por McClelland; teoria do Fluxo e Trabalho qualificado de Mihaly C.; teoria das Características das Funções proporcionada por Hackman e Oldham e teoria Sócio-Histórica montada por muitos.
A motivação das pessoas na organização é complexa, pois depende de cada indivíduo logo, essas teorias motivacionais são utilizadas como ferramentas para compreender, prever e influenciar as atitudes das pessoas para estimular uma maior produtividade dentro da organização. Sendo assim, de acordo com as mudanças do mundo atual cabe ao gestor encontrar o melhor método para incentivar que seus funcionários sempre estejam motivados a almejar algo a mais. As teorias mais conhecidas e debatidas são a de Herzberg (teoria dos Dois Fatores) e a de Maslow (Hierarquia das Necessidades).
A primeira teoria citada no parágrafo acima defende que a satisfação ou a insatisfação do funcionário depende de dois tipos de fatores: higiênicos e motivacionais. Os fatoreis higiênicos (qualidade da supervisão, segurança, condições físicas do trabalho etc.) são capazes de afetar a insatisfação do indivíduo naquele meio, enquanto os fatores motivacionais (reconhecimento, oportunidade de crescimento pessoal, responsabilidade etc.) afetam a satisfação com o trabalho. Apesar de tudo sua teoria não foi totalmente comprovada.
Já a teoria de Maslow apresenta uma pirâmide que segundo ele demonstra a ordem das necessidades do homem, das fisiológicas até as de autorrealização. Para ele cada necessidade deve ser ao menos parcialmente satisfeita antes do indivíduo desejar satisfazer uma necessidade no próximo nível acima. De baixo para cima as cinco necessidades propostas por ele foram: fisiológicas, proteção, sociais, estima e autorrealização como o topo. No entanto sua teoria foi rebatida com exemplos onde houve grande inversão dessa ordem, com exemplo de situações extremas, como guerras. Ainda assim, essa é a teoria mais absorvido por administradores.
...