Da Administração à Promoção do Conhecimento
Por: G1961 • 20/9/2015 • Trabalho acadêmico • 884 Palavras (4 Páginas) • 213 Visualizações
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Gestão do Conhecimento
Aula-tema 05: Da Administração à Promoção do Conhecimento
NOME | GERSON LUIZ DE SOUZA ALMEIDA. |
RA | 1517194859. |
Atividade de Autodesenvolvimento
Anhanguera Educacional
ANO 2.015
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Gestão do Conhecimento
Aula-tema 05: Da Administração à Promoção do Conhecimento
Atividade de Autodesenvolvimento
Trabalho desenvolvido na disciplina Gestão do Conhecimento apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesen-volvimento, sob a orientação do tutor (inserir nome completo).
Anhanguera Educacional
ANO 2.015
OBS.:
1) Utilize fonte Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5, com a margem direita e a esquerda justificadas.
2) Para evitar falhas redacionais e de digitação, concordância e pontuação, utilize o corretor ortográfico do Word.
INTRODUÇÃO
A partir da leitura e compreensão do artigo de Lira et al. (2008), pretende-se ...
DESENVOLVIMENTO
Elabore, com palavras próprias, as suas respostas a estas questões, sem copiar e colar uma frase ou outras que estão no artigo citado no passo 1, no livro-texto, nos arquivos disponibilizados no AVA, no texto entregue por seus colegas ou em sites da internet. Esta atividade será avaliada pelo tutor. Ele atribuirá a nota zero, se identificar apenas uma ou mais frases copiadas e coladas, pois essa ação será considerada plágio. Portanto, fique atento(a)!
Questão 1 – Nas páginas 170 a 175, os autores apresentam a evolução dos conceitos de informação e conhecimento. Explique as diferenças entre informação e conhecimento.
Resposta:
- INFORMAÇÃO: É um “dado”, ou um conjunto deles, escrito ou falado, que são úteis ao ser humano ou uma organização, para se resolver um impasse ou tomar uma de decisão. Com isso pode gerar “conhecimento numa pesssoa ou organização. Informação deve informar, um dado sómente não tem esse poder. O uso correto da informação numa empresa, da capacidade à ela de atingir inúmeros objetivos. A informação não se perde com o passar do tempo, ela só se perde ao ficar obsoleta.
- CONHECIMENTO: É o grande uso das “informações e dados”, juntamente reunidos ao potencial humano, sua competência, suas idéias, seus compromissos e intuições.
O conhecimento entra direto na mente das pessoas conhecedoras, nas empresas o conhecimento esta nas rotinas, práticas e normas organizacionais.O conhecimento é a informação que uma pessoa possui e coloca a mesma em prática.
Questão 2 – Na página 171, os autores citam que “A tecnologia por si só não é capaz de transformar dados em informações. É preciso que o homem crie um significado.” Analise essa frase e escreva sobre o que você entendeu dessa citação.
Resposta:
- O que posso afirmar é, que os dados não se transformam sózinhos em informações, é necessário que o ser humano decodifique estes dados, criando um significado para os mesmos, obtendo com isso a informação. E, se não existisse a interpretação do homem, tudo o que teria-mos sera apenas dados e não conheceríamos as informações.
Questão 3 – A alavanca que impulsiona a criação do conhecimento nas organizações é a transformação do conhecimento pessoal em conhecimento organizacional. A criação do conhecimento organizacional é uma interação contínua entre dois tipos de conhecimento. Cite quais são esses conhecimentos e diferencie um do outro, justificando por que eles são complementares.
Resposta:
- Os dois tipos de conhecimento são: Conhecimento Explícito e Conhecimento Tácito.
- O Conhecimento Explícito é aquele que podemos mostrar, transferir abertamente, esta em papéis, produtos, placas, jornais e outros tipos de caracterizações que possamos demonstrar, com diz o nome “explicitamente” à outras pessoas ou outras organizações.
- O Conhecimento Tácito é aquele que é guardado internamente na pessoa, em sua mente, existe uma dificuldade em interpretá-lo. Faz parte das ações, são as experiências adquiridas em anos de vivência. É o que o homem sabe, mas tem dificuldade em transmitir, em explicar.
...