Desafios das Empresas Diante aos Avanços Tecnológicos em Um Mundo Globalizado
Por: Hugo Leonardo • 31/10/2018 • Trabalho acadêmico • 1.270 Palavras (6 Páginas) • 335 Visualizações
Teoria Geral da Administração |
Desafios das empresas diante aos avanços tecnológicos em um mundo globalizado. |
Empresa: Raia Drogasil (RADL3) |
24/8/2018 |
Sumário.............................................................................................1
Crescimento das organizações públicas, privadas e do Terceiro Setor.2
Concorrência mais aguda.3
Sofisticação da tecnologia.4
Taxas elevadas de inflação de custos.5
Globalização da economia e internacionalização dos negócios.6
Visibilidade maior das organizações.7
Sustentabilidade econômica, social e ambiental.....................................................................8
Bibliografia.............................................................................................................................9
- Crescimento das organizações públicas, privadas e do Terceiro Setor.
A Raia Drogasil, nasceu em 2011 como um dos dez maiores grupos varejistas do Brasil, vindo de uma fusão de dois grandes grupos, a Drogasil e Droga Raia, atualmente possui 1610 lojas no Brasil com faturamento anual de mais de 12 bilhões de reais e possui cerca de 29 mil funcionários.
Apesar de concorrentes antes da união, as empresas eram de certa forma complementares em público e localização. Enquanto a Drogasil vendia mais para um público idosos e sempre foi historicamente mais forte nos medicamentos, a Raia era mais procurada por clientes de até 40 anos e se destacava mais pela oferta de produtos de beleza e bem-estar. As duas também ocupavam lugares diferentes no país.
Buscando ampliar o leque de atendimento a diferentes perfis de clientes, a companhia também lançou a marca Farmasil para atendimento à população de baixa renda e à classe média emergente. Dessa forma, a rede reforçou a venda de medicamentos similares e sem prescrição e também criou a 4Bio, vendedora de remédios de alta tecnologia.
- Concorrência mais aguda.
Assim como nos últimos sete anos, a Raia Drogasil está no topo do ranking de maiores faturamentos do Brasil, divulgado pela Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma). Em seguida, está a Drogaria Pacheco São Paulo e, em terceiro lugar, as Farmácias Pague Menos.
A Rede Raia Drogasil segue um plano estratégico de crescimento, que busca criar aproximadamente 240 novas lojas em 2018, expandindo seus estabelecimentos e criando novas marcas de produtos para se destacar no mercado. Um dos grandes focos da rede além dos medicamentos são seus produtos de beleza e higiene.
Para maximizar seus clientes e se destacar no mercado, a Raia Drogasil vai intensificar a expansão do seu segmento de lojas voltado para o público de baixa renda, com a bandeira Farmasil. A companhia abriu 200 novas lojas no ano de 2017 e aposta na expansão desse novo segmento. A sua estratégia de Marketing é voltada para estimular a experiência de seus clientes, superando suas expectativas com produtos de qualidade e com preços baixos, assim cativando e fidelizando seu público alvo.
- Sofisticação da tecnologia.
A Raia foi a primeira empresa varejista do país a concluir seu processo de automação comercial em 1987, substituindo máquinas registradoras por computadores. Os estoques, que antes eram definidos e repostos manualmente, passaram a ser gerenciados eletronicamente. Nesse mesmo ano introduziu o Cartão Raia, primeiro instrumento de fidelidade com a constituição de um banco de dados e sem envolver a concessão de crédito, de todo o varejo brasileiro, garantindo aos consumidores descontos em medicamentos, facilidades de pagamento e participação em programas filantrópicos. Hoje, o número de clientes cadastrados no programa já supera a marca de quatro milhões e representa mais de 80% do faturamento total da empresa.
Com a grande demanda e o surgimento das vendas online, a Raia Drogasil criou seu setor de vendas e-commerce, (modalidade de compras pela internet). No início, realizavam seu processo de forma bem manual e lenta, de forma que sua logística possuía várias etapas até de fato o envio do produto ao cliente, em virtude disso se limitavam em realizar uma demanda muito grande.
Com o crescimento da Rede e a implementação de novas tecnologia, o processo ficou mais rápido e dinâmico, agora em uma única etapa a empresa conseguia receber o pedido em seu site, processar a encomenda e enviar ao cliente, diminuindo o tempo e gerando agilidade em suas vendas, podendo vender em grande escala e consequentemente gerando mais lucro para a empresa.
- Taxas elevadas de inflação de custos.
A Raia Drogasil é uma das redes varejistas que não foram tão afetadas pela crise de consumo no país. Desde 2015, quando a recessão se instalou, até o fim do ano passado, a receita e lucro tiveram alta de aproximadamente 50%.
O peso da inflação e dos tributos fizeram com que os setores de higiene e beleza da Raia Drogasil fossem um dos mais afetados pelo recuo da demanda de consumidores Brasileiros. A solução encontrada pela mesma foi diluir os custos no repasse de preços de medicamentos e acrescentar a produtos com margens superiores.
Em geral, as grandes redes farmacêuticas, apesar de serem afetadas, não sofrem tanto em relação a empresas de outros setores, pois mesmo com a crise vivida no país, a demanda por produtos de higiene, beleza e principalmente medicamentos é sempre muito grande, podemos citar principalmente a população idosa, que depende do uso continuo de medicamentos, fazendo com que a demanda nunca sofra grandes baixas.
- Globalização da economia e internacionalização dos negócios
A Drogasil foi à primeira empresa do setor a abrir capital na Bolsa de Valores de São Paulo, em 1977. Nos anos 70, mesmo sendo uma empresa pequena com apenas 7 lojas, a Drogasil já era líder no Brasil e na América Latina. Em 2010 foi a vez da Droga Raia abrir o capital na Bolsa de Valores de São Paulo. Com as duas empresas focando o mesmo objetivo, acontece a fusão entre a Raia e Drogasil no ano de 2011, criando a maior rede de farmácias do Brasil, com cerca de 8,3% do mercado, 700 lojas e um faturamento aproximado de 4,1 bilhões de reais.
...