Desenvolvimento: Teoria Comportamental
Por: brufe • 11/3/2016 • Dissertação • 347 Palavras (2 Páginas) • 363 Visualizações
Teoria Comportamental
Hoje essa teoria tem se destacado cada vez mais e ganhado cada vez mais valores, pois seus pesquisadores tem levado muito a sério suas pesquisas e procurado cada vez mais respostas sobre o comportamento humano diante de situações que precisam de tomada de decisões. Um destaque muito importante foi o prêmio Nobel de economia 2002 entregue a Daniel Kahneman, psicólogo israelense, por suas visões integradas da pesquisa psicológica na ciência econômica, especialmente quanto ao julgamento humano e tomada de decisões em condições de incerteza e a Vernon Smith por consolidar o uso de experimentos em laboratório como ferramenta para estudos empíricos em economia, principalmente no estudo de mercados e Economia Comportamental. As pessoas decidem com base em hábitos, experiência pessoal e regras práticas simplificadas. Aceitam soluções apenas satisfatórias, buscam rapidez no processo decisório, tem dificuldades em equilibrar interesses de curto e longo prazo e são fortemente influenciadas por fatores emocionais e pelo comportamento dos outros. Os economistas comportamentais buscam entender e modelar as decisões individuais e dos mercados a partir dessa visão alternativa a respeito das pessoas. Influências psicológicas, emocionais, conscientes e inconscientes que afetam o ser humano em suas escolhas, são tentativamente incorporadas aos modelos.
A Economia Comportamental propõe-se a entender e modelar as decisões dos agentes de forma mais realista. O método experimental é a ferramenta mais utilizada pelos economistas comportamentais em sua investigação empírica sobre esses desvios em relação à ação racional. O método experimental é a ferramenta mais utilizada pelos economistas comportamentais em sua investigação empírica sobre esses desvios em relação à ação racional.
Com isso um dos países que não tem dado tanto valor o quanto precisa é o Brasil, não tem muito conhecimento, teria que investir e seguir as pesquisas desses cientistas econômicos que são tão importantes, pois com esses conhecimento sobre essas pesquisas o Brasil só tem a ganhar.
...