DESENVOLVIMENTO DO PRODUTO: NATURA EKOS
Por: Jana_Cardoso • 10/3/2019 • Trabalho acadêmico • 438 Palavras (2 Páginas) • 196 Visualizações
DESENVOLVIMENTO DO PRODUTO: NATURA EKOS
Captar oportunidade
A empresa Natura percebeu uma tendência mundial: a utilização de plantas como ativos em produtos de tratamento de pele, e viu nesta uma oportunidade de ganhar dinheiro, voltando ao ciclo de crescimento e se reafirmar como ambientalmente correta. As maiores fabricantes mundiais de cosméticos estavam de olho no Brasil e a Natura queria aproveitar as vantagens competitivas de ser brasileira. Segundo Urdan & Urdan (2006, p.2) a Natura decidiu enfatizar a biodiversidade brasileira, tendo em vista que suas principais concorrentes estavam de olho no Brasil devido às riquezas naturais, pois o país é conhecido por sua biodiversidade de plantas, que são matéria prima essencial para a fabricação de cosméticos. E sabe-se que de cada dez ativos presentes nos 15 principais produtos de tratamento de pele vendidos no mundo, cinco são à base de plantas.
Analise do problema
Os fabricantes de cosméticos estão se mostrando cada vez mais atentos a reduzir os impactos ambientais investindo em produtos de beleza sustentáveis, e passam a participar de iniciativas ecologicamente corretas. Dentre alimentos, roupas e acessórios, o ramo da beleza está se adaptando para que assim agrida cada vez menos o planeta. Empresas estão deixando de fazer testes em animais, começaram a apostar em embalagens “verdes”, e usam refis para criarem um menor fluxo de produção de recipientes. Portanto, o uso de ingredientes naturais, de origem vegetal, deixa de ser uma preocupação para tornar-se prioridade. Define-se então o novo luxo: cosméticos naturais eficazes e de boa qualidade.
Seleção de ideias
A empresa Natura Cosméticos carrega a imagem de qualidade e inovação em produtos de beleza. Após o período de queda das receitas em 1999, a Natura fez um forte investimento em inovação de produtos, entre essas inovações surgiu a linha Ekos. Percebeu-se neste período à crescente necessidade de inovação na indústria cosmética. Urdan & Urdan (2006, p.3) afirmam que era preciso inovar na abordagem do mercado consumidor. A Natura decidiu enfatizar a biodiversidade brasileira. A linha Natura Ekos é composta por produtos desenvolvidos a partir de ativos da biodiversidade brasileira extraído de forma sustentável, a ideia da linha é sustentada por cinco posicionamentos: beleza, transparência, sustentabilidade, qualidade e inovação, estas propostas são significativas e singulares para os clientes, constituindo um forte diferencial da marca Natura perante as concorrentes, sendo responsável também pelas perspectivas de expansão e penetração no mercado externo. A empresa Natura Cosméticos soube aproveitar uma oportunidade de mercado, e vendo que a ideia foi bem aceita pelos consumidores, sendo sucesso de mercado a empresa continua investindo constantemente em pesquisa e desenvolvimento que buscam descobrir novos ativos da biodiversidades e aplica-los para diversificar a linha Ekos.
...