Desemprego Estrutural, Informalidade
Por: Lais Ramos • 3/11/2015 • Relatório de pesquisa • 864 Palavras (4 Páginas) • 1.131 Visualizações
Desemprego Estrutural; Informalidade
O Desemprego Estrutural no Brasil
O Brasil é um país reconhecido por diversos aspectos, como por exemplo, suas riquezas naturais, seu povo alegre e também seus diversos problemas sociais que não podem ser menosprezados. A falta de emprego é um dos tópicos mais importantes destes problemas.
Dentre alguns tipos, o desemprego estrutural é o desemprego causado por mudanças na estrutura da economia, ou seja, a automação dos processos produtivos na indústria e nos serviços. Assim, a grande causa do desemprego estrutural é a falta de mão de obra qualificada.
Quando um país se desenvolve economicamente é preciso desenvolver-se educacionalmente também, para que o desemprego estrutural não seja uma realidade tão grande a nação. A implantação de novas tecnologias e a exigência de profissionais aptos a manuseá-las é indispensável para o bom andamento do país.
O Brasil é uma nação muito carente em mão de obra qualificada pois é um país em desenvolvimento que tem carências básicas de formações profissionais. A economia brasileira cresceu grandemente ao decorrer das décadas, fazendo-se necessário a vivencia de profissionais qualificados para exercer funções importantes e decisivas.
Porém, é muito comum a obrigação do país em ter que passar cargos importantíssimos e relevantes para outros profissionais de outras nações, pois há uma total carência de colaboradores com qualificação no espaço nacional. O que acaba tirando nossos empregos e transferindo a responsabilidade e por conseqüência os lucros que se qualificados, nós mesmos teríamos.
Um grande exemplo são as privatizações de empresas que podiam ser administradas por em poder nacional e acabam sendo repassadas para poderes estrangeiros, isso faz com que o país perca a credibilidade e principalmente os lucros que deviam ser somente nossos.
Para toda e qualquer mudança é necessário a preparação do país para receber tal responsabilidade. Pois o despreparo acaba transformado o que era pra ser uma glória em mais um problema social, neste caso a falta de qualificação, acaba abrindo a porta para o desemprego, que surge a partir da necessidade de profissionais pensantes, aptos e qualificados educacionalmente e não só a velha mão de obra pesada.
Para o fim desse problema, é necessário que o país construa futuros profissionais com educação qualificada. Este é um processo longo e árduo mas é um investimento muito seguro, pois todos os países super desenvolvidos tem como base a boa educação que cria profissionais excelentes.
Informalidade
Com o desemprego, vem diversos problemas sociais, como o trabalho informal, que surge a partir da falta de oportunidade de um emprego fixo e com carteira assinada.
O trabalho informal é responsável por grande parte da renda brasileira, o que acaba sendo um mal imenso a economia e ao profissional que acaba não tendo seus direitos reconhecidos formalmente. Ou seja, não possuem os mesmos direitos que os profissionais formais.
A informalidade é um assunto que abrange além do Brasil outros diversos países. O conceito principal da palavra Informal é “não haver regras”, com isso ao deduzimos a palavra informalidade destacamos a pratica do trabalho sem registros oficiais, a CTPS.
Com base em diversos estudos a taxa de trabalhadores informais consiste em mais de 300 milhões. Além deles não
...