Desafio profissional Tecnologia de Recursos Humanos
Por: thamaragabriella • 24/5/2015 • Ensaio • 865 Palavras (4 Páginas) • 483 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
POLO DE AEDU-FACNET
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
THOMAS ARAUJO FONTES RA 8744142719
DESAFIO PROFISSIONAL DO 1º BIMESTRE
Gestão de Pessoas e Técnicas de Adm. De Pessoal
TAGUATINGA / DF
Abril/2015
DESAFIO PROFISSIONAL DO 1º BIMESTRE
Gestão de Pessoas e Técnicas de Adm. De Pessoal
Atividade prática supervisionada apresentada como requisito de avaliação na disciplina de Gestão de Pessoas e Técnicas de Adm de Pessoal, no Curso de Tecnologia e Gestão de Recursos Humanos da Universidade Anhanguera, Polo de AEDU-Facnet sob a orientação da orientadora Joziane Almeida.
TAGUATINGA / DF
Abril/2015
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO............................................................................................................3
CONSIDERAÇÕES INICIAIS 4
DIAGNÓSTICO ...........................................................................................................5
PLANO DE AÇÃO 6
CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 8
[pic 2]
INTRODUÇÃO
O objetivo do Desafio Profissional deste bimestre foi assumir o papel de um consultor de Gestão Recursos Humanos, na elaboração de um Plano de Melhorias da empresa SUPERSOFT.
Este Plano de Melhorias será dividido nos seguintes passos: elaboração do termo de rescisão do contrato de trabalho, demonstrativos de pagamento, política de recompensa, programa com inclusão de comunicação, cooperação, proteção, assistência e disciplina de conflito. A partir disso será criado um Diagnóstico e um Plano de Ação da empresa SUPERSOFT.
[pic 3]
CONSIDERAÇÕES INICIAIS
Analisando o dossiê da empresa SUPERSOFT, é notável a insatisfação de seus funcionários relacionados ao ambiente de trabalho. Porém, a valorização de funcionários é de suma importância, pois eles são os responsáveis por boa parte dos recursos que geram o lucro de uma empresa. Logo, os funcionários devem sentir-se bem em seus ambientes de trabalho para que então desenvolvam seus papéis com eficiência e precisão.
Pensando nisso, será planejado um Plano de Ação baseado no mapeamento de problemas da empresa para corrigir falhas e melhorar a eficácia de seus contribuintes.
[pic 4]
DIAGNÓSTICO
Buscando a melhora da qualidade da empresa, é importante procurar erros e déficits para fazer melhorias visando à qualidade, a quantidade e a segurança, melhorando continuamente para maior satisfação de seus funcionários.
Durante a análise da empresa SUPERSOFT foi feito um diagnóstico para avaliar os motivos de insatisfação e desmotivação dos funcionários. Foram observados os seguintes problemas: Falta de subsídio para capacitação profissional; Salário desproporcional ao esforço e capacitação; Falta de reconhecimento profissional e desvalorização de trabalhos; Sobrecarga e acumulo de trabalhos devido à demissão de pessoal; Falta de infraestrutura e equipamentos adequados; Desorganização e falta de comunicação que afetam o trabalho em equipe e geram desentendimentos; Falta de política de remuneração; Relação conturbada entre proprietários e funcionários.
PLANO DE AÇÃO
[pic 5]
Segundo CHIAVENATO (2006) o clima organizacional é favorável quando proporciona satisfação das necessidades dos participantes, produzindo elevação do moral interno. O plano de gestão visa conciliar os objetivos da empresa com a satisfação de seus funcionários, fazendo com que resultados sejam alcançados atendendo a necessidade de todos os colaboradores. Seguindo essa linha de pensamento será desenvolvido um plano de ação com as seguintes propostas:
- Elaborar um Programa de Relação para estabelecer uma melhor relação entre funcionários, promovendo reuniões periódicas entre todos os colaboradores, dando liberdade aos funcionários para demonstrarem idéias e opiniões e a oportunidade de participar de determinadas metas e da tomada de decisões, gerando melhor satisfação, reconhecimento e motivação profissional e melhor convivência no grupo de trabalho.
- Investir na qualificação dos colaboradores, promovendo cursos e treinamentos para melhor capacitação e reconhecimento de funcionários, para garantir o desenvolvimento profissional e a possibilidade de crescimento dentro da empresa, aumentar à ética e moral empresarial e o bem-estar profissional e também melhorar a relação entre funcionários e clientes.
- Procurar formas viáveis para resolver a insatisfação salarial dos funcionários sem que cause prejuízos aos lucros e gastos totais da empresa.
- Estabelecer um plano de metas e implantar uma Política de Recompensa, para que motive os funcionários a exercer suas atividades com êxito.
- Organizar grupos de trabalho para diminuir a sobrecarga de afazeres proporcionando uma melhor administração do tempo por parte dos colaboradores.
[pic 6]
CONCLUSÃO[pic 7]
Com o ritmo acelerado das inovações empresariais e a competitividade entre empresas, a cobrança e a sobrecarga de trabalhos sobre os funcionários tentem a crescer, causando desconforto e desmotivação às equipes que compõem uma empresa.
...