Desafios da gestão pública nos dias atuais
Por: Jussie.santana • 18/4/2019 • Monografia • 10.432 Palavras (42 Páginas) • 279 Visualizações
[pic 1]
Aluno
DESAFIOS DA GESTÃO PÚBLICA NOS DIAS ATUAIS
Brasília/DF
2018
[pic 2]
Aluno
DESAFIOS DA GESTÃO PÚBLICA NOS DIAS ATUAIS
Artigo apresentado à Faculdade Fael, como requisito parcial para a obtenção do Grau de Especialista em
Orientador(a):
Brasília/DF
2018
AGRADECIMENTOS
A Deus por ter me dado saúde e força para superar as dificuldades e aos meus pais pelo amor, incentivo e apoio incondicional.
RESUMO:
DESAFIOS DA GESTÃO PÚBLICA NOS DIAS ATUAIS
O presente trabalho tem como objetivo trazer uma visão geral acerca dos métodos utilizados pela administração pública no Brasil nos últimos anos, assinalando suas principais características e as relações entre o Estado e a sociedade. A narração tem como ponto de partida os períodos iniciais da história do Brasil, onde se desenrolam os principais acontecimentos que causaram impacto no funcionamento da administração pública até o conturbado final do segundo mandato da presidente Dilma Roussef. As exposições deste trabalho são provenientes de pesquisa bibliográfica na literatura disponível atualmente que trata do tema, como também dos depoimentos dos estudiosos que têm participado do desenvolvimento da administração pública seja como disciplina, seja como prática. Espera-se que este estudo contribua como uma fonte de informação e de entusiasmo criador para os envolvidos na pesquisa e na prática da administração pública. Neste sentido, este trabalho expõe um pensamento sobre os eventos e de como o ideário político teve influência na gestão pública, o impacto do patrimonialismo, da burocracia e do gerencialismo na construção das atividades da administração, a questão da eficácia e da eficiência no atendimento ao cidadão e a inovação e o uso das novas tecnologias nos dias atuais.
Palavras-chave: Patrimonialismo. Burocracia. Gerencialismo. Gestão Pública. Brasil.
ABSTRACT
CHALLENGES OF PUBLIC MANAGEMENT IN CURRENT DAYS
The present work aims to provide an overview of the methods used by public administration in Brazil in recent years, highlighting its main characteristics and the relations between the State and society. The narrative has as its starting point the initial periods of Brazilian history, where the main events that have impacted on the functioning of the public administration to the troubled end of the second term of President Dilma Roussef unfold. The presentations of this work come from bibliographical research in the currently available literature dealing with the subject, as well as from the testimonies of scholars who have participated in the development of public administration either as a discipline or as a practice. It is hoped that this study will contribute as a source of information and creative enthusiasm for those involved in public administration research and practice. In this sense, this work exposes a thought about the events and of how the political ideology had influence in the public management, the impact of the patrimonialism, the bureaucracy and the managerialism in the construction of the activities of the administration, the question of effectiveness and efficiency in citizen service and innovation and the use of new technologies in the current day.
Keywords: Patrimonialism. Bureaucracy. Managerialism. Public Management. Brazil.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO ..................................................................................................... 07
2. REFERENCIAL TEÓRICO .................................................................................. 10
2.1 Administração Pública – Conceituação e Princípios .......................................... 10
2.2 Controle de Atos da Administração Pública ....................................................... 12
2.3 A formação da gestão pública no Brasil ............................................................. 13
2.4 A Administração Pública e os modelos de gestão ............................................. 19
2.5 Gestão Pública e Governança ............................................................................ 21
2.6 O Gerencialismo e o Estado Brasileiro ............................................................... 24
2.7 A inovação na gestão pública ............................................................................. 26
2.8 Inovação e Eficiência da gestão pública ........................................................... 31
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS .................................................................................. 36
4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ..................................................................... 38
- INTRODUÇÃO:
As discussões que tratam o campo da administração pública atualmente têm como objeto dominante a inclusão de forma participativa da sociedade civil na preparação de políticas públicas ao lado da máquina pública.
Ao se falar sobre administração pública no Brasil, percebe-se, historicamente, uma trajetória assinalada por poucos momentos relevantes, pois desde seu descobrimento o país sempre teve seu setor público caracterizado por práticas patrimonialistas. Embora as últimas décadas sejam apontadas como um período que trouxe grandes avanços pode-se verificar que os vestígios característicos de uma cultura cuja marca do jogo de poder das classes dominantes ainda sejam práticas administrativas presentes em todas as esferas da administração.
A administração pública predominante no atual contexto é a gestão gerencial que foi estabelecida no governo Fernando Henrique Cardoso em virtude das discussões que aconteciam em todo o mundo a propósito das reformas do Estado Moderno. A chamada Nova Administração Pública tem por base a defesa dos princípios predominantes no setor privado destacando a adaptação para o setor público. Nota-se, atualmente, na literatura, uma concordância a respeito do fato de que a administração gerencialista não consegue atender as necessidades da sociedade no contexto moderno, nem também ultrapassar todos os desafios surgidos em uma atmosfera que apresenta característica de mudanças instantâneas e demandas de uma sociedade cada vez mais exigente.
...