Descreva o processo de transformação dos cristais puros em cristais do tipo P e N.
Por: trinity14 • 18/8/2019 • Ensaio • 622 Palavras (3 Páginas) • 174 Visualizações
1 - Descreva o processo de transformação dos cristais puros em cristais do tipo P e N.
R: Os elementos semicondutores são um meio termo entre os elementos condutores e isolantes. Neles os portadores de cargas podem se mover, mas com certa dificuldade. Exemplos desses elementos são o silício (Si) e o germânio (Ge). Se analisarmos suas formas atômicas, as últimas camadas (valência) possuem 4 elétrons. Assim, quando formarem uma estrutura (cristais), essa união alcançará o equilíbrio atômico que são 8 elétrons na camada de valência, ou seja, uma Ligação covalente. E tal união resulta um material em sua forma pura e em tal condição sua resistividade é muito alta dificultando a passagem dos elétrons. Para que tenham suas características condutoras, a esses elementos devem ser adicionados certas “impurezas”. Essas impurezas são substâncias cujos átomos tenha em sua camada de valência um número de elétrons diferente de 4. Existem duas possibilidades dessa dopagem: Elementos cujos átomos possuam 5 ou 3 elétrons na última camada. Nesse a camada de valência ficará com 7 elétrons e não 8 para serem compartilhados. Sobra então uma vaga ou “lacuna” que poderá ser preenchida com elétrons, assim, como os portadores de cargas são as lacunas dizemos que o material condutor é do tipo P (positivo). Naquele ficará sobrando um elétron que saltará de átomo para átomo, movimentando-se através da estrutura. Como os portadores de cargas são os elétrons (negativos), dizemos que se trata de um material do tipo N (negativo).
2 - Dê o símbolo, a curva característica e comente sobre o diodo Led.
R: O termo LED é, na sua origem, uma abreviatura de "Light Emitting Diode" Díodo Emissor de Luz. Apareceu no mercado em 1962 inicialmente na cor vermelha, atualmente existe uma enorme variedade de cores e diferentes aplicações. O LED é um díodo semicondutor (PN) que, quando sujeito a energia, emite luz. A luz emitida pode ser visível ou não visível (Infravermelhos, ultravioletas). Uma vantagem é o consumo reduzido de energia, resistência física elevada, reduzida dimensão e uma vida muito longa se as condições de funcionamento forem respeitadas.
A luz é monocromática e é produzida pelas interações energéticas dos elétrons. A sua utilização era, exclusiva dos indicadores de funcionamento de outros aparelhos (ligado, desligado por exemplo), sinalizadores luminosos (relógios ou mostradores) passou a ser usado em iluminação direta substituindo a iluminação convencional e as telas de tv e monitores à medida que a relação entre luminosidade e consumo foi sendo melhorada.
O processo de emissão de luz pela aplicação de uma fonte elétrica de energia é chamado eletroluminescência. Em qualquer junção P-N polarizada diretamente, dentro da estrutura, próximo à junção, ocorrem recombinações de lacunas e elétrons. Um LED deve ser ligado de forma correta, o circuito de ligação deve ter o + para o ânodo e - para o cátodo. O cátodo é a ponta mais curta e deve ter um chanfro no lado da cápsula do LED. Se olharmos para o interior do led o ânodo é o elétrodo maior.
3 - O que é Tensão Eficaz (ou Tensão RMS) ?
( A ) É o valor médio de uma tensão alternada ao longo do tempo
( B ) É a tensão máxima de um sinal AC
( C ) É o valor de pico de um sinal DC
(D) É o valor de tensão que um sinal alternado teria se ele fosse contínuo puro.
4 - Das definições abaixo, qual é a do transformador?
(A) São duas bobinas com núcleo enroladas próximas, sem contato elétrico entre elas
( B ) É um semicondutor com duas junções, uma dopada positivamente e outra negativamente
( C ) É uma bobina que é capaz de aumentar ou diminuir o valor de uma tensão
...