Desafio Profissional recursos humanos
Por: shertel • 25/5/2015 • Trabalho acadêmico • 4.139 Palavras (17 Páginas) • 718 Visualizações
[pic 1]
Universidade Anhanguera – UNIDERP
Centro de Educação a Distância
Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
4º Semestre
JANAINA ESCÓRCIO NASCIMENTO HERTELRA 5569135675
DESAFIO PROFISSIONAL
Disciplinas: Empreendedorismo, Ética e Relações Humanas no Trabalho e Desenvolvimento Pessoal e Profissional.
PROFESSORA LÍVIA VIEIRA
Valparaíso/GO
02/06/2014
Introdução[pic 2]
Ao fazermos esse trabalho vimos que empreendedorismo estuda o empreendedor, seu perfil, suas origens, seu sistema de atividades, seu universo de atuação. Os empreendedores são pessoas que têm a habilidade de ver e avaliar oportunidades de negócios; ver recursos necessários e transforma-os em vantagens; e tem ação apropriada para assegurar o sucesso. São orientadas para a ação, altamente motivados; assumem riscos para atingirem seus objetivos. O espírito empreendedor nos dias de hoje deixou de ser apenas uma característica do microempresário, empregador. Atualmente ser empreendedor é deixar de estar passivo aos acontecimentos e ter sugestões para melhorar o ambiente de trabalho. Portanto ter um funcionário empreendedor se tornou um bom investimento para o bom desenvolvimento da instituição.
Passo 1
AUTO-AVALIAÇÃO DO PERFIL EMPREENDEDOR
Ao analisar o perfil do empreendedor identifiquei que diversas características se destacam em um perfil, dentre outras que podem ser desenvolvidas. As características que melhores se adequaram são, a segurança de tomar decisões corretas mesmo em momentos de difíceis, comprometimento e dedicação com o trabalho, determinação e dinamismo, superando os obstáculos impostos sempre com muita vontade e determinação, o senso de liderança em comum no grupo, com muita facilidade em se comunicar e relacionar com as pessoas. Com o desenvolvimento deste estudo vi que o administrador e o empreendedor possuem um papel fundamental no processo de organização dos negócios. O empreendedor é mais visionário do que a maioria dos administradores. O administrador se enquadra no mundo corporativo e está relacionado a soluções de conflitos, já o empreendedor nem sempre está presente nas corporações, pois a partir de uma visão de futuro o empreendedor passa a planejar e concretizar as ideias em seu próprio negócio possui além de suas características as funções de um administrador que são utilizadas em momento adequado para todos.
Identifique e Avalie uma oportunidade do seguimento escolhido, sempre aliada ao “ambiente, atitudes empreendedoras e KnowHow”. A identificação deverá responder as perguntas abaixo:
- Quais as vantagens competitiva do empreendedor?
Uma vantagem competitiva origina-se de uma competência central do negócio. Competência é uma habilidade adquirida no segmento onde você atua ou naquilo que você faz, mas para se transformar em vantagem competitiva, você precisa exercê-la melhor do que os seus concorrentes. As vantagens competitivas estão necessariamente ligadas a diferenciais que proporcionam um ganho para o consumidor. Isso pode ocorrer por meio de um custo menor de produção da criatividade no processo de obtenção do produto, que ao final, levam a um produto ou serviço de menor curso e, consequentemente de menor preço final. As barreiras de entrada para novos competidores e até para os competidores atuais constituem uma grande vantagem competitiva que a empresa deve saber aproveitar.
- Qual o retorno econômico que ela proporcionará?
Concluímos que apesar de se precisar de um bom investimento para o início do negócio, pois o investimento necessário não sai muito barato. O investidor poderá obter o retorno do investimento em até 1 ano. A gravadora será voltada para um publico da classe média onde todos terão a oportunidade de visita-la devido à acessibilidade da programação. Para que isso aconteça tem que ter um bom administrador para esse negócio, e com isso poderá ter um retorno.
- Para transformar a oportunidade detectada em negócio, qual estrutura será necessária?
Para transformar ideias em oportunidades e abrir novas possibilidades é um desafio e tanto para futuros empreendedores, o que vai exigir muito mais do que métodos e soluções comprovadas. Para colocar uma ideia em prática é necessário, antes de tudo,enxergar benefícios onde à maioria enxerga somente prejuízos. E trabalhar melhor as ideias não é necessário reinventar. Embora você deva fugir dos padrões e usar a mente criativa para encontrar a melhor forma de colocar as ideias em prática. Portanto, deixe o orgulho de lado e procure utilizar o conhecimento a seu favor.Ideias existem para ser aperfeiçoadas.
- Qual é o conhecimento, organização e independência do empreendedor? Quanto, maior o domínio de um empreendedor sobre um ramo de negócio, maior será sua chance de êxito.
Ter uma boa ideia e paixão pelo negócio não bastam para que você seja um empreendedor de sucesso. O empreendedor tem que dominar técnicas de gestão de negócios é a habilidade que ele mais sente necessidade, você pode ter capacidade técnica, domínio de conhecimento e ótimas ideias, mas também é preciso ter visão de negócios, saber gerir e liderar pessoas.
Para isso o empreendedor precisa:
Ser determinado;
Dominar técnicas de gestão;
Manter-se informado;
Saber ouvir;
Saber se comunicar;
Ter autocrítica.
- Qual é a disposição do empreendedor em assumir riscos?
O empreendedor é quem fareja as oportunidades e precisa ser muito rápido, aproveitando as oportunidades antes dos outros, isso significa que é a pessoa que assume riscos e que começa algo novo.Ele não é a mesma coisa que empresários embora alguns empresários agisse de uma forma empreendedora, sendo assim suas formas de assumir os riscos são de forma calculadas,em fundamentos administrativos e econômicos.O empreendedor ele cria e prevê oportunidades e as analisa antes de outras pessoas, sendo assim elesempre corre o risco de perder ou ganhar. As tentativas são sempre estudadas e elaboradas para ver se vale a pena ou não arriscar sempre em busca de melhor solução, ganhos na economia da empresa, sendo assim o empreendedor sempre inova suas relações humanas, administrando bem seu tempo e espaço, assume-se o papel de líder na sociedade podendo exercer em diversos setores.
...