Demonstrativo financeiro
Por: lucaumm • 1/6/2015 • Relatório de pesquisa • 667 Palavras (3 Páginas) • 387 Visualizações
Slide 1
- O Ativo representa os bens e direitos de uma entidade e geralmente é dividido em três categorias: Circulante, Exigível a Longo Prazo e Permanente. O Ativo de curto prazo é o mais importante para empresa, pois possui maior Liquidez e é utilizado para pagar as despesas.
- O Passivo é onde encontramos as obrigações com os sócios e terceiros da entidade, e é dividido em três grupos: Passivo Circulante, Exigível a Longo Prazo e Patrimônio Líquido.
O Ativo e o Passivo são correlacionados, os recursos que a entidade possui no Ativo são financiados pelos recursos do Passivo.
Slide 2
- DEMONSTRAÇÕES DE RESULTADO: A Demonstração de Resultado (DRE) são as contas que demonstra se a empresa obteve lucro ou prejuízo durante o período. Somam-se as receitas (Positivo) e subtraem-se as despesas (Negativo). Quanto maior for o lucro da empresa, maior ela poderá investir em seu Ativo e caminhar com seus próprios recursos.
- LIQUIDEZ E CAPITAL DE GIRO: O tempo que um ativo se transforma em dinheiro disponível é chamado de Liquidez. O capital de giro é utilizado para compras de estoque, financiar vendas ao cliente e, se sobrar, pode ser feita aplicações. A entidade pode manter sua liquidez usando recursos para pagar dívidas.
Slide 3
- CAPITAL PROPRIO E CAPITAL DE TERCEIROS: O capital próprio é representado pelo Patrimônio Líquido, recursos dos sócios, e estão sendo utilizados na entidade. Os recursos de terceiros são divididos em curto e longo prazo mostrados no Passivo e, são divididos em duas categorias: Recursos Naturais (provenientes da atividade normal e operacional da empresa) e Recursos de Capital Financiado (Recursos buscados para suprir suas necessidades de financiar ativos ou pagar despesas) também conhecido como recurso oneroso.
METODOS DE BALANÇO
A Legislação Societária é o tipo mais comum utilizada em empresas LTDA e S.A. de capital fechado. As Empresas demonstram seus balanços com valores nominais em cada período do balanço.
Correção integral e Moeda Constante é obrigatória para as empresas de capital aberto. Esse tipo de balanço é regulamentado pela Bovespa e CVM. Obrigatoriamente as empresas publicam seu balanço atualizando os valores para a moeda da data do último balanço
Slide 4
- ANALISE VERTICAL : A análise vertical avalia as demonstrações financeiras e os resultados dos exercícios demonstrando o crescimento em porcentagens entre um período e outro em relação ao total do ativo, passivo, DRE e Patrimônio Líquido, e também comparam as porcentagens dentro de um período.
- ANALISE HORIZONTAL : A análise horizontal nos dá informações sobre o crescimento de determinada conta do Balanço Demonstrativo e do DRE em relação ao período anterior, onde é possível verificar a representação de crescimento de determinada conta, e, o que ela pode representar para tomada de decisão ao final dos índices.
Slide 5
- ÍNDICES FINANCEIROS: Os índices financeiros são bem utilizados no mercado financeiro, são divididos em quatro, sendo eles: Lucratividade, Endividamento, Estrutura de Capital e Liquidez e de prazos médios. Dentre eles o que chamou nossa atenção foi o Índice de Lucratividade que tem por finalidade avaliar as vendas da entidade e também o valor do ativo, Patrimônio Líquido e suas ações. Os indicadores por mais que auxiliem na tomada de decisão, não são suficientes para um julgamento ou uma decisão correta, onde estes aliados a analise vertical já mostram uma melhor eficácia.
Slide 6 e 7
Somente demonstrações dos índices utilizados na empresa Natura
Slide 8
Margem de Lucro ou capital de Margem- Esse método corresponde a porcentagem de lucro obtido sobre as vendas
Giro do Ativo – Quanto de capacidade a empresa consegue girar seus ativos para obter lucro.
Slide 9
Esse método demonstra através dos dados já encontrados nas análises de Giro e Margem, qual a taxa de retorno que a empresa tem sobre os ativos.
Slide 10
Cálculos que demonstram a situação da empresa perante seus endividamentos.
...