Desafio Profissional RH 2 bimestre 2015
Por: oslec.souza • 27/5/2015 • Projeto de pesquisa • 683 Palavras (3 Páginas) • 806 Visualizações
INTRODUÇÃO
Foi realizada uma pesquisa e um levantamento de dados com o departamento pessoal onde identificamos que a função de Mestre de Obras está reduzida perante a necessidade e demanda de serviços, onde isso está impactando negativamente no canteiro de obras.
Por consequência da falta do mestre de obras os colaboradores ficam sem suporte e orientação quanto ao serviço a ser prestado e sem o controle e distribuição dos EPIs e EPCs necessários para a execução do serviço, além do devido treinamento e orientação para seguir as regras de saúde e segurança no trabalho.
Além do mais, os colaboradores estão reivindicando alteração salarial de 8%, melhores condições de trabalho e equipamentos de segurança de qualidade além da contratação de 5% do efetivo para o cargo de mestre de obras.
PROPOSTA
Mediante as reivindicações e paralizações dos colaboradores de contratação de mestre de obras, melhores condições de trabalho quanto à saúde e segurança, melhores EPIs e reajuste salarial foi elaboradora a proposta a seguir, a fim de sanar as reivindicações com o objetivo de ambas as partes (empresa e trabalhadores) ficam satisfeitos onde os trabalhos na obra voltem ao normal.
RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
Serão aberta vagas para a contratação de 25 mestres de obras, o prazo dessa contratação é de 20 dias, onde iremos recrutar os candidatos através de redes sociais, jornais, rádios e sindicatos, o processo de recrutamento será realizado em 10 dias. Após, faremos o levantamento e análise dos currículos e posteriormente será agendada uma entrevista com os candidatos, engenheiro de obras e recursos humanos afim de, selecionar o melhor candidato para a vaga em questão.
Esse processo é de extrema importância, pois teremos a possibilidade de fazer com que os candidatos conhecem a empresa e sejam atraídos pelos anúncios da vaga ofertada, além disso, com a seleção correta desses candidatos a empresa tem a chance de contratar o candidato que melhor se encaixe no perfil e não corra os riscos de rotatividade, onde gera tempo e custos. Contratando a pessoa certa para o cargo certo, reduz-se tempo e custo para a empresa.
DISTRIBUIÇÃO DE EPI E TREINAMENTO DE SEGURANÇA
Foi realizado um levantamento dos EPIs necessários para o cargo de Pedreiro e ajudante de pedreiro: Capacete, aparelho auricular, bota de bico de aço, óculos incolor, sinto de segurança, protetor solar, máscara PFF2. Onde foi identificada a necessidade de troca de alguns EPIs devido ao prazo de validade e qualidade, além de um maior controle de distribuição desses equipamentos.
Esse controle de distribuição será realizado individualmente, onde cada colaborador terá sua ficha de controle de EPI, nessa ficha deverá conter a quantidade de EPI, Tipo de EPI, CA (certificado de aprovação pelo Ministério do Trabalho), data de entrega e data de devolução do EPI.
Sempre que o colaborador for trocar o EPI, seja pelo tempo de uso ou por problemas técnicos, ele deverá devolver o EPI velho, onde o almoxarifado irá lançar na ficha a devolução desse equipamento e lançará um novo equipamento a esse colaborador.
Além disso, o técnico de segurança do trabalho irá treinar todos os colaboradores quanto á maneira de utilizar e conservar o EPI, a importância de se trabalhar com segurança, a conscientização da importância de se ter um ambiente limpo e organizado. Esse treinamento deverá ser periódico e sempre com a lista de presença e registros fotográficos. Além disso, o técnico fará um DDS (Diálogo Diário de Segurança) das eventualidades de saúde e segurança que surgir durante a execução da obra.
...