DADOS ESTATÍSTICOS DOS AEROPORTOS DE CARGAS E PASSAGEIROS
Por: fjinacio • 26/8/2015 • Trabalho acadêmico • 7.135 Palavras (29 Páginas) • 257 Visualizações
UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE - UNIPLAC
MODAL AÉREO
Andressa Antunes
Maria Gabriela
Rayane de Liz
Curso de Administração
Lages, 2015
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO.........................................................................................................................2
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA........................................................................................3
2.1 TRANSPORTES AÉREOS NO BRASIL..........................................................................3
2.2 MODAL AÉREO: INFRA-ESTRUTURA E ESTIMATIVAS..........................................5
2.3 DADOS ESTATÍSTICOS DOS AEROPORTOS DE CARGAS E PASSAGEIROS.......7
2.4 PRINCIPAIS EMPRESAS DE AVIAÇÕES DO BRASIL..............................................10
2.5 TIPOS DE AERONAVES COMERCIAIS E DE CARGAS............................................12
2.5.1 FULL / ALL CARGO ( somente carga).........................................................................12
2.5.2 FULL PAX (aeronave de passageiros)............................................................................12
2.5.3 COMBI (aeronave mista)................................................................................................13
2.6 PRINCIPAIS AEROPORTOS DE CARGAS NO BRASIL..........................................13
2.7 SITUAÇÃO E CENÁRIO PARA 2015............................................................................12
METODOLOGIA...................................................................................................................15
CONCLUSÃO.........................................................................................................................16
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS................................................................................ 17
INTRODUÇÃO
O transporte de carga pelo modal aéreo vem tendo um significativo aumento nos últimos anos principalmente nas exportações e importações, segmentos ainda dominados pelo modal marítimo. E com a necessidade de investimentos sejam eles públicos ou privados se fazem necessários para que a infra-estrutura nos aeroportos possa suportar o aumento da demanda tanto de passageiros quanto de carga que as estatísticas prevêem para os próximos anos principalmente após a Copa do Mundo de 2014 no Brasil e com as Olimpíadas de 2016 que será realizada no Rio de Janeiro.
O transporte aéreo de passageiros, e também de cargas, vem ganhando cada vez mais espaço perante os demais modais. Um dos responsáveis por isso foi a Copa do Mundo que aconteceu no Brasil em 2014, que viabilizou melhorias em tudo ao que se refere a este modal, principalmente a infra-estrutura dos aeroportos brasileiros para poder atender o fluxo.
Em 2006 o Brasil enfrentou um caos aéreo e que ainda ronda os aeroportos nos dias atuais. Atrasos, cancelamentos, aeroportos lotados. Algumas das causas desse caos aéreo são: má administração dos recursos, infra-estrutura precária dos aeroportos, o pequeno número de controladores de tráfego aéreo, entre outros.
Capacidade e espaço físico para o funcionamento da malha viário o Brasil tem, porém os investimentos não são suficientes para trazer a excelência de serviço neste setor. E isto torna preocupante quando falamos de Olimpíadas. Pois, segundo a ANAC o Brasil administra um espaço aéreo territorial de 8.511.965 km² e um espaço aéreo sobrejacente à área oceânica que vai até o meridiano 10°W, somando um total de 22 milhões de Km².
O presente trabalho destacará com base nestas colocações como se iniciou o transporte aéreo no Brasil, dando ênfase no que se tem feito em relação a infra-estrutura e a importância da aviação tanto de cargas como de passageiros para nossa economia.
Será destacado que com o surgimento de novas empresas aéreas comerciais, que competem pelo mercado e a postura do país ao longo da história em relação ao modal aéreo, trouxeram um cenário positivo ao setor, com mais segurança e qualidade dos serviços nas aeronaves, nos aeroportos e nos terminais.
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA[pic 1]
2.1 TRANSPORTES AÉREOS NO BRASIL
Em relação ao Transporte Aéreo, o Código Brasileiro de Aeronáutica (CBA), de 19 de dezembro de 1986, no Art. 26 (Capítulo II - Do Sistema Aeroportuário) define o sistema aeroportuário, como: “o sistema aeroportuário é constituído pelo conjunto de aeródromos brasileiros, com todas as pistas de pouso, pistas de táxi, pátio de estacionamento de aeronaves, terminal de carga aérea, terminal de passageiros e as respectivas facilidades”.
Sendo o Brasil um país de dimensões continentais, este sistema é de grande valia para garantir a segurança e a integração nacional. A fim de minorar os problemas provocados pelas grandes distâncias existentes entre as cidades, devem ser implantadas ações para ligar com rapidez e eficiência os principais centros econômicos e políticos do país. O modo aéreo, pelas suas características, apresenta-se como o ideal para implementação dessas ações, quando as mesmas se referem ao transporte de cargas de maior valor agregado e de passageiros, fazendo-se necessário conhecer suas características físicas, operacionais e legais, bem como começou ao longo dos anos em nosso País.
...