Desenvolvimento de Negócios
Por: 110204 • 8/6/2019 • Trabalho acadêmico • 1.443 Palavras (6 Páginas) • 139 Visualizações
Faculdade Multivix – Serra
Kézia Lira Oliveira
DESENVOLVIMENTO DE NOVOS NEGÓCIOS
APLICAÇÃO DE UM PLANO DE NEGÓCIOS NA CRIAÇÃO DE UMA PEQUENA EMPRESA NO RAMO DE BRINDES
Serra, ES
2019
Faculdade Multivix – Serra
Faculdade Multivix – Serra
Kézia Lira Oliveira
DESENVOLVIMENTO DE NOVOS NEGÓCIOS
APLICAÇÃO DE UM PLANO DE NEGÓCIOS NA CRIAÇÃO DE UMA PEQUENA EMPRESA NO RAMO DE BRINDES
Trabalho apresentado a Graduação em Administração da Faculdade Multivix – Serra, como quesito parcial para obtenção de título de Bacharel em Administração de Empresas sob a orientação do Professor Omar Carrasco Delgado.
Serra, ES
2019
Faculdade Multivix - Serra
Introdução
O desenvolvimento de negócios vem se expandindo ao passar dos anos. Mesmo diante as dificuldades que tem sido divulgada nas mídias de forma escrita e falada. Os empreendedores buscam formas de enfrentar as barreiras convertendo-as em oportunidades de negócios.
O índice de mortalidade das empresas é grande, algumas delas fecham as portas apenas 1 ano após o início de suas atividades e o plano de negócios vem como “ferramenta” para fazer com que essa taxa de mortalidade diminua.
Neste trabalho evidenciamos três pontos principais, sendo eles: (1) a questão empreendedora explicada pelos estudiosos do assunto; (2) o plano de negócios como uma ferramenta administrativa para desenvolver novos negócios; e (3) uma análise de caso, evidenciando a aplicação do plano de negócios, onde encontramos algumas limitações relacionadas a sua fundamentação teórica a respeito do empreendedorismo.
A questão empreendedora
As principais características de um empreendedor são: capacidade de assumir riscos, liderança, inovação, visão de mercado, capacidade de estabelecer e alcançar metas e objetivos, proatividade, autoconfiança, entusiasta, capacidade de resolver problemas. Pode se considerar o empreendedor o individo que busca constantemente inovar a área que atua. É o profissional que não se contenta com a zona de conforto e buscar sempre se atualizar junto ao mercado de trabalho e as criatividades aprimorando-se cada vez mais. O empreendedor assume riscos, sempre está inovando, buscando novos desafios, objetivos e se encorajando com novas conquistas.
Os empreendedores são em sua maioria os responsáveis pelas mudanças e movimentações no mercado de uma forma geral. São detentores da maior parte do micro, pequenas e médias empresas, atualmente maiores geradoras de novos empregos e responsáveis pelo desenvolvimento da economia. Isso porque estão sempre atentos a novas oportunidades e nichos de mercado. Com isso, abrem novos negócios ou ampliam as empresas já existentes, gerando novas oportunidades de emprego e possibilidades de crescimento de seus profissionais. Criando e disponibilizando novas formas de aprendizado e aprimoramento de desenvolvimento facilitando o aceso a educação e diversas classes sociais e localidades.
Cantillon, por volta de 1725, buscava nichos de mercado para investimentos lucrativos. Via o empreendedor como alguém que além de lidar com a inovação, também investia e corria riscos com o seu próprio capital. O empreendedor não é necessariamente aquele que investe em capital inicial ou cria um novo produto para lança-lo no mercado, mas sim a pessoa com idéia do negócio, um inovador
dependendo do ponto de vista, um empreendedor pode ser o fundador de uma organização seja ela de um ato de inovação ou não, pode ser o gerente da sua própria empresa ou ainda um líder inovador de uma organização de propriedade de outros. Enfim, vemo-lo como um administrador desdobrando-se para exercer o papel de inovador ou daquele que procura desenvolver novos negócios organizacionais.
O plano de negócios como uma ferramenta para desenvolvimento de novos negócios
O plano de negócio é uma das ferramentas de grande poder, se complementando a questão empreendedora vindo de uma natureza eminentemente estratégica; um empreendedor é um indivíduo que cria uma empresa, qualquer que seja ela; ou uma pessoa que compra uma empresa existente e introduz inovações; ou ainda um empregado que introduz inovações na organização, isto é, considera empreendedor aquela pessoa que sempre busca algo de novo no seu trabalho. Estes são os pontos de partida para o estudo das condições que levam o empreendedor a alcançar o sucesso, sendo assim, o estudo do perfil dos empreendedores se tornou o tema central para pesquisas e estudos na área, (Dolabela, 1999).
Existem vários pontos que podem ser analisados através do Plano de Negócios: Uma forma de pensar sobre o futuro do negócio em que está inserido; a descrição de um negócio, isto é, as razões do surgimento da oportunidade de negócio; é entendido como um processo dinâmico que deve ser atualizado constantemente; o plano de negócios não deve ser confundido com uma empresa. O Plano não é o Negócio, apenas a sua descrição; é um instrumento de negociação externa e interna; é uma ferramenta muito utilizada na obtenção de financiamentos através de Bancos ou outras instituições financeiras. O plano de negócio começa a partir de uma organização a análise do mercado o marketing a descrição da empresa; o plano financeiro; o resumo executivo que contempla um resumo de todos os pensamentos utilizados no desenvolvimento do plano e por último uma análise de risco para a tomada de decisões.
O plano de negócios é uma composição do resumo executivo, sendo o último a ser realizado apresentando o empreendimento e suas variações, sendo elas:
- Enunciado do projeto: Indica como a empresa será estruturada para iniciar suas atividades, os produtos e ou serviços que serão oferecidos, as características do mercado almejado, bem como as estratégicas a serem adotadas para o alcance dos objetivos.
- Competências dos Responsáveis: Descrição sumária das funções que os executivos e gerentes exercem ou exercerão na empresa, enfatizando a formação, o conhecimento e a experiência de cada um.
- Produtos e Tecnologia: Descreve as principais características dos produtos e/ou serviços oferecidos pela empresa, bem como a tecnologia empregada.
- Oportunidade de Mercado: Pode ser entendido como o segmento da população que possui interesse, renda e acesso aos produtos e serviços que serão oferecidos. O estudo das características deste mercado é de extrema importância para que se possa conhecer as necessidades e desejos dos consumidores e atendê-los de maneira mais eficiente. Inclua neste tópico as descobertas da pesquisa de mercado.
- Elementos de Diferenciação: Quais as características dos produtos e/ou serviços que os tornarão únicos perante a concorrência, atraindo a preferência do consumidor. As vantagens competitivas e as estratégias de Marketing são, na maioria dos casos, os fatores mais expressivos utilizados para diferenciar uma empresa de outra.
- Previsão de Vendas: Qual a projeção da demanda, tendo em vista o segmento de mercado pretendido, as tendências mercadológicas a curto, médio e longo prazo, a capacidade do público alvo em aceitar e absorver o novo produto e/ou serviço disponibilizado. Essa informação pode ser obtida através da pesquisa de mercado.
- Rentabilidade e Projeção Financeira: O estudo da rentabilidade do negócio e dos resultados financeiros de determinado período é extremamente importante para que se possa avaliar o desempenho da empresa e seu grau de eficiência, tendo em vista a comparação entre os resultados esperados e os reais.
- Necessidade de Financiamento: Como você planeja gastar o capital levantado. Todo negócio precisa de uma infra estrutura inicial, composta de bens e materiais que possibilitam a arrancada e o início das operações. No entanto, muitas vezes o empreendedor não possui recursos próprios suficientes para arcar com estes gastos, havendo, assim, necessidade de financiamento
O estudo de caso mostra o plano de negócios detalhado da empresa de brindes “AA brindes LTDA”, dirigida por Paulo César de Souza e Renato Melo de Freitas, onde apresenta o seu produto porta-latas de neopreme. O segmento deste produto busca desgustadores de cerveja estilo long-neck sendo comercializada no varejo e atacado.
É exposta com algumas faixas de faturamento a projeção de vendas, no qual após uma projeção financeira certifica-se que as vendas irão cobrir os custos formando uma boa margem de lucro.
...